sábado, 20 de julho de 2013

Vamos trocar?



Um dos verbos mais conjugados na JMJ é trocar. Faz parte da cultura da Jornada a troca de lembrancinhas entre os peregrinos de diferentes países. 
Muitos jovens levam à Jornada pequenas lembranças de seu país, como broches e chaveiros. Ao final das Jornadas Mundiais da Juventude, é comum que as troquem com outros jovens de outros países, como forma de recordação. Essa prática, chamada changing ou cambio (“troca”, em português) ocorre geralmente no último dia da Jornada, quando os jovens se despedem da celebração e do país hospedeiro.
Por isso, os “marinheiros” já antigos recomendam que se levem coisas simples, que representem sua espiritualidade, sua formação, seu país. 
Além disso, as trocas devem ser feitas no momento adequado. Então, nada de querer trocar objetos no meio da missa ou em tempos inapropriados.
O que trocar?  Chaveiros, Bandanas, chinelos, bandeiras, miniaturas de pontos turísticos, camisetas do Brasil, pulseiras, fitas, Broches, terços, pequenas imagens. O importante é trocar algo que se relacione com a cultura, fé e espiritualidade de nosso país. Não precisa gastar muito, como o nome diz é apenas uma recordação, uma lembrancinha, que com certeza ficará guardada para sempre por aquele que à receber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário