domingo, 1 de abril de 2012

"Hosana": Salva-nos!

Era quase Pessah, a festa da Páscoa, quando Jesus veio a Jerusalém (João 12). Celebrando o êxodo do Egito, esta festa de uma semana sempre trouxe pessoas à capital ocupada pelos romanos. A desordem incentivada pela longa luta dos Judeus pela sua liberdade política e espiritual marca o final do ministério terreno de Jesus.
Morando em Betânia, Jesus ia todos os dias a Jerusalém através de Betfagé nas encostas do Monte das Oliveiras. Aproximando a aldeia no domingo, Jesus mandou dois discípulos a trazer um burro para que Ele o montasse até a cidade. É assim que Mateus 21:1-12 descreve como Jesus cumpriu a profecia do Velho Testamento: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento. A idéia de montar um jumento não só marca a humildade de Jesus como acentua a sua realeza. 1 Reis 1:33 e 38 contam que quando o rei David estava a morrer deu ordem que o seu filho Salomão fosse levado a Gihon para ser ungido montado na sua própria mula.
Quando as multidões gritavam "Hosana" e cortavam folhas de palmeira, estavam apenas realizando velhos costumes judaicos. Derivado do hebraico, significando por favor salva-nos, "Hosana"  é o grito da Festa dos Tabernáculos em que o povo leva ramos de palmeira, murta e salgueiro, lembrando 40 anos a seguir ao êxodo quando os filhos de Israel erraram no deserto antes da triunfante entrada na Terra Prometida. Esta procissão não se limitava só a esta festa, mas também se formava espontaneamente e conduziram a vários sangrentos massacres. Os romanos temiam que tudo isso se voltasse a repetir.

Desde o século XII que há uma procissão anual na Semana Santa, iniciada em Betfagé no Monte das Oliveiras, e entrando na cidade de Jerusalém através do Portão do Leão, também chamado Portão de Santo Estevão.
                                   Procissão saindo de Betfagé e seguindo para Jerusalém

Hoje saiu da Comunidade a procissão de Ramos em direção a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi linda a celebração, pelo Pe. Dilson:







Hosana ao Rei!!!

Um comentário:

  1. Obrigado aos irmãos da Comunidade pelo testemunho de fé e comunhão. Foi uma linda cerimonia.
    Alex

    ResponderExcluir