segunda-feira, 29 de julho de 2013

Semana Inesquecível!

   Semana inesquecível no Rio! Obrigado a todos! Rezem por mim. #Rio2013 #JMJ
                                                                                                     Papa Francisco
                                                                     
"...Esta foi uma viagem linda e me fez muito bem espiritualmente. Estou bastante cansado, mas com o coração alegre... Encontrar as pessoas faz bem, porque o Senhor trabalha em cada um de nós, trabalha em nosso coração: a sua riqueza é tão grande, que podemos receber muitas coisas boas dos outros. Esta é uma primeira coisa, deste balanço! Depois, quero dizer que a bondade do povo brasileiro é enorme! Seu coração é realmente grande! É um povo amável! Um povo que adora fazer festa! E, apesar do seu sofrimento, encontra sempre um jeitinho para ver os aspectos positivos em tudo! Enfim, é um povo alegre, apesar de sofrer tanto! A alegria dos brasileiros é contagiosa”.

Estava tudo cronometrado... Mas, era bonito… Se pensava só na segurança... aqui, ali.... mas tudo foi tão espontâneo nestes dias no Rio de Janeiro, tanto que a hipótese da segurança passou em segundo lugar. Com menos segurança e sem carro blindado, eu pude estar mais próximo do povo, abraçá-lo, cumprimentá-lo, sem carro blindado... A segurança consiste em confiar no povo! É verdade, a gente sempre corre o risco de encontrar algum louco, que pode pôr em risco a vida. Mas, o Senhor sempre está presente... blindar o espaço entre o Bispo e seu povo é uma loucura! Mas, eu prefiro esta loucura de estar entre seu povo, livremente; o contato com as pessoas faz sempre bem. E referindo-se à organização e à infraestrutura dos diversos momentos da JMJ, como a parte artística, religiosa, catequética, litúrgica, o Santo Padre disse que tudo foi muito lindo! Os brasileiros têm uma grande capacidade de se exprimir na arte... fizeram coisas maravilhosas! E aí, o Papa recordou sua visita a Aparecida: “Para mim, foi uma experiência religiosa muito forte. Lembrei-me da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Conferência esta realizada em Aparecida. Eu queria ir ali, de forma privada, escondida, só para rezar. Mas, como fazê-lo diante de toda uma multidão de peregrinos e romeiros que vão para lá...”.

Segue alguns registros de nosso Blog:
                                                             Praia de Copacabana

               Mesmo com as filas, a paciência e o ânimo eram soberanos

Museu de Belas Artes


                                                   Cultura, no Festival da Juventude

Centro do Rio de Janeiro

                                                           Centro do Rio de Janeiro

                                                          Centro do Rio de Janeiro

                                                            Centro do Rio de Janeiro

                              Amigos da Comunidade, Obra dos Santos Anjos

                                Sempre a espera do Papa...Praia de Copacabana

                                                        Praia de Copacabana

                                Expressões de Fé espalhadas por toda a cidade

                                                              Praia de Copacabana

Diversas Congregações Religiosas estiveram presentes. Na foto, as Missionárias da Caridade.

             Em Cracóvia, Polônia, a próxima JMJ: anunciou o Papa, no final da Missa em Copacabana

Ao chegar a Roma, antes de transferir-se para o Vaticano, o Santo Padre dirigiu-se imediatamente à Basílica de Santa Maria Maior, para agradecer a Nossa Senhora pelo bom êxito da JMJ no Rio de Janeiro. Segundo informações do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, o Papa se deteve por dez minutos, em oração, diante do altar da Virgem.
O Bispo de Roma colocou aos pés da imagem de Nossa Senhora uma camisa com as cores do Brasil e uma bola recebidas no Rio de Janeiro.


"Queridos amigos, não se esqueçam: Vocês são o campo da fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. Elevemos o olhar para Nossa Senhora. Ela nos ajuda a seguir Jesus, nos dá o exemplo com o seu “sim” a Deus: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra» (Lc 1,38). Também nós o dizemos a Deus, juntos com Maria: faça-se em mim segundo a Tua palavra. Assim seja!"

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Horários para acompanhar a JMJ

Dom Pinheiro da Silva indicou em seu comunicado que "não haverá um único canal de televisão que transmita todos os momentos da Jornada em tempo real, portanto, é importante que, seguindo os horários aqui indicados, a pessoa procure o canal disponível".

Estes atos centrais são, em hora local:
  • A Missa de Abertura no dia 23 de julho às 7:30 p.m.; 
  • ACerimônia de acolhida ao Papa Francisco, em 25 de julho às 6:00 p.m.;
  • A Via-Sacra conduzida pelo Papa, em 26 de julho a partir das 6:00 p.m.; 
  • A Abertura da Vigília, em 27 de julho às 7:30 p.m.; 
  • A Missa de envio, em 28 de julho às 10:00 a.m.
Fonte: aci.digital

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Flash Mob: Francisco

Amanhã, dia 23 de julho no Grupo de Oração Aliança Eterna, às 20 horas, teremos um Flash Mob, como o que os jovens irão apresentar para o Papa na JMJ!!! Convidamos todos para aprender a coreografia, que é bem fácil! Nesse link você consegue aprender. Vamos ajudar a divulgar e aprender a coreografia, chamem os amigos!! 
Local: Capela do Colégio Salesiano, as 20h, dia 23 de julho!!! Quem puder chegue mais cedo para o ensaio!!

"Hoje começamos uma semana estupenda no Rio; que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!" Papa Francisco




Esse Flash Mob também será ensaiado em Guaratiba para ser apresentado ao Papa por todos os jovens que irão a JMJ. O objetivo é que ele seja o maior Flash Mob já realizado no mundo!!

domingo, 21 de julho de 2013

Semana Missionária: Missa de Envio

Hoje pela manhã, as 10h foi celebrada a Missa de Envio do jovens peregrinos na Basílica Menor do Santíssimo Salvador, que partiram hoje para o Rio de Janeiro onde irá acontecer a Jornada Mundial da Juventude. Um momento de confraternizações, orações e agradecimentos, além de muita emoção. Saudades eles já estão deixando, nos voluntários e em todos aqueles que estiveram servindo nessa Semana Missionária em que eles estiveram conosco participando de diversas atividades religiosas e culturais.
Segue algumas fotos de nosso Blog:



                                                                  Peregrinos Espanhóis

                                                            Peregrinos Alemães

                                                             Peregrinos do Congo
                                                       Peregrinos do Congo

                                                 Peregrinos do Congo

                                                     Peregrinos do Congo


















Mas ainda tem mais no Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude, que se inicia daquia a 2 dias. Até lá peregrinos!!!

sábado, 20 de julho de 2013

Vamos trocar?



Um dos verbos mais conjugados na JMJ é trocar. Faz parte da cultura da Jornada a troca de lembrancinhas entre os peregrinos de diferentes países. 
Muitos jovens levam à Jornada pequenas lembranças de seu país, como broches e chaveiros. Ao final das Jornadas Mundiais da Juventude, é comum que as troquem com outros jovens de outros países, como forma de recordação. Essa prática, chamada changing ou cambio (“troca”, em português) ocorre geralmente no último dia da Jornada, quando os jovens se despedem da celebração e do país hospedeiro.
Por isso, os “marinheiros” já antigos recomendam que se levem coisas simples, que representem sua espiritualidade, sua formação, seu país. 
Além disso, as trocas devem ser feitas no momento adequado. Então, nada de querer trocar objetos no meio da missa ou em tempos inapropriados.
O que trocar?  Chaveiros, Bandanas, chinelos, bandeiras, miniaturas de pontos turísticos, camisetas do Brasil, pulseiras, fitas, Broches, terços, pequenas imagens. O importante é trocar algo que se relacione com a cultura, fé e espiritualidade de nosso país. Não precisa gastar muito, como o nome diz é apenas uma recordação, uma lembrancinha, que com certeza ficará guardada para sempre por aquele que à receber.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Semana Missionária: Manhã Universitária

Nesta manhã do dia 19 de julho, os jovens peregrinos participaram da Catequese, realizada na UENF, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Roberto F. Paz e pelo Bispo Dom Fernando Rifan, Bispo da Administração Apostólica. A Catequese teve como tema: Fé e Razão, onde vários pontos foram discutidos. Ao final jovens fizeram perguntas aos Bispos.

                                           Chegada dos peregrinos na UENF






                                       Jovens da Administração Apostólica



                                             Padre Murialdo


                                                  Peregrino espanhol

                                                      Peregrino do Congo



                                                   Peregrinos espanhóis

                                  Dom Roberto F. Paz e Dom Fernando Rifan