domingo, 20 de junho de 2010

A indissolubilidade do Matrimônio

De forma alguma é permitido aos batizados desligar-se de sua esposa ou esposo, se contraíram um matrimônio válido e consumado. Da mesma forma, aquele que se une ao separado ou separada também peca gravemente.
Da mesma forma como no poder civil o casamento não pode ser dissolvido sem o aval da autoridade competente, neste caso o Estado, também cabe não aos cônjuges, mas aos Tribunais da Igreja discernir se um vínculo matrimonial pode ou não ter sido válido. Principalmente porque Jesus não delegou ao Estado o múnus de arbitrar sobre o casamento entre batizados.

Portanto, não é porque o Estado permite o “casa e descasa” que tal prática é lícita ao Povo de Deus. Há Estados que permitem a união civil entre homossexuais e por acaso isto torna lícita tal prática entre os Cristãos?
Aos eleitos cabe viver seu matrimônio como vínculo indissolúvel (que só pode ser dissolvido com a morte de um dos cônjuges cf. 1Cor 7,39), como sacramento exigido na sua condição de batizado.

Por isso, não pode um católico se divorciar e nem um protestante. Ambos são batizados. Grande engano comete um ex-católico casado que deseja contrair novas núpcias achando que seu casamento anterior é falso porque foi celebrado na Igreja Católica. O mesmo acontece com um ex-protestante casado que acha que seu casamento anterior não é válido porque mudou de Fé.
Tão grande é o mistério do vínculo matrimonial que São Paulo o comparou ao grande mistério da união de Cristo à Sua Igreja (cf. Ef 5,32). "Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu" (Mt 19,6).

2 comentários:

  1. Olá.. participo do grupo de oração na terça feira e gosto muuuuito dos encontros! Alex vive dizendo que poucas pessoas acessam o blog pq o domínio é mt grande pra gravar, mas eu encontrei! Queria poder pedir por aqui dois louvores que gosto muito e tô querendo dividir com mais pessoas que tb precisem deles! Um é "QUAL É A CHAVE?" e o outro é "SACRAMENTO DA COMUNHÃO!" Bom desde já agradeço! Boa semana a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que bom que conseguiu achar o blog! Esperamos que tenha gostado, sempre seja bem-vindo(a)!! Pena que não se identificou... Quanto aos louvores, o recadinho está sendo encaminhado, agradecemos pela participação. Colocaremos no blog tb alguma reflexão sobre essses louvores que realmente são lindos...Fique com Deus!

    ResponderExcluir