sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bento XVI e sua visita ao Líbano

No Oriente Médio, esta sexta-feira (14) é um dia histórico. O Papa Bento XVI inicia a sua primeira visita ao Líbano. Com a onda de violência nos países árabes dos últimos dias, essa visita ganhou um novo significado.
O último pontífice a visitar o país foi João Paulo II, há 15 anos. A violência na região, por causa da Guerra Civil na Síria, já era um dos temas centrais. E a onda de protestos contra os Estados Unidos dos últimos dias deixou ainda mais difícil a tarefa do Papa. Todos esperam que essa viagem seja um grande pedido de paz para a região.

Ate poucas horas atrás, alguns ainda temiam que a visita pudesse ser cancelada, mas o Papa Bento XVI, que desejou muito ir ao Líbano, embarcou na manhã desta sexta-feira (14) no Aeroporto de Ciampino, em Roma, para uma das mais difíceis viagens do seu pontificado.

O Papa vai trazer uma mensagem de paz e encorajamento não só para 1,5 milhão de cristãos libaneses, mas para todo o Oriente Médio. Na quinta, a região viveu mais um dia de ações violentas.
Bento XVI chega ao Líbano em meio à tensão provocada pelos ataques às embaixadas americanas. A segurança ao Papa, sem precedentes no país, será ainda reforçada. Nesta sexta, o tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Beirute ficara interrompido durante algumas horas.

O líder católico será acolhido pelas autoridades das 18 religiões oficiais do país árabe, onde os muçulmanos hoje são 70% da população e também apóiam a visita do papa. Mas a missão de Bento XVI não é simples: ele quer convencer os cristãos a não abandonarem o Oriente Médio.
Ao todo, 40 mil pessoas fugiram da Síria, bombardeada por tropas do governo e por rebeldes. E muitos libaneses continuam deixando o país, para viver na Europa e no Brasil.

O Papa Bento XVI acaba de chegar ao Líbano, para a primeira visita oficial dele ao país. O avião do Papa aterrissou no aeroporto de Beitute a 1h45, horário local, e imediatamente começou uma missa campal no aeroporto para autoridades e convidados. O Papa discursou pedindo a paz no país e no Oriente Médio, que passa por momentos de tensão.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário