quarta-feira, 24 de abril de 2013

Um livro especial para os pequeninos


Uma boa leitura, assim como todos os hábitos, precisa ser cultivada, pois só traz riquezas para a vida!
Por isso, as crianças precisam ter este costume, tanto para a distração e a cultura, como para a formação e a aprendizagem.
A literatura é parte integrante da formação completa do ser humano. Nela, busca-se o equilíbrio entre o desenvolvimento da inteligência e a afetividade, entre a ação e a emoção, entre o útil e o agradável e, além do mais, os livros infantis remetem os pequeninos à instrução, ao sonho, às fantasias e às crenças também.
A Bíblia é um Livro que conta histórias de pessoas de fé, que confiam em Deus, têm esperança, amor e coragem, que fazem conquistas e lutam por seus ideais. Nela está a Palavra de Deus, Jesus Cristo! E ela pode chegar às mãos das crianças nas versões infantis, que contém uma linguagem apropriada e com ilustrações, permitindo uma maior interação e inserção na história. Lemos na Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II, que 'Deus invisível fala aos seus filhos, conversa com os homens como amigos e convive com eles'[1], e é na Bíblia que encontramos as Suas Palavras e conhecemos a Sua ação e participação, através de Jesus, junto aos homens.
As crianças, ao serem introduzidas no hábito da leitura bíblica, tornam-se mais íntimas da Palavra de Deus e dos Seus ensinamentos. As barreiras que existem, ainda hoje, com relação à leitura da Bíblia, por muitas pessoas, são pertinentes devido ao fato de elas não terem sido apresentadas a este tesouro desde pequeninas, facilitando o entendimento da História da Salvação e conhecendo a presença de Deus no mundo na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo.
Quando contamos histórias da Bíblia às crianças, elas se conectam com o transcendente de modo lúdico e adentram no contexto da evangelização de modo imaginário. Assim podemos estar plantando a semente da fé! Assim, a fé pode nascer e crescer a partir da experiência vivida na infância, através da sensibilidade da voz e da pessoa que conta a história, transmitindo confiança e seriedade na expressão, na emoção e na entonação da fala e dos gestos.
Na Bíblia está escrito, no Evangelho de Marcos 10,14, que Jesus diz aos seus discípulos: "Vinde a mim os pequeninos e não os impeçais...", por isso, precisamos ler a Bíblia para as crianças, pois assim estamos levando-as até Jesus, o Verbo de Deus que se fez Homem para estar entre nós e acolher os pequeninos em todas as suas condições.
Lectio Divina ou 'leitura orante da Bíblia' traz os ensinamentos de Jesus para a vida, provoca um despertar para o 'Bem Maior', incita o amor entre as pessoas, compromete o cristão na sua missão de discípulo, e pode ser feita em todas as idades.
O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de 2005: “Eu gostaria, em especial, de recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que, na leitura se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança e abertura do coração”.
A Bíblia é um livro especial para os pequeninos também! Nela, encontrarão o Amigo Jesus que estará presente durante toda a vida deles, amando-os e conduzindo seus passos pelo único e melhor Caminho.
Pais e catequistas, não deixem o tempo passar sem dedicar-se à leitura da Bíblia às suas crianças. Essas histórias ficarão gravadas para o resto da vida no coração delas!
*Rachel Lemos Abdalla é Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor e Coordenadora da Catequese de Famílias da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Campinas, São Paulo - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário