quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dica: A Santa Missa

Você já participou da Santa Missa em latim??? O padre de costa para a assembléia????? E as senhoras de véu???? Não???
Acha que isso é novidade ou que não tem nada a ver??!!!!!
Melhor ainda não é legítimo... não pertencem a igreja!!!!!
E o termo progressista e tradicionalista te soa familiar???
Se em alguma pergunta te chamou a atenção leia este artigo

Neste mês de junho, encerrando o Ano Sacerdotal, o Exmo. Sr. Bispo Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo Administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, lança seu último livro intitulado:

“Considerações sobre as formas do Rito Romano da Santa Missa”

Um livro fundamentado no Magistério da Igreja, que exorta e adverte aos exageros, a hermenêutica da ruptura e da incompatibilidade radical, e enfoca o valor da Eucaristia.
A razão de ser da Igreja é a Eucaristia nos seus vários ritos, Oriental ou Ocidental, Igreja una na sua unidade de culto, tem um só e mesmo sacrifício da Santa Missa.
“A diversidade litúrgica pode ser fonte de enriquecimento, mas pode também provocar tensões, incompreensões recíprocas e até mesmo cismas. Neste campo, é claro que a adversidade não deve prejudicar a unidade. Esta unidade não pode exprimir-se senão na fidelidade à fé comum... e à comunhão hierárquica” – Papa João Paulo II (Carta Apostólica Vigesimus quintus annus, n.16, 4/12/1988).
A Santa Missa na forma atual ou ordinário do Rito Romano , assim como, a Santa Missa na forma tradicional ou extraordinária do Rito Romano, é católica, válida e legítima.

A Santa Missa na forma Antiga do Rito Romana é normalmente celebrada “verus orientem”, voltada simbolicamente para o Oriente, ou seja, voltada para o sol nascente que represente o SENHOR, padre e fiéis voltados para DEUS.
O Sr. Bispo Dom Fernando Rifan, Administrador Apostólico, por faculdade concedida pela Santa Sé, é guardião do Rito Romano na sua forma extraordinária, ou tradicional, e por ser uma riqueza litúrgica católica, exprime através da Missa o amor pela Santa Igreja e a comunhão com ela. Exalta a preferência dos fiéis baseada em razões eclesiais, históricas, teológicas, litúrgicas, espirituais e estéticas.

Nós presenciamos todo o dia um monte de novidade na "igreja" mas ser igreja é está obediente ao Papa. "Devemos nos apoiar, antes, na autoridade da Igreja do que na de Agostinho, de Jerônimo ou qualquer outro doutor" nos ensina S. Tomás de Aquino, afirmando que não deve se opor ao Magistério da Igreja.

Este livro, de fato, é uma ótima oportunidade de conhecer e reconhecer a grandiosidade e a riqueza da Igreja Católica. “ Conhecereis a verdade e a verdade nos fará livres”(Jô 8,32).
Uma excelente leitura.

Por Luciana Monteiro (Comunidade Aliança Eterna)

terça-feira, 29 de junho de 2010

Hoje: Santos Pedro e Paulo

A solenidade dos santos Pedro e Paulo é uma das mais antigas e mais solenes do ano litúrgico. Ela foi inserida no santoral muito antes da festa do Natal e havia desde o século IV o costume de celebrar neste dia 3 Missas. A primeira na basílica de São Pedro no Vaticano, a segunda na basílica de São Paulo fora dos muros e a terceira nas catacumbas de são Sebastião, onde as relíquias dos dois Apóstolos tiveram de ser escondidas por algum tempo para subtraí-las à profanação. Depois da Virgem Santíssima, são precisamente são Pedro e Paulo, juntamente com são João Batista, os santos comemorados mais frequentemente e com maior solenidade no ano litúrgico: além da festa do dia 29 de junho há de fato o dia 25 de janeiro (conversão de S.Paulo), 22 de fevereiro (cátedra de S.Pedro) e 18 de novembro (dedicação das basílicas dos santos Pedro e Paulo).
Por mais tempo pensou que 29 de junho fosse o dia em que, no ano de 67, S.Pedro na colina Vaticana e S.Paulo na localidade agora denominada Três Fontes testemunharam sua fidelidade a Cristo com o derramamento do sangue. Na realidade, embora o fato do martírio seja um dado histórico incontestável, e está além disso provado que isto aconteceu em Roma durante a perseguição de Nero, é incerto não só o dia, mas até o ano da morte dos dois apóstolos.

São Pedro e São Paulo de fato, embora não tenham sido os primeiros a trazer a fé a Roma, formam realmente os fundadores da Roma cristã: um antigo hino litúrgico definia-os como pais de Roma; um dos hinos do novo breviário fala de Roma que foi " fundada em tal sangue". A palavra e o sangue são a semente com que os santos Pedro e Paulo, unidos com Cristo, geraram e geram a Roma cristã e a Igreja inteira.
Fonte:Um santo para cada dia - Mario Sgarbossa;Luigi Giovannini- Ed.Paulus, 6ed, 2005.

domingo, 27 de junho de 2010

Dica: Madre Teresa

Seu Coração encontrou os esquecidos
Sua fé encontrou o caminho
Oi pessoal, hoje a dica é de filme: Madre Teresa - Uma vida devotada aos pobres, aos doentes e aos esquecidos

Aqui vai um resuminho: Conhecida como "a Santa dos pobres mais pobres", Inês Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopja, capital da atual repúplica da Macedônia. Aos 21 anos, mudando seu nome para Teresa, ingressou em um Convento de Calcutá. Onze anos mais tarde deixaria o mesmo e começaria a trabalhar nos bairros mais pobres da cidade, vindo a fundar em 1946, a Congregação das Missionárias da Caridade.

Seu papel em favor dos mais necessitdos rendeu a Madre Teresa o Prêmio Nobel da Paz e o reconhecimento de seu trabalho no mundo. Neste sensível e humano filme, o diretor Fabrizio Costa mostra a dedicação, a luta e a intolerância sofrida pela missionária, que será beatificada pelo Vaticano, por parte daqueles que não compreediam seu trabalho.
Filme muito bonito.....
Ah, tem um livro dela também que é belíssimo, mas vamos deixar pra outro post. Até mais!



sábado, 26 de junho de 2010

Culto ao Sagrado Coração de Jesus

A espiritualidade do Coração de Jesus nasceu aos pés da cruz, no Calvário!
João Evangelista, "o discípulo amado", estava lá, juntamente com Maria; foi ele o primeiro a contemplar aquele Coração transpassado pela lança do soldado e a entender seu sentido simbólico.
Para João Evangelista, é do Coração transpassado de Jesus que nasce a nova humanidade, a Igreja e seus sacramentos (a água do batismo; o sangue da eucaristia).
Impressiona a importância que João Evangelista dá a esse fato do Coração transpassado de Jesus: "Eu vi! Eu sou testemunha! Eu digo a verdade, para que vocês creiam!" (Jo 19,35). João vê nisso a realização da profecia de Zacarias: "aconteceu isso para se cumprir a passagem da Escritura que diz: contemplarão aquele que transpassaram!" (Zc 12,10).
- Contemplando Jesus na cruz e seu Coração transpassado, João deve ter lembrado o que, um dia, Jesus tinha dito solenemente no templo de Jerusalém:
"Se alguém tem sede, venha a mim, e aquele que acredita em mim, beba!
É como diz a Escritura: ‘Do seu seio jorrarão rios de água viva". (Jo 7,37-38).
- No Apocalipse, João volta a falar sobre a contemplação do Coração transpassado, com esta frase incisiva e profética: "Ele vem... e o mundo todo o contemplará, até mesmo aqueles que o transpassaram!" (Ap 1,7).

Eis o fundamento bíblico de dois elementos importantes da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus: CONTEMPLAÇÃO e REPARAÇÃO.
Contemplar a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo nos faz lembrar que o Coração de Jesus Cristo continua sendo transpassado pela nossa ingratidão e pelos pecados do mundo!
Fonte:www.jam.org.pt

Mãe de Deus

Existem quatro dogmas marianos. Os dois mais recentes são Imaculada Conceição e Assunção. Os outros dois tem suas raízes nas páginas da Bíblia e nos debates dos teólogos dos primeiros séculos da era cristã: Virgindade Perpétua e Maternidade Divina. É exatamente este último dogma que proclamamos quando rezamos: Santa Maria, mãe de Deus. Se a afirmação bíblica da virgindade de Maria tinha o propósito cultural de afirmar que Jesus Cristo é Deus (cf. Mt 1,18-25), dizer que ela é Mãe de Deus tem unicamente a finalidade de defender que Jesus é também humano. Afirmar as duas coisas significa crer firmemente na verdadeira encarnação de Jesus, assumindo a nossa carne para nos salvar. Conforme afirmava Santo Irineu já no século 2 “somente o que foi assumido poderia ser redimido”. Estava claro que a nossa salvação depende da verdadeira encarnação do Verbo em Jesus Cristo pela ação do Espírito Santo no ventre de Maria. Não é possível separar a natureza humana e divina de Jesus. Ele não era 50% Deus e 50% homem, como alguns pareciam sugerir. Outros achavam que ele era somente Deus em uma aparência humana. Havia mesmo que dissesse que Jesus era apenas homem, messias, profeta, mas não poderia ser Deus. O que está em jogo é a famosa frase do Evangelho de João: “O verbo se fez carne e armou entre nós a sua tenda” (1,14). É no contexto destes debates para defender a nossa salvação defendendo a verdadeira encarnação que os teólogos começam a prestar mais atenção à figura de Maria como aquela que garantiria a verdadeira humanidade de Jesus. Os poetas, por sua vez, entram na conversa chamando Maria de Theotokos, ou seja, mãe de Deus. Muitos acharam o título meio exagerado. Aconteceram muitas reuniões e debates para saber se era adequado dizer que Maria era mãe de Deus. Finalmente no ano 431, no Concílio de Éfeso esta verdade foi solenemente definida. Veja o texto exato do dogma: “Se alguém não confessa que Deus é verdadeiramente o Emmanuel, e por isso a santa Virgem é mãe de Deus (pois deu à luz carnalmente ao Verbo de Deus feito carne) seja anátema”. O Concílio de Calcedônia iria afirmar de maneira ainda mais precisa alguns anos mais tarde (451): “O Filho que antes dos séculos é gerado pelo Pai segundo a divindade, nos últimos dias, do mesmo modo, por nós e por nossa salvação é gerado por Maria Virgem e mãe de Deus, segundo a humanidade”.

Fica claro que Maria não gerou Deus. Mas por obra do Espírito, em seu ventre foi gerado o nosso salvador, Jesus Cristo, que assumiu toda a nossa natureza para nos salvar. Por isso ele é 100% Deus e 100% Humano. Eu disse: ele é! Jesus no céu continua sendo “verdadeiro Homem e verdadeiro Deus, sem separação, nem confusão” (Calcedônia). Houve um momento de “encarnação” em Nazaré. Mas nunca existiu uma “desencarnação”, nem com a morte, nem com a ressurreição, nem com a ascensão. Jesus voltou para o Pai levando algo de nossa carne que herdou do corpo daquela Mulher de Nazaré.

Não tenha receio de chamar Maria de “mãe de Deus”. Reze esta prece com a convicção de que este título é mais do que um elogio à mãe de Jesus. É um garante da nossa salvação.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Chave da Felicidade

Qual é a Chave?
Qual é o Segredo?

“A chave que abre a porta da felicidade sempre esteve com você”

JESUS

Fonte: adaptação do blog fotos que falam.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Os Santos Arcanjos

SÃO MIGUEL
"O nome "MIGUEL" significa "Quem como Deus?". Quando se trata de realizar algum mistério que exige um poder especial, verifica-se que é Miguel o enviado, para dar a entender, pela sua acção e pelo seu nome, que ninguém pode actuar como Deus. Por isso, aquele antigo inimigo, que pela sua soberba pretendeu ser semelhante a Deus, dizendo: "Subirei até ao céu, levantarei o meu trono acima dos astros do céu e serei semelhante ao Altíssimo" (Is. 14, 13-14), será abandonado a si mesmo no fim do mundo e condenado ao extremo suplício. È este que S. João no Apocalipse nos apresenta a combater contra o Arcanjo S. Miguel, que o venceu com o poder de Deus: "Travou-se um combate no Céu" (Ap. 12, 7) (Hom. de S. Gregório Magno, 34, 8-9: PL 76, 1250-1251).
Este Arcanjo é representado como um guerreiro subjugando Satanás. A lança em sua mão simboliza a "FORÇA DE DEUS", com a qual derrota o demónio; o escudo, à luz de S. Paulo significa a "FÉ": "Sobretudo abraçai o escudo da fé, para que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno" ( Ef. 6, 16). A "HUMILDADE" deste Arcanjo vem proclamada no seu próprio nome, pois não coloca a sua confiança em si próprio, mas somente em Deus. "A espada de dois gumes é o símbolo da "PALAVRA" Divina, a qual desfaz a mentira e dissipa a ilusão do pai da mentira que, em sua soberba, a vomita da sua boca para impedir a acção da graça e, desta forma, enganar e perder as almas.
São Miguel envia seus Anjos para auxiliarem os Anjos da Guarda de uma pessoa perseguida ou na iminência do martírio" (Cfr. artº do Prof. Archibald Joseph Macintyre, publicado na revista "Jesus vive e é o Senhor", Set/93, pg. 28).

SÃO GABRIEL
"A Maria foi enviado Gabriel, cujo nome significa "Fortaleza de Deus", porque veio anunciar Aquele que, apesar da Sua aparência humilde, havia de triunfar sobre os poderes deste mundo. Convinha, de facto, ser anunciado pela "Fortaleza de Deus" Aquele que vinha ao mundo como Senhor dos Exércitos e poderoso das batalhas" (Hom. S. Gregório Magno, 34, 8-9: PL 76, 1250-1251).
Antes da Anunciação à Virgem, já no Antigo Testamento apareceu ao profeta Daniel a quem revelou a realeza, o poder e a glória do Filho do Homem (cfr. Dn. 8, 15-27). Ao sacerdote Zacarias anunciou, pelo poder de Deus, o nascimento de João Baptista, que deveria preparar os caminhos do Senhor (cfr. Lc. 1, 5-20).
No artigo "Pour mieux vivre en esprit avec les Anges", o autor afirma: "Todos aqueles que se doam pelas mãos de Maria a Jesus, Sabedoria Encarnada, recebem um auxílio suplementar para seu aperfeiçoamento espiritual. A cada dia, ele apresenta à sua Soberana Rainha, o "bouquet" dos "Sim" dessas pessoas, que aceitam, trabalham e oferecem por amor todas as suas misérias e defeitos, para a glória de Deus e a salvação das almas". Devemos invocá-lo para que aumente em nós o amor a Nossa Senhora" (cfr. artº do Prof. Archibald Joseph Macintyre, publicado na revista "Jesus vive e é o Senhor", Set/93, pg. 28).

SÃO RAFAEL
Fazendo uma leitura atenta do Livro de Tobias, vemos como Deus envia o Arcanjo Rafael sob a aparência de simples homem para curara a cegueira de Tobit e libertar Sara do influência diabólica.
O nome Rafael quer dizer "Deus cura" ou "Medicina de Deus" que estende Sua misericórdia do plano espiritual ao físico. Por isso, deve "ser" invocado contra as potências do mal, na cura das doenças e nas deslocações e viagens. Muitos que a ele recorrem, foram bons orientadores de consciências. Eles nos consola nas dificuldades presentes e nos fortalece contra o desânimo e depressão. Quando Deus no-lo envia, sentimos a paz, a tranquilidade e a aceitação do que nos parecia impossível suportar.
É representado por um jovem em traje de viagem, segurando um cajado. A vestimenta de viandante recorda-nos que S. Rafael está sempre disposto " a viajar" em nosso auxílio; o cajado lembra um ceptro, que simboliza poder, apoio e segurança com que ele assiste a todos quantos recorrem ao sue auxílio em suas necessidades" ( cfr. artº do Prof. Archibald Joseph Macintyre, publicado na revista "Jesus vive e é o Senhor", Set/93, pg. 28).
S. Rafael move-nos com um grande zelo pelo desígnio de Deus e com o "coração" cheio de fogo abrasador do Amor Divino. Pudéssemos nós amar a Deus com tal fervor!
Este Arcanjo revela-se como "um dos sete espíritos que assistem ao trono de Deus" ao despedir-se de Tobit e sua família. Está próximo de Deus e ao mesmo tempo pronto para servir e ajudar-nos, bem como para levar as nossas preces diante do Trono Divino. A intervenção de Rafael mostra quão importante é a nossa oração para que os anjos possam actuar. Tobit e Sara oraram profundamente antes que ele viesse.
Possamos nós ter na nossa caminhada rumo à eternidade a presença e o conselho deste arcanjo e dos outros Anjos nossos amigos, a fim de que, por eles protegidos do inimigo, sejamos conduzidos para o fim desejado por Deus. Sejamos também sinais da sua presença na vida dos irmãos, por bons conselhos e pela prática das virtudes cristãs.
Invoquemos São Rafael, pelo poder que lhe foi concedido por Deus:
- em VIAGENS por terra, mar ou ar, pois ele foi protector de Tobias e o defendeu de todos os perigos durante a viagem;
- os ESTUDANTES de qualquer ramo da ciência, pois ele ministrou sábias lições ao jovem Tobias na viagem;
- o PAI e a MÃE de cada família o tenham como conselheiro por causa dos grandes conselhos que deixou à família socorrida antes de voltar para o Céu;
- Os SACERDOTES o tenham como patrono, ora revelando ao mundo o "Pão dos Anjos", símbolo da SS. Eucaristia, ora recomendando a caridade, o jejum e todas as virtudes que devem ornar as almas eleitas de Deus;
- É bom invocar o seu auxílio na escolha de bons e santos MATRIMÔNIOS;
- Na hora presente em que paira denso nevoeiro sobre muitos aspectos da vida humana, é bom clamar seu patrocínio contra a CEGUEIRA corporal e espiritual.
Aquilo que o Arcanjo realizou na família de Tobit de uma maneira visível e sensível, cada um dos Anjos da Guarda o faz, de modo invisível, em favor de quem a ele pede.

domingo, 20 de junho de 2010

A indissolubilidade do Matrimônio

De forma alguma é permitido aos batizados desligar-se de sua esposa ou esposo, se contraíram um matrimônio válido e consumado. Da mesma forma, aquele que se une ao separado ou separada também peca gravemente.
Da mesma forma como no poder civil o casamento não pode ser dissolvido sem o aval da autoridade competente, neste caso o Estado, também cabe não aos cônjuges, mas aos Tribunais da Igreja discernir se um vínculo matrimonial pode ou não ter sido válido. Principalmente porque Jesus não delegou ao Estado o múnus de arbitrar sobre o casamento entre batizados.

Portanto, não é porque o Estado permite o “casa e descasa” que tal prática é lícita ao Povo de Deus. Há Estados que permitem a união civil entre homossexuais e por acaso isto torna lícita tal prática entre os Cristãos?
Aos eleitos cabe viver seu matrimônio como vínculo indissolúvel (que só pode ser dissolvido com a morte de um dos cônjuges cf. 1Cor 7,39), como sacramento exigido na sua condição de batizado.

Por isso, não pode um católico se divorciar e nem um protestante. Ambos são batizados. Grande engano comete um ex-católico casado que deseja contrair novas núpcias achando que seu casamento anterior é falso porque foi celebrado na Igreja Católica. O mesmo acontece com um ex-protestante casado que acha que seu casamento anterior não é válido porque mudou de Fé.
Tão grande é o mistério do vínculo matrimonial que São Paulo o comparou ao grande mistério da união de Cristo à Sua Igreja (cf. Ef 5,32). "Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu" (Mt 19,6).

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Conversão

Como se está mal longe de Deus! As vezes as pessoas vão por aí como “Joãozinho feliz”, assim se expressava Joseph Ratzinger em sua “Introdução ao Cristianismo”. Joãozinho feliz, “como ele achasse por demais pesada e incômoda a barra de ouro que ganhara, trocou-a primeiro por um cavalo, depois trocou o cavalo por uma vaca, a vaca por um ganso e o ganso por uma pedra de amolar e mesmo esta ele acabou lançando na água, pois não se dava conta do prejuízo, pelo contrário: achava que tinha ganho, finalmente, o dom precioso da liberdade completa”[iii]. Quantas pessoas trocam a barra de ouro do encontro com Deus e da vida nova em Cristo por uma suposta libertade mal entendida! Essa historinha dá para pensar mais, deixo-a nas mãos do leitor.

Fonte: [iii] Joseph RATZINGER, Introdução ao Cristianismo, São Paulo: Loyola, 2005, p. 25.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quando te olho Jesus

Everybody needs inspiration
Everybody needs a soul
A beautiful melody
When the night's so long
Cause there is no guarantee
That this life is easy

Yeah, when my world is falling apart
When there's no light to break up the dark
That's when I, I, I look at you
When the waves are flooding the shore and I Can't find my way home anymore
That's when I, I, I look at you

When I look at you
I see forgiveness
I see the truth
You love me for who I am
Like the stars hold the moon
Right there where they belong and I know
I'm not alone

Yeah, when my world is falling apart
When there's no light to break up the dark
That's when I, I, I look at you
When the waves are flooding the shore and I
Can't find my way home anymore
That's when I, I, I look at you

You, appear, just like a dream to me
Just like cyledoscope colors that
Prove to me
All I need
Every breath, that I breathe
Don't you know?
You're beautiful

When the waves are flooding the shore
And I cant find my way home anymore
Thats when I,
I I look at you
I look at you

Tradução
Todo mundo precisa de inspiração, /Todo mundo precisa de uma essencia/ Uma bela melodia/ Quando a noite é longa/ Porque não há nenhuma garantia/ De que esta vida é fácil
Sim, quando meu mundo está caindo aos pedaços/ Quando não há luz para quebrar a escuridão/ É quando eu, eu, eu olho para você/Quando as ondas estão inundando o litoral e eu/ Não consigo encontrar o meu caminho de casa/
É quando eu, eu, eu olho para você
Quando eu olho para você/ Eu vejo o perdão/ Eu vejo a verdade/
Você me ama por quem eu sou/ Como as estrelas seguram a lua/ Bem ali, onde elas pertencem e eu sei/ Eu não estou sozinha
Sim, quando meu mundo está caindo aos pedaços/Quando não há luz para quebrar a escuridão/ É quando eu, eu, eu olho para você/ Quando as ondas estão inundando o litoral e eu/ Não consigo encontrar o meu caminho de casa/ É quando eu, eu, eu olho para você
Você parece como um sonho para mim/Como as cores de um caleidoscópio/ Provam para mim/ Tudo que eu preciso
Cada respiração que eu dou/
Você não sabe/ Você é lindo

OBS: Essa música é cantada por Miley Cyrus(nome original é "Whem I look at you","Quando eu olho pra você), cantora secular, porém a letra muito inspiradora, podem nos remeter a um único amor que temos em nossas vidas, o mais puro e verdadeiro, que é o amor de Jesus Cristo. É uma bela canção, quem tiver oportunidade de escutar a melodia, vale a pena.