domingo, 30 de maio de 2010

Novos Sacerdotes

Pessoal, ontem dia 29 de maio foram ordenados 6 novos padres para nossa diocese no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, roguemos a Deus que eles sejam fiéis a seu Ministério e rezemos por mais vocações sacerdotais e religiosas. Cabe a nós fiés pedir a Deus que nos envie novas vocações!!
Eis os novos sacerdotes e os seu lemas:

Alexandre Rodrigues Mothé
"Eis que venho fazer a tua vontade." (Hb 10, 9)

David José Bastos de Souza
“O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.” (Jo 10, 11)

Fagner da Silva Ribeiro
“Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus.” (Fl 3, 12)


Giovanni Fernandes Ribeiro
”Em atenção à tua palavra lançarei as redes.” (Lc 5, 5)

Lucas Mendes de Oliveira
“A esperança não decepciona.” (Rm 5,5)

Ramyro Gomes Armond
“Ai de mim se não pregar o Evangelho.” (I Cor 9, 16)

Charge: Sindicato do Inferno

Fonte: http://www.veritatis.com.br

sábado, 29 de maio de 2010

Paternidade responsável

A paternidade não é apenas um instinto. É uma "altíssima vocação". E essa vocação tem como pauta a responsabilidade.
A Encíclica "Humanae Vitae", expressa-se a respeito da paternidade responsável da seguinte forma: "... o amor conjugal requer nos esposos a consciência da sua missão de paternidade responsável sobre a qual hoje tanto se insiste, e justificadamente, e que deve também ela ser compreendida com exatidão. De fato ela deve ser considerada sob diversos aspectos legítimos e ligados entre si.

" Em relação aos processos biológicos, paternidade responsável significa conhecimento e respeito pelas suas funções: a inteligência descobre, no poder de dar a vida, leis biológicas que fazem parte da pessoa humana.

" Em relação às tendências do instinto e das paixões, a paternidade responsável significa o necessário domínio qua a razão e a vontade devem exercer sobre elas.

" Em relação às condições físicas, econômicas, psicológicas e sociais, a paternidade responsável exerce-se tanto com a deliberação ponderada e generosa de fazer crescer uma família numerosa, como a decisão tomada por motivos graves e com respeito pela lei moral, de evitar temporariamente, ou mesmo por tempo indeterminado, um novo nascimento.

" Paternidade responsável comporta ainda e principalmente, uma relação mais profunda com a ordem moral objetiva, estabelecida por Deus, de que a consciência reta é intérprete fiel...

"Na missão de transmitir a vida, eles não são, portanto, livres para proceder a seu bel-prazer, como se pudessem determinar de maneira absolutamente autônoma as vias honestas a seguir: mas devem, sim, conformar o seu agir com a intenção criadora de Deus, expressa na própria natureza do matrimônio e dos seus atos e manifestada pelo ensino da Igreja."
Fonte: Livro Filhos como planejá-los, Institudo pró-família

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Não desperdice o sofrimento

Se eu dou sentido ao sofrimento que vivo, santifico-me. Tu é que escolhes o sentido que vais dar a esta palavra na tua vida. Quantas pessoas – com doenças graves – encontraram sentido para as suas vidas a partir do momento em que começaram a ajudar outras pessoas com o mesmo problema.
O que tornou tantos homens e mulheres santos na história não foi o sofrimento que viveram, mas o sentido que deram ao seu sofrimento. Aprenderam a não desperdiçar estes momentos para se aproximar de Deus e dos outros.

É preciso que aprendamos a sofrer. É preciso que dêmos sentido aos nossos sofrimentos. São Francisco de Assis dizia: “É tão grande o bem que espero, que todo o sofrimento me é um grande prazer”.
Não há sofrimento grande ou pequeno. Qualquer sofrimento é capaz de nos levar à santidade e lançar no céu. Assim, é preciso que cada um de nós aprenda a viver intensamente as visitas de Deus nos momentos de dor.
A escolha é de cada um. Sofrer por sofrer ou sofrer com sentido – mesmo nos momentos de dor. Usa o teu sofrimento para ir além das tuas limitações, para ir além do que te vês capaz de fazer ou viver. Supera-te!
Se não desperdiçares o teu sofrimento, surgirá nos teus lábios um sorriso capaz de ressuscitar muitos que estavam a prestes a morrer. Isto é santidade.
Oferecer nosso sofrimento para um doente, para os pecadores, para a santificação dos sacerdotes, pelos que sofrem....e por aí vai....

Lembre-se, não desperdice o teu sofrimento!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pílula do dia seguinte é abortiva

MEXICO D.F., 26 Mai. 10 / 02:21 pm (ACI).- A investigadora do Departamento de Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Dra. Cristina Márquez, explicou que a pílula do dia seguinte pode ser abortiva, no marco do debate que se realiza na Suprema Corte de Justiça do México sobre este tema.

Em entrevista telefônica concedida à Radio Red, a especialista explicou que embora um dos efeitos deste fármaco seja evitar que se atrase a ovulação, também é importante ressaltar que este “sim pode ser abortivo porque pode evitar que o blastócito, ou seja o embriãozinho, se implante, e nessas condições ele é abortivo”.

“Então, tem indicações muito precisas porque, faça de conta, o óvulo e o espermatozóide podem reunir-se, poderia já realizar fecundação aproximadamente 8 horas depois de ter tido uma relação sexual. Se isto acontecer, então sim pode ser abortivo”, acrescentou.

Precisando logo um pouco mais o efeito que produz o aborto, a Dra. Márquez assinalou que a pílula do dia seguinte “pode chegar a evitar a implantação” quer dizer, impossibilitar que “o embriãozinho se ponha em contato no endométrio, com a malha materna, nessa condição (a pílula) poderia evitar que o embrião se desenvolva”.

A investigadora recordou além que “o ponto de vista que dou é estrita e absolutamente científico, ou seja, não é, nem se trata de outro tipo de comentários; simplesmente, é a forma em que pode ou não chegar a fecundar um óvulozinho e poder-se desenvolver um novo organismo porque é um novo embrião desde que o óvulo e o espermatozóide se unam, independentemente das questões políticas e demais, a partir deste momento se inicia o desenvolvimento de um novo embrião”
Fonte: Blog Prof.Felipe Aquino

terça-feira, 25 de maio de 2010

Alma da Igreja


Se o Cristo é a cabeça da Igreja, o "Espírito Santo é a sua alma”. Assim afirmava o Papa Leão XIII. E depois dele, Pio XII explicitava: o Espírito Santo no Corpo místico de Cristo é “o princípio de toda a ação vital e verdadeiramente salvífica em cada um dos diversos membros do Corpo”.
A presença do Espírito Santo na Igreja faz com que ela, embora marcada pelo pecado dos seus membros, seja preservada da defecção. Com efeito, a santidade não só substitui o pecado, mas supera-o. Também neste sentido se pode dizer com São Paulo, que onde abunda o pecado, superabunda a graça (cf. Rm 5,20).

O Espírito Santo habita na Igreja não como um hóspede que, em todo o caso, permanece estranho, mas como a alma que transforma a comunidade em “templo santo de Deus” (1 Cor 3,17; cf. 6, 19; Ef. 2,21)

Pentecostes comemora o aniversário da Igreja, a sua proclamação definitiva. Daí porque recordar essas características que lhe são próprias. Nós cremos que o Espírito Santo é força, conforto. Ele é nossa esperança. Procuremo-LO, que Ele nos conservará fiéis a Jesus Cristo.

Vem, Espírito Santo, e renova em mim a chama do Teu amor. Enche-me de fé, Senhor, e revela com a Tua luz todos os meus pecados e traumas. Liberta-me, Espírito Santo, e faz de mim uma nova criatura. Santifica o meu espírito e alma, renovando também todo o meu ser, emoções, mente, ouvidos, olhos, lábios e atos. Capacita-me a viver a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo em toda a sua profundidade. E agora, Santo Espírito, dá-me os Teus dons para que eu possa melhor servir o reino de Deus, amando, indistintamente, todos os meus irmãos. Mas, acima de tudo, derrama o dom do louvor, para que, em tudo e por tudo, eu glorifique o Senhor Nosso Deus. Amém.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Anjo e Maria

"Avé Maria": a saudação do Anjo Gabriel abre esta oração. É o próprio Deus que, por intermédio do Seu Anjo, saúda Maria.
"Cheia de Graça, o Senhor é conVosco": as duas palavras da saudação do Anjo esclarecem-se mutuamente. Maria é cheia de graça, porque o Senhor está com Ela. A graça de que Ela é cumulada é a presença d 'Aquele que é a fonte de toda a graça. "Solta brados de alegria (...) filha de Jerusalém (...); o Senhor teu Deus está no meio de ti" (Sof. 3, 14.17a ). Maria, em quem o próprio Senhor vem habitar, é em pessoa a filha de Sião, a arca da aliança, o lugar onde reside a glória do Senhor: é "a morada de Deus com os homens" (Ap. 21 ,3). "Cheia de graça", Ela dá-Se toda Aquele que n'Ela vem habitar e que Ela vai dar ao mundo" (Cat. Ig. Cat. n° 2676).
Também nós, muitas vezes, com o Anjo, digamos: AVÉ MARIA!

sábado, 22 de maio de 2010

Hoje: Santa Rita de Cássia

Sua história terrena poderia ser tanto de ontem, como de hoje. Ela nasceu e m 1381, num canto remoto da Ùmbria, em Roccaporena. Crescida no temor de Deus junto aos velhos pais, respeitou-lhes tanto a autoridade a ponto de sacrificar o propósito de fechar-se no convento e aceitou unir-se em matrimônio com um jovem violento e irrequieto, Paulo de Ferdinando. As biografias da santa nos pintam uma cena familiar não incomum: uma mulher doce, atenta a não ferir a suscetibilidade do marido, de cujas maldades está consciente, e sofre e reza em silêncio.
Sua bondade conseguiu, por fim, abrir uma brecha no coração de Paulo, que mudou de vida e de costumes, sem todavia conseguir fazer com que seu inimigos esquecessem os velhos rancores acumulados. Uma tarde foi encontrado morto na beira de uma estrada. Os dois filhos, já bastante crescidos, juraram vingar o pai. Quando Rita percebeu a inutilidade de seus próprios esforços para dissuadi-los, encontrou coragem de pedir a Deus que chamasse ambos a si, antes que se manchassem com o homicídio. Sua oração foi ouvida. Sem marido e sem filhos, Rita então pôde bater á porta do convento das agostinianas de Cássia. Seu pedido não foi aceito.

Voltando ao seu solitário lar, suplicou incessantemente aos seus três santos protetores, S. João Batista, S. Agostinho e S. Nicolau de Tolentino, e numa noite o prodígio. Os três santos apareceram-lhe e convidaram-na a segui-los. Arrombaram a porta do convento, bem protegida por correntes e levaram-na no meio do coro, onde as freiras estavam recitando as orações da manhã. Rita pôde assim vestir o hábito das agostinianas, realizando o antigo desejo de se dedicar totalmente a Cristo, que a associou visivelmente à sua Paixão, impreimindo-lhe na testa um espinho.

Esse estígma milagroso, recebido durante um êxtase, marcou-lhe o rosto com uma dolorosíssima chaga purulenta até a morte, isto é, durante 14 anos. Foi sustentada milagrosamente somente pela Eucaristia por 4 anos. Seu corpo permanece incorrupto na Igreja do Covento de Cássia.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Esplendor da Verdade

O Esplendor da Verdade brilha em todas as obras do Criador, particularmente no homem criado à imagem e semelhança de Deus: a verdade ilumina a inteligência e modela a liberdade do homem, que, deste modo, é levado a conhecer e a amar o Senhor. Por isso, reza o salmista: "Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face" (Sl 4,7)


João Paulo II da Carta Encíclica O Esplendor da Verdade (Veritatis Splendor).

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Santo Sudário pode sustentar Ressureição

Novas descobertas não contradizem sua origem divina

ROMA, 06 Mai. 10 / 05:07 pm (ACI).- As últimas descobertas sobre o Santo Sudário realizados pelos cientistas da Agência Nacional para as Novas Tecnologias, a Energia e o Desenvolvimento da Itália (ENEA) “não contradizem a teoria da Ressurreição” de Jesus Cristo, conforme declarou o diretor da equipe que realizou a investigação, o professor Paolo Di Lazzaro.

Em uma entrevista à agência Europa Press, Di Lazzaro explicou as conclusões do estudo, que duraram quatro anos e cujo objetivo era descobrir o modo em que foi realizada a enigmática imagem do Santo Sudário de Turim (ao norte da Itália), o linho que, segundo a tradição, cobriu o corpo morto de Jesus Cristo depois da crucificação.

Este manto se converteu em um dos objetos mais estudados do mundo. A principal interrogação que este expõe à ciência é sobre o modo em que foi realizada a imagem, cujas características químicas e físicas são virtualmente impossíveis de replicar, tanto ontem como hoje.

“Pelo momento, não foi possível reproduzi-la com nenhuma técnica conhecida”, já que “embora macroscopicamente pode que não se notem as diferenças, estas resultam evidentes quando se observa a malha em nível microscópico”, detalhou Di Lazzaro.

A particularidade da imagem original reside na “profundidade da coloração”, que foi impressa “de modo muito superficial, unicamente nos estratos mais externos da malha”. Depois de observá-la bem, sua equipe percebeu que “a imagem do Santo Sudário se parecia com as que realizam algumas indústrias têxteis através do laser”, por isso decidiram investigar o fato.

Depois de anos de experiências, a equipe conseguiu, pela primeira vez, “colorir uma malha de linho com a mesma sutil espessura com que foi colorida o Santo Sudário” através de “impulsos de luz ultravioleta extremamente breves mas muito intensos emitidos com um laser especial”.

Mas contudo, os investigadores só conseguiram reproduzir uma parte pequena do Santo Sudário, já que “para colori-la inteira seriam necessários 14 mil lasers, algo que no momento é impossível”, admitiu.

Não obstante, isto não tira valor à descoberta, com a que, pelo menos, “foi possível indicar o mecanismo físico que poderia ter estado na origem da imagem”. Do mesmo modo, ao ser perguntado a respeito, Di Lazzaro considerou que tal mecanismo “não contradiz a teoria religiosa do milagre ou da ressurreição”, já que esta poderia ter sido a causa da descarga de energia que originou a imagem, embora “este é um âmbito do que não podemos nos ocupar como cientistas”, precisou.

Nos últimos dias, Di Lazzaro organizou um seminário em Frascati (centro da Itália) no qual 48 peritos de todo o mundo se reuniram para falar das imagens chamadas acheiropoietos, quer dizer, que “não foram feitas com as mãos”.

O seminário, que terminou esta quinta-feira, contou com a participação de cientistas especializados procedentes de 16 nações. Além do Santo Sudário, foram analisadas a imagem da Virgem do Guadalupe o manto de Juan Diego e o Véu do Manoppello, que segundo a tradição, seria a imagem que teria deixado gravada Jesus no lenço com o que Santa Verônica secou o seu rosto durante a Paixão.

Fonte: Blog Prof.Felipe Aquino

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia 13 de Maio!!

Olá amigos,
Dia 13 de maio foi o encerramento do novenário de Nossa Senhora de Fátima na Comunidade. Foi lindo, de prova basta perguntar a quem foi. A Capela nunca esteve tão bonita, com flores em tons de rosa, lilás, roxo e branco, arranjos que abraçavam a capela, dando-a um ambiente acolhedor e confortável. Uma atmosfera de paz e recolhimento, típico de Maria. As pessoas aguardavam ansiosamente a Missa que ia começar as 19hs presedida por Pe.Murialdo e nem podiam esperar a linda procissão luminosa que ia acontecer logo após da Missa. A Capela estava repleta de pessoas, a Missa embalada pelos cantos marianos, com Carol e Deivid no Ministério.
Após a Missa a procissão em 2 filas, cada pessoa segurando sua lamparina, sairam ao canto de "13 de Maio" e recitavam o terço intercalando as dezenas com canticos em devoção a Nossa Senhora. Ao final da procissão a Coroação em frente a Capela, toda iluminda em tons de azul e uma chuva de papéis coloridos fizeram a festa na chegada da Imagem de N.S.Fátima. Foi emocionante.
E ainda tem mais, o povo ficou para assistir ao show e confraternizar-se na barraca de lanche da Comunidade.
A Comuinidade Aliança Eterna agradece a todos que ajudaram a realizar essa linda festa!!
Confira abaixo algumas fotos:

Procissão de entrada para a Santa Missa: Os Ministros a frente e depois o Pe.Murialdo


Pe.Murialdo em um momento da Santa Missa.

Saída da procissão em frente a Comunidade. O andor de N.Senhora foi em cima de um carro
no meio das 2 filas de fiéis.

Aqui a frente da Capela da Comunidade toda ornamentada e iluminada. Mais ao alto um poster dos 3 pastorinhos.
Imagem de N.Senhora de Fátima já saindo para a procissão luminosa.

Momento da coroação da imagem (por Fernanda) e a chuva de papel picado.

A imagem no andor, após sua entrada na Capela da Comunidade






domingo, 16 de maio de 2010

Missa Pontifical com D.Fernando em Brasília




Por ocasião do XVI Congresso Eucarístico. Dom Fernando Rifan que é Bispo da Administração Apóstólica, a qual a Comunidade Aliança Eterna tem muito apreço, esteve celebrando à Santa Missa Pontifical na Forma Extraordinária do Rito Romano, também chamada Missa Tridentina ou Gregoriana, segundo o Rito de S. Pio V. A celebração eucarística teve início às 10:00 hs da manhã deste sábado (dia 15/05/2010) na Igreja de S. Cura D'Arns na 914 Sul ao lado da Faculdade Teológica Diocesana de Brasília.

Aqui algumas fotos retiradas gentilmente do site Veritatis Splendor:
Foto 1: Cumprimentando os fiéis
Foto 2: Ocasião da primeira leitura
Foto 3: D. Fernando realizando a segunda entrada na Igreja

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rosa de Ouro para Santuário de Fátima

À chegada ao Santuário de Fátima, a 12 de Maio, o Papa Bento XVI colocou junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima a Rosa de Ouro.
Sua Santidade aproximou-se da veneranda imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, e depôs aos seus pés a Rosa de Ouro.

A Rosa de Ouro é um dom simbólico que os Papas entregam como sinal de particular benevolência ou em reconhecimento e recompensa de assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade.

A primeira Rosa de Ouro foi concedida ao Santuário de Fátima por Paulo VI na sessão de 21 de Novembro de 1964 do Concílio Vaticano II e benzida pelo Papa a 28 de Março de 1965.
Foi entregue em Fátima pelo Cardeal legado Fernando Cento, em Maio de 1965.
Agora o próprio Papa entregou uma segunda Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de maio: N.S.Fátima!!

Hoje estão todos convidados para a celebração das festividades de N.Senhora de Fátima na Sede da Comunidade Aliança Eterna, que começará as 19horas com a Santa Missa, presedida por Pe.Murialdo (da Catedral Santíssimo Salvador), em seguida a procissão luminosa, como se faz em Fátima. Ah e tem mais.... haverá uma linda coroação da imagem que foi esculpida em Portugal, depois show de evangelização e barraquinha de lanches. Você não pode perder, convidem todos para esta grande celebração!!

A Mensagem de Fátima no mundo inteiro

Logo que a mensagem de Fátima se tornou conhecida, principalmente depois da declaração oficial do Bispo de Leiria, de 1930, e das viagens da Virgem Peregrina, surgiram no mundo inteiro milhares de igrejas, santuários e simples altares e, seguramente, dezenas de milhares de imagens de Nossa Senhora de Fátima.
Também foram dedicadas a Nossa Senhora, sob esta invocação, algumas dioceses: Leiria Fátima (Portugal), Benguela (Angola), Nampula (Moçambique), Imperatriz, Jardim, Paulo Afonso e Propriá (Brasil), Nueve de Julio e San Francisco (Argentina), Zacapa (Guatemala), Warangal (Índia), e centenas de paróquias.
Com inspiração na mensagem de Fátima, foram fundados institutos de vida consagrada, confrarias, associações, movimentos, alguns dos quais têm dimensão internacional: a Pia União dos Cruzados de Fátima (actualmente Movimento da Mensagem de Fátima), que tem cerca de 200 mil membros em Portugal que lêem o mesário “Voz da Fátima”, fundado em Outubro de 1922; o Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima (actualmente designado por Apostolado Mundial de Fátima), surgido nos Estados Unidos da América (1947) e que actualmente congrega vários milhões de pessoas em todo o mundo; a Cruzada Reparadora do Rosário para a paz no mundo, criada na Áustria (1947), também com alguns milhões de associados; o Círculo dos Amigos de Fátima, na Alemanha (Colónia), com 12.000 membros naquele país e muitos noutros países; a Liga de Orações e Sacrifícios para a canonização dos Pastorinhos de Fátima, com sede em Fátima (1963) e com 62.500 associados.
Fonte:www.santuario-fatima.pt
P.S: Hoje também é aniversário de nosso irmão de Comuinidade Deivid, que nos alegra e nos evangeliza com seu dom da música. Parabéns Deivid, que Deus continue te abençoando com seu ministério!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Deus proíbe a confecção de imagens?

"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório." (Ex 25,18)
Muitos costumam chamar os católicos de idólatras, isto é, adoradores de ídolos, que quer dizer adoradores de falsos deuses. E ainda acusam a Igreja Católica de ensinar a adoração destas imagens.

Os protestantes encaram o uso das imagens sacras como um insulto ao mandamento divino que consta em Ex 20,4 que proíbe a confecção delas.

A Igreja Católica sempre defendeu o uso das imagens. Estaria a Igreja Católica desobedecendo a ordem divina em Ex 20,4?

A Igreja Católica é a única Igreja que tem ligação direta com os apóstolos de Cristo, sendo ela a guardiã da doutrina ensinada por eles e por Cristo, sem lhe inculcar qualquer mudança. Se ela quisesse mesmo agir contra a ordem divina, teria adulterado a Bíblia nas passagens em que há a condenação das imagens.

Na Bíblia católica - pois a Bíblia protestante não contém sete livros relativos ao Velho Testamento- o Livro da Sabedoria condena como nenhum outro a idolatria (Sb 13-15). Não poderia a Igreja repudiar o livro como fizeram os protestantes?

Na Sagrada Escritura há outras passagens que condenam a confecção de imagens como por exemplo: Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7 e etc. Mas também há outras passagens que defendem sua confecção como: Ex 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4 e etc.

Pode Deus infinitamente perfeito entrar em contradição consigo mesmo? É claro que não. E como podemos explicar esta aparente contradição na Bíblia?

Isto é muito simples de ser explicado. Deus condena a idolatria e não a confecção de imagens. Quando o objetivo da imagem é representar, ou ser um ídolo que vai roubar a adoração devida a somente a Deus, ela é abominável. Porém quando é utilizada ao serviço de Deus, no auxílio à adoração a Deus, ela é uma benção. Vejamos os textos abaixo:

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas àguas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem."(Ex 20,4-5)

Note que nesta passagem a função da imagem é roubar a adoração devida somente a Deus. O texto bíblico condena a confecção da imagem porque ela está roubando o culto de adoração ao Senhor. A existência deste mandamento se deve pelo fato do povo judeu ser inclinado à idolatria, por ter vivido no Egito que era uma nação idólatra e por estar cercado de nações pagãs, que não adoravam a Deus, e que construíam seus próprios deuses. Deus quer dizer aqui "não construam deuses para vocês, pois Eu Sou o Deus Único e Verdadeiro".

"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubin na extremidade de uma parte, e outro querubin na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele." (Ex 25,18-19)

Neste versículo, Deus ordena a Moisés que construa duas imagens de querubins que serão colocadas em cima da arca-da-aliança, onde estavam as tábuas da lei, dos dez mandamentos. Veja que os querubins aqui não são objetos de adoração, mas de ornamentação da arca. Salomão também manda construir dois querubins de madeira, que serão colocados no altar para enfeitar o templo (1Rs 6,23-29).

Para deixar mais claro ainda a proibição e a permissão do uso das imagens sacras, vejamos os próximos versículos:

"E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo." (Nm 21,8-9)

"Este [Ezequias] tirou os altos, e quebrou as estátuas, e deitou abaixo os bosques e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera, porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã."(2Rs 18,4)

Note que no primeiro texto de Nm 21,8-9, Deus não só permitiu o uso da imagem, como também a utiliza para o seu serviço; e a transforma em objeto de benção para seu povo, sinal de Seu amor por Israel.

E no segundo texto de 2Rs 18,4 a mesma serpente de metal que outrora foi construída por Moisés, é repudiada por Deus. Tornou-se objeto de adoração pois "os filhos de Israel lhe queimavam insenso". Deram a ela o culto devido somente a Deus. A Serpente de metal perdeu como nos mostra o texto, o seu sentido original, porque os filhos de Israel "não obedeceram à voz do Senhor, seu Deus; antes, tranpassaram seu concerto; e tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram."(2Rs 18,12)

Aí fica mais que claro que Deus não condena o uso das imagens sacras e sim a idolatria. É importante lembrarmos que há muitas outras formas de idolatria, como o amor ao dinheiro, aos bens materias, etc; que substituem o amor que devemos ter somente por Deus.
É isso aí pessoal....
Fonte:www.veritatis.com.br

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nada te perturbe...Só Deus basta!

Um pouco sobre Santa Teresa de Ávila:

Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta.

" Digo que muito importa, sobretudo ter uma grande e muito decidida determinação de não parar enquanto não alcançar a meta, surja o que surgir, aconteça o que acontecer, sofra-se o que se sofrer, murmure quem murmurar, mesmo que não se tenham forças para prosseguir, mesmo que se morra no caminho ou não se suportem os padecimentos que nele há, ainda que o mundo venha abaixo".

Teresa vai nos ensinar que encontramos o Senhor em todas as circunstâncias, mesmo nos trabalhos mais humildes e simples: "ate entre as panelas de cozinha está o Senhor".

Estava Teresa uma vez recolhida quando teve a impressão de estar Deus em sua alma, espantada de ver tanta majestade em coisa tão baixa quanto a sua alma, ouviu: 'Não és baixa, filha, pois és feita à Minha imagem'.

O V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Ávila, será dia 18 de março de 2015, ela que é Doutora da Igreja, propriedade da mística universal, mestra da humanidade em busca de Deus, é, há quase cinco séculos, "farol", para tantos homens e mulheres que vivem a angústia do provisório, na busca da fonte da eterna alegria que é Cristo.

Então...Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!

domingo, 9 de maio de 2010

Mães

A Comunidade Aliança Eterna roga a benção de Maria, Virgem Mãe, sobre todas as nossas mães, para que sigam com fé e perseverança o caminho que Deus reservou.Amém!!!!
Feliz Dia das Mães!!! Flores para vocês!

Charge: A questão do sofrimento

Fonte: www.veritatis.com.br

sábado, 8 de maio de 2010

Quinta- feira pelos sacerdotes

“E, do céu, apareceu-Lhe um Anjo, para O confortar”. (Lc 22,143)

O que é?
Toda quinta-feira celebramos a Passio Domini na Comuinidade, onde acompanhamos Jesus no seu sofrimento no Horto das Oliveiras e intercedemos pelos pecadores, pelos que mais precisam, pelos ultrajes a qual a Igreja é ofendida e principalmente pelos sacerdotes. Porque não você nos ajudar nessas orações??

CRISTO, na Última Ceia, em Quinta-feira Santa, instituiu o sacerdócio e a Eucaristia. Nessa mesma noite, Ele - o Sumo Sacerdote - em agonia no Horto das Oliveiras, foi assistido pelo Anjo, a fim de receber do Coração do PAI a força necessária para realizar o Sacrificio da Redenção.
O povo cristão habituou-se desde há muito a comemorar essa Agonia de CRISTO, fazendo as quintas-feiras uma vigília de oração em união com EIe, segundo a palavra dirigida aos Apóstolos: “Vigiai e orai comigo”.
A estima que temos pelos sacerdotes obriga-nos a iniciarmos uma campanha a seu favor e oferecermos os frutos espirituais da mesma aos nossos padres, num cálice cheia de fortaleza.

Ofereçamos neste dia tudo a seu favor:

a Santa Missa,
a Sagrada Comunhão,
as orações,
o terço,
os trabalhos,
as dores e os sacrifícios,
todas as boas obras,
uma vigília, em união
com CRISTO no Horto.

É CRISTO na Sua agonia que nos suplica: não esqueçais os vossos sacerdotes Confio-os aos vossos corações Recomendo-os a vós! Sacrificai-vos e rezai por e1es!
Assim poderemos ser seus auxiliares, mesmo na doença. Assim poderemos dar-lhes “UM CALICE DE FORTALEZA”.


Fonte:Adaptação de http://www.jam.org.pt/

Novenário







Colocamos aqui algumas fotos do novenário em honra a Nossa Senhora de Fátima, hoje vamos para o quinto dia!! O novenário está começando as 19hs com o terço, logo vem a Santa Missa e em seguida a Benção do Santíssimo com a oração do dia. Está lindo, quem ainda não foi, não sabe o que está perdendo....., venha participar também!!
Hoje levaremos uma rosa para oferecer a Nossa Senhora!
Esperamos vocês!
"Minha alma exulta de alegria em Deus meu Salvador" Maria Santíssima

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um ano sacerdotal

O Papa Bento XVI decidiu proclamar um Ano Sacerdotal por ocasião do 150º aniversário da morte de Santo Cura d'Ars, João Maria Vianney, que foi modelo de pastor inteiramente dedicado ao Serviço do Povo de Deus.

«Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote» - é o tema deste ano que começa a 19 de Junho de 2009 e será encerrado pelo Papa no dia 19 de Junho de 2010, com um Encontro Mundial Sacerdotal na praça de São Pedro.

Deste Cristo, o sacerdote recebe o seu código genético, ele não é do mundo, por isso, não é atribuição do mundo definir segundo critérios e concepções horizontais a sua identidade. Nem é fruto de condições sócio-culturais ou religiosas favoráveis, é puro dom de Deus concedido antes de mais e sobretudo à comunidade cristã para a edificação da Igreja (S. Tomás).

Mas é também um dom para agradecer. "Ele foi ordenado para actuar em nome de Cristo-Cabeça, para ajudar os irmãos a entrar na vida nova aberta por Cristo, para lhes dispensar os seus mistérios: a Palavra, o perdão e o Pão da Vida, para os reunir no seu Corpo e ajudá-los a formar-se interiormente, para viver e actuar segundo o desígnio salvífico de Deus" (João Paulo II). E agradecer mesmo quando isto não é possível porque as circunstâncias são adversas, a simples presença, o testemunho silencioso de fé em ambientes indiferentes ou não cristãos...

Porque o sacerdócio ministerial é um sinal do amor salvador que o Senhor Jesus dedica à Igreja, uma comunidade que não pode criá-lo antes deve estar disposta a aceitá-lo, porque o recebe do Espírito, não pode, senão obedecer ao mandato de Jesus: Rogai ao Senhor da Messe para que envie trabalhadores para a sua messe (Mt 9,38)

Será ainda um ano naturalmente importante para os padres, para que reavivam o dom que lhes foi conferido pela imposição das mãos, cuidando-o em si próprios. "Diariamente somos chamados à conversão. Mas, neste Ano, o somos de um modo todo particular, juntamente com todos os que receberam o dom da ordenação sacerdotal. Para que conversão? Converter-se para ser sempre mais autenticamente aquilo que somos. Conversão à nossa identidade eclesial para que o ministério seja totalmente consequente com tal identidade, a fim de que uma renovada e gozosa consciência do nosso "ser" determine o nosso "agir", ou melhor, ofereçamos espaço a Cristo Bom Pastor, a fim de que viva em nós e actue através de nós" (D. Mauro Piacenza). Não apenas a partir das perspectivas dos instrumentos e instituições eclesiais de comunhão mas a partir dos processos reais pessoais da própria comunhão.

Referência incontornável deste Ano Sacerdotal será sem dúvida o Santo Cura d'Ars, de quem se celebra século e meio sobre a sua morte. Por si só, pastor sem igual - como o definiu João Paulo II - cumprimento pleno do ministério sacerdotal e da santidade do ministro, poderia constituir todo um programa para este ano. João Maria Vianney morreu em Ars a 4 de Agosto de 1859, depois de quarenta anos de entrega abnegada, quando contava setenta e três anos.

Quando chegou a Ars encontrou um povo esquecido da arquidiocese de Lyon, que é actualmente de Belley. No final da sua vida, ali acorriam pessoas de toda França, e a sua fama de santidade, após a sua morte, cedo chamou a atenção da Igreja Universal. São Pio X beatificou-o em 1905, Pio XI canonizou-o em 1925 e em 1929 declarou-o patrono dos párocos de todo mundo. "A sua paróquia que apenas tinha 230 pessoas, com a sua chegada, mudará profundamente. Recordamos que naquele povo havia muita indiferença e muito pouca prática religiosa entre os homens. O bispo tinha advertido João Maria Vianney: "Não há muito amor a Deus nesta paróquia, tu o porás". Mas muito cedo, inclusive de fora do seu povo, o Cura veio a ser o pastor de uma multidão que chega de toda a região, de diversas partes de França e de outros países. Fala-se de 80.000 pessoas no ano 1858. Têm que esperar às vezes muitos dias para o poder ver e se confessar. O que atrai não é certamente a curiosidade nem a própria reputação justificada, pelos milagres e curas extraordinárias, que o santo procurava ocultar. É sobretudo o pressentimento de encontrar um santo, surpreendente pela sua penitência, tão familiar com Deus na oração, que sobressai pela sua paz e a sua humildade no meio do sucesso junto do povo, e sobretudo tão intuitivo para corresponder às disposições interiores das almas e libertá-las dos seus pesos, particularmente no confessionário." (João Paulo II)

Seja este Ano Sacerdotal ocasião para compreender na fidelidade de Cristo o caminho para a fidelidade do sacerdote, de cada baptizado e de toda a Igreja.

Pe. Jorge Madureira,Secretário Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

Fonte:www.jam.org.br

terça-feira, 4 de maio de 2010

Início do novenário

Olá, ficamos meio sumidos aqui do blog... mas retomamos, com força.
Hoje começa o novenário em honra a N.Senhora de Fátima e esperamos que venham para a celebração eucarística que dará início ao novenário. Hoje as 19horas na sede da Comunidade Aliança Eterna!!!!!!!!!!! Essa que é uma das grandes devoções de nossa Comunidade.

A Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917). Foi vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta.

A mensagem de Fátima sublinha os seguintes pontos:
- a conversão permanente;
- a oração e nomeadamente o rosário,
- o sentido da responsabilidade colectiva e a prática da reparação.

A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado. As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a Mensagem, que, como disse João Paulo II, em Fátima em 1982, é a conversão e a vivência na graça de Deus.

Esperamos por vocês!!
Ah! O grupo de oração aliança eterna também estará acontecendo normalmente.Abraço!