sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

"Não nos interessa quando será o fim do mundo..."

Maringá, PR, 20 dez (SIR) - "Fim do Mundo". Este é o título do último artigo de dom Anuar Battisti, arcebispo metropolitano de Maringá, no Estado do Paraná, onde ele afirma que não é a primeira vez em que somos atacados pelo anúncio de mais um "fim do mundo".
Para o prelado, falsas profecias, fundadas, inclusive, em dados históricos ou fenômenos naturais, causam espanto, medo e ansiedade. De acordo com dom Anuar, sempre houve e sempre haverá este tipo de preocupação com o fim dos tempos. No entanto, avalia o arcebispo, no mundo cristão existe uma palavra que nos tranquiliza e nos abre para um novo modo de vida: "Cuidado para que ninguém engane vocês. Porque, muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Messias. E enganarão muita gente. Vocês vão ouvir rumores de guerra, prestem atenção e não fiquem assustados, pois estas coisas devem acontecer, mas ainda não será o fim" (Mt 24,5-7). Ainda no Evangelho de São Mateus encontramos a frase: "Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai".
O prelado nos alerta para o que há de mais importante nesta questão: não nos interessa quando será o fim, mas se estamos preparados para quando ele chegar. "Vigiar sem cochilar é o modo novo e antigo para ser e viver diferente. Não se trata de um novo caminho, e sim de um novo modo de viver", afirma dom Anuar, que ainda lembra mais um trecho do Evangelho de São Mateus: "A maldade se espalhará tanto que o amor de muitos se resfriará. Mas quem perseverar até o fim será salvo". Conforme o arcebispo, é fácil se tornar uma pessoa fria, insensível, negativista, derrotista, incapaz de amar, diante de tanta maldade. "Diante de um mundo tão complicado não seria melhor acabar tudo e começar tudo de novo? Onde está a força de criar um novo céu e uma nova terra? O novo está dentro de nós. É do coração humano que sai a maldade e a bondade. O maior de todos os perigos é a insensibilidade. Parece que tudo se tornou normal, tudo é natural, tudo não é nada", pondera ele.
Outro trecho da Bíblia citado pelo prelado, vem do Evangelho de Lucas, e diz assim: "Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez, e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós. Ficai atentos e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo que deve acontecer para ficardes em pé diante do Filho do Homem".
Por fim, dom Anuar ressalta que é necessário permanecermos de pé diante de tudo o que nos rodeia, e que isso só será possível se formos capazes de ficar de joelhos. Ele nos aconselha a orar e orar, para escapar das armadilhas do mal e permanecer firmes e irresistíveis na prática do bem, pois é este o novo modo de viver. "Ilusões, falsas profecias, falsas promessas, desejo de prever o futuro e o invisível, enganos e desenganos podem se tornar à razão de vida de muitos. Cuidado. Muita coisa bonita existe e vale a pena viver. Há ainda muita coisa pra fazer, muita gente fazendo o bem sem olhar a quem. Meu Deus, tudo é obra de suas mãos! Ajudai-nos a fazer tudo como se tudo dependesse de nós, mas ao mesmo tempo como se tudo dependesse de você", conclui o prelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário