quinta-feira, 30 de junho de 2011

Uma semana especial

" Recorra a seu Anjo da Guarda na hora da provação. Ele o defenderá e lhe trará santas inspirações." Dom Bosco

Caros amigos,
Neste último domingo aconteceu um lindo dia de Recolhimento com a Obra dos Santos Anjos. Foi um dia sereno nas acomadações da capela do colégio Salesiano que nos acolheu. O dia foi conduzido pelo Pe.Tarcisius, Pe.Policarpo e Irmão Maximilian. Onde nos foi introduzido um pouco sobre os anjos e o seu papel na Igreja.
Vejamos algumas fotos deste dia:
Tarde de Adoração Eucarística e Hora Santa

Momento das conferências
"Jesus é centro do mundo dos anjos. Eles vivem para Jesus. A vida de Jesus está cercada pela adoração e serviço dos anjos.
Os anjos espelham a glória de Deus, refletem a grandeza de Deus."

No sábado dia 27/06 houve a Primeira Eucarístia de Maria Luíza e Pedro com os Padres da Obra dos Santos Anjos, simplesmente divino, onde o coral da Administração Apóstolica São João Maria Vianney deu um toque solene a celebração. A cerimônia foi na sede da Comunidade Aliança Eterna, na Capela Nossa Senhora de Fátima:





Padre Tarcisius, Maria Luíza, Pedro e Pe.Policarpo


Sandro, Alex (com João Gabriel), Patrícia, Flávia (com Maria Clara). E na frente Maria Luíza e Pedro.

Pe.Tarcisius compareceu no Grupo de Oração Aliança Eterna, com uma linda pregação sobre os anjos, sua função e como invocá-los. A Igreja estava cheia e o silêncio era impressionante, os anjos ali estavam...


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Recolhimento Obra dos Santos Anjos

Um convite muito importante: Dia 26 de junho, próximo domingo na Capela do colégio Salesiano, Membros da Obra dos Santos Anjos estarão conosco para um dia inteiro de silêncio e recolhimento, pregando para nós com um profundo conhecimento sobre a Igreja, confissões e direção espiritual. Pessoal, é uma oportunidade ímpar de estar com estes irmãos que tanto conhecimento possuem e quanta espiritualidade!
Faça sua inscrição! As inscrições poderão ser feitas no local também. O Dia de Recolhimento terá início 8:30hs. Maiores informações: (22) 27243100.

O Dia de recolhimento da Obra dos Santos Anjos são dirigidos a todas as pessoas que amam a Deus, a Nossa Senhora, a Santa Igreja e os Santos Anjos e gostam de rezar pela santificação dos sacerdotes. Eles servem para um aprofundamento na fé e não são retiros de conversão. Pedimos comparecer pontualmente, assim como o uso de trajes modestos e dignos. Recomendamos preparar-se para o Retiro também interiormente por meio de orações.

Para maior aprofundamento sobre a Obra dos Santos Anjos, sugerimos que entrem no site: http://www.opusangelorum.org/pt/

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mistérios dos mistérios

O Mistério da Santíssima Trindade: "O mais luminoso e grandioso de todos os demais mistérios de nossa fé cristã".


Existe um só Deus, e nEle há três Pessoas reais e  realmente distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é Deus. O Filho é Deus. O Espírito Santo é Deus. Não são 3 Deuses. São um só Deus.
Baseado nas Sagradas Escrituras, na reflexão teológica e nas inspirações do Espírito Santo, sabemos que o Pai, existente desde sempre, antes do tempo, na eternidade, nunca teve início, começo. Sempre existiu. Sabemos que em estado de eternidade, o Pai "gerou" o Filho por uma geração de amor. Por sua vez, o Pai amou o Filho com amor divino e eterno, e o Filho amou o Pai com amor divino e eterno, e dessa "troca" de amor, "procedeu" o Espírito Santo. A linguagem teológica exata é: O Pai não foi gerado ou criado; o Filho foi gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procedeu do amor do Pai e do Filho.

A respeito de como "se formor" a Trindade, a santa curiosidade do pequeno coração humano, procura penetrar este mistério, e busca alguma comparação  para poder "dizer alguma coisa" sobre esta maravilha.

" O mistério da Trindade não pode ser compreendido por nossa inteligência, mas é muito bem compreendido pelo nosso coração."

"Todos os dons que Jesus deixou à Igreja são para nos introduzir na intimidade da Santíssima Trindade. Há, pois, desgraça maior do que viver e morrer sem conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo?..."

Fonte: Retirado do texto de Pe.Alírio José Pedrini. Da Revista Brasil Cristão junho de 2011.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dica de Filme: Moscati

O filme totalmente baseado em fatos reais, vem contar a linda história de um médico que viveu a fé e a ciências de forma tão perfeita, que seu testemunho lhe garantiu um lugar muito especial no altar dos santos da Igreja. Giuseppe Moscati, foi considerado santo e canonizado no dia 25 de Outubro de 1987, pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, em Roma. Seus restos mortais repousam na Igreja Gesu Nuovo, em Nápoles.

Giuseppe Moscati nasceu em 25 de julho de 1880, em Benevento, sétimo dos nove filhos de Francesco Moscati e Rosa De Luca, os marqueses de Roseto. Giuseppe tornou-se um médico muito admirado pelo trabalho que fez com os pobres. O filme conta sua história desde a formatura, em abril de 1903, até sua morte em 12 de abril de 1927.

“Não é a ciência, mas a caridade é que mudará esse mundo”

“Não vejo nenhuma contradição entre ciência e fé. Quanto mais estudo a natureza e o corpo humano, mais percebo a bela inteligência criadora em tudo”


Paulo VI, o Papa que o beatificou:
“Quem é este que se nos propõe para que todos o imitemos e veneremos?”
É um leigo que fez de sua vida uma missão vivida em plena autenticidade evangélica…
É um professor universitário que deixou entre seus alunos uma marca de profunda admiração…
É um homem de ciência célebre pela sua contribuição científica a nível internacional… Sua existência é simplesmente tudo isto…

João Paulo II, o Papa que o canonizou:
“O homem que a partir de hoje nós invocaremos como um Santo da Igreja universal representa para nós a realização concreta do leigo cristão.
José Moscati, Médico director de clínica, pesquisador famoso no domínio científico, professor universitário de fisiologia humana e de química fisiológica, tomou suas múltiplas actividades com todo o engajamento que necessita a delicada profissão de leigo.
Sob este ponto de vista Moscati é um exemplo não somente a ser admirado mas a ser seguido, sobretudo pelos representantes sanitários. Ele representa um exemplo até para os que não partilham de sua fé.”

Fonte: Blog Fotos que falam.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vocabulário de Objetos Litúrgicos

 Alfaias Litúrgicas: Chamam-se alfaias, os pequenos panos e objetos encapados com tecido que se usa junto aos vasos sagrados:

· Corporal;
· Pala;
· Sanguineo;
· Manustérgio;
· Véu do Cálice;
· Bolsa do Corporal.

  
Âmbula: Vasos usados para guardar os Santos Óleos: o óleo dos catecúmenos, óleo dos enfermos e o Santo Crisma.
Em alguns lugares também se conhece por esse nome o Cibório.
 
 
 
 
 


Ara: Diz-se Ara ou, mais especificamente, Pedra D’Ara a pedra sobre o altar na qual se colocam as relíquias dos Santos.
 
 
 
 
 
   

Bandeja de Comunhão: Pequeno prato, geralmente munido de aste, usado durante a comunhão sob o queixo daquele que comunga para evitar que se perca alguma partícula das sagradas espécies.







Bolsa do Corporal/Burça: Bolsa formada por duas partes rígidas encapadas e unidas por tecido. Usada para portar o corporal e colocada sobre o véu do cálice. Sua cor varia com a do tempo.







Cálice: O mais digno dos vasos sagrados. É usado para portar o preciosíssimo sague.













Carrilhão: Cojunto de sinos, geralmente pequenos, unidos que tocam juntos. Geralmente é usado como campainha durante a consagração.


 
 
 
 


Castiçal: Usado para portar as velas, durante a liturgia permanece sobre o altar em número de dois, quatro, seis ou, se missa do bispo, sete. Também é levado nas procissões.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cibório: Vaso sagrado semelhante ao cálice. Possui copa mais larga e tampa. Porta o santíssimo corpo de Nosso Senhor para a comunhão dos fiéis. Quando tampada, exceto se conter apenas partículas que ainda não foram consagradas, leva sobre si o véu o cibório.










Cìrio Pascal: é a vela abençoada e marcada com símbolos próprios que se acende com fogo santo na vigília pascal. Entre os símbolos, encontra-se a cruz, as letras alfa e ômega e os cravos.
 
 
 
 
 
 
 


Conopéu: Véu que cobre a porta do sacrário. Varia segundo a cor do tempo.











Corporal: Pano quadrado dobrado três vezes na vertical e três na horizontal. É desdobrado sobre o altar e sobre ele se põe os vasos sagrados que contém as sagradas espécies. É costume dobrá-lo e coloca-lo dentro da bolsa do corporal.







Cravos: São chamados de cravos, os cinco pequenos pregos enfeitados com cera com que se marca a cruz do círio pascal, em memória das cinco chagas de Nosso Senhor mostrou aos discípulos depois de ressucitado.










Crucifixo: é a imagem na qual está representado Nosso Senhor crucificado. Na liturgia, deve-se tê-lo sempre junto do altar. O papa Bento XVI recolocou o crucifixo ao centro do altar nas missas em que celebra e nos altares das basílicas papais.

 
 
 
Relicário: Objeto parecido com o ostensório, mas utilizado pra expor à veneração as relíquias dos santos.




Estauroteca: Relicário em formato cruciforme para portar as relíquias da Santa Cruz. Para carrega-lo com a relíquia, usa-se véu umeral vermelho.











Evangeliário: Evangeliário, ou Livro dos Evangelhos, é o livro litúrgico que reúne os evangelhos lidos na missa. É, dentro do rito romano, a representação física da palavra de Deus e, em particular, das sagradas escrituras.





Faldistório: é um objeto usado pelo bispo para se sentar ou se ajoelhar em determinados momentos da liturgia.








 
Galhetas: Vasos que portam a água e o vinho. O vinho com uma gota d’água só vai para o cálice quando da preparação do altar.
 
 
 
 


Lavabo: Conjunto de bacia e jarro com que o sacerdote lava as mãos ao fim do ofertório. O acompanha uma alfaia: o manustérgio.














Lecionário: é o livro usado para se fazer as leituras, na forma ordinária. Os lecionários contém leituras, sequências, salmos, aclamação ao evangelho e, ainda, o próprio evangelho. Dentre os lecionários temos:

· Lecionário Dominical;
· Lecionário Semanal (em dois volumes);
· Lecionário Santoral;
· Lecionário do Pontifical Romano;
Existem ainda os lecionários para a liturgia das horas. Usa-se os lecionários sempre do ambão.
 
Luneta: Pequeno objeto em formato de meia lua, daí seu nome, usado para portar e sustentar a hóstia dentro do ostensório.








Manustérgio: Pequena toalha usada junto do lavabo, com a qual o sacerdote enxuga as mãos depois de ar ter lavado.









Matraca: Objeto de maneira de produz um som menos estridente que os sinos e carrilhões e os substituem durate a quaresma, ou parte dela.










Missal: Principal livro da missa onde se encontra o ordinário, orações sacerdotais próprias de cada dia e, na forma extraordinária, também a epístola e o evangelho.









Naveta: Vaso em forma de nave, de onde vem seu nome, que porta o incenso a ser colocado no turíbulo.












Ostensório: Vaso sagrado usado para expor à Adoração Solene o Santíssimo Sacramento. Geralmente é munido de luneta.
 
 
 
 
 
 
 

Pala: Objeto rígido, encapado com tecido utilizado para cobrir o cálice. Geralmente de forma quadrangular e bordadas.









Pálio: Objeto constituído de um tecido decorado, sob o qual se transporta o Ssmo de forma sonele.






Patena: Junto com o cálice, um dos mais importantes. É um objeto circular, raso, usado para portar a hóstia grande.









Sacrário: Espaço reservado nos templos para guardar a reserva eucarística. É ornado, trancado à chave e possui uma luz acesa constantemente para indicar a presença do Ssmo.
 
 
 
 
 
 
 
 

Sacras: São orações emolduradas que figuram na forma extraordinária do rito romano no cento e em ambos os lados do altar com os textos do ordinário da Santa Missa recitados em cada um desses lugares.






Teca: Pequeno vaso sagrado com tampa, usado para guardar hóstias consagradas no sacrário e, mormente, levá-las como viático aos enfermos.
 
 
 
 
 
 



Trono do Santíssimo: Objeto, geralmente metálico, em formato de coluna ou baldaquino que sustenta o ostensório quando da exposição do Santíssimo Sacramento.
 
 
 
 
 
 
 


Turíbulo: O vaso sagrado, munido de uma parte inferior, onde se colocamas brasas incandescentes e se queima o incenso; uma parte intermédia móvel, chamada opérculo, e uma parte superior onde se predem as correstes de sustentação e a que suspende o opérculo.
 
 
 
 
 



Umbela: Objeto em formato de guarda-chuva, usado para transportar o santíssimo sacramento de forma menos solene que o pálio. É usada ainda como insígnia das basílicas, nesse segundo caso, possui partes vermelhas e douradas que se alternam.







Véu do Cibório: Véu, sempre de cor branca, que cobre o cibório quando este porta óstias consagradas.
 
 
 
 
 
 
 



Véu do Cálice: Véu do Cálice é um véu que cobre o cálice com o sanguineo, a pala e a patena. Seu cor varia de acordo com a do tempo. Sobre ele vai a bolsa do corporal com o corporal dentro.


 
 
 
 
 
 

Esperamos que tenham gostado!
 
Fonte: http://www.salvemaliturgia.com/