domingo, 2 de dezembro de 2012

90 anos de Fé

Hoje, a Diocese de Campos promove um grande evento, a partir das 15h, na Fundação Rural de Campos, para celebrar os 90 anos de sua criação.  É, uma comemoração de uma data histórica, que simboliza a consolidação de todo um trabalho de evangelização de quase um século, que aconteceu em 4 de dezembro de 1922.  São aguardadas caravanas  de fiéis no evento, que se reveste de caráter de confraternização cultural, bem como, da parte religiosa, com Missa Solene, às 17h.
O Bispo Diocesano é Dom Roberto Ferrería Paz, que assumiu em 2011. Para Dom Roberto, 2012, intituído pelo Papa como o Ano da Fé, não poderia ser mais propício à nova evangelização. "Vivemos um grande momento de força e de vigor da fé.  Nossa diocese, que abrange as regiões Norte e Noroeste fluminense, a prática dominical é muito elevada.  Na região Noroeste, ela chega a 80% da população.  Somos uma província eclesiástica de alto índice de vocação sacerdotal. A nossa raiz pastoral é profunda, a família cristã é bastante estável, fruto de uma fé cultivada nesses 90 anos".  O bispo faz questão de evocar a citação bíblica adotada pela diocese: "Erguei os olhos e veja os campos que estão preparados para a colheita" (João 4:35).
Como um sinal de força da Igreja Católica na região, localiza-se também em Campos a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, uma circunscrição eclesiástica criada há 10 anos pela Santa Sé, com status de uma diocese, cujo bispo é Dom Fernando Rifan. Ele ressalta fazer parte desta história de final feliz, mas, que um dia já foi de sofrimento. "Já passamos pelo sofrimento por causa das dívidas, de ver nosso seminário fechado. A história é mestra da vida, hoje há perfeita comunhão. Sabemos que as seitas crescem, por fraqueza do rebanho em busca de uma solução imediata.  A fé quando não aprofundada de modo racional, pode virar supertição, que é diferente da fé verdadeira. Estamos unidos. Juntos estaremos na congratulação", disse Dom Fernando.

Fonte: Jornal Folha da Manhã. 02 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário