terça-feira, 29 de junho de 2010

Hoje: Santos Pedro e Paulo

A solenidade dos santos Pedro e Paulo é uma das mais antigas e mais solenes do ano litúrgico. Ela foi inserida no santoral muito antes da festa do Natal e havia desde o século IV o costume de celebrar neste dia 3 Missas. A primeira na basílica de São Pedro no Vaticano, a segunda na basílica de São Paulo fora dos muros e a terceira nas catacumbas de são Sebastião, onde as relíquias dos dois Apóstolos tiveram de ser escondidas por algum tempo para subtraí-las à profanação. Depois da Virgem Santíssima, são precisamente são Pedro e Paulo, juntamente com são João Batista, os santos comemorados mais frequentemente e com maior solenidade no ano litúrgico: além da festa do dia 29 de junho há de fato o dia 25 de janeiro (conversão de S.Paulo), 22 de fevereiro (cátedra de S.Pedro) e 18 de novembro (dedicação das basílicas dos santos Pedro e Paulo).
Por mais tempo pensou que 29 de junho fosse o dia em que, no ano de 67, S.Pedro na colina Vaticana e S.Paulo na localidade agora denominada Três Fontes testemunharam sua fidelidade a Cristo com o derramamento do sangue. Na realidade, embora o fato do martírio seja um dado histórico incontestável, e está além disso provado que isto aconteceu em Roma durante a perseguição de Nero, é incerto não só o dia, mas até o ano da morte dos dois apóstolos.

São Pedro e São Paulo de fato, embora não tenham sido os primeiros a trazer a fé a Roma, formam realmente os fundadores da Roma cristã: um antigo hino litúrgico definia-os como pais de Roma; um dos hinos do novo breviário fala de Roma que foi " fundada em tal sangue". A palavra e o sangue são a semente com que os santos Pedro e Paulo, unidos com Cristo, geraram e geram a Roma cristã e a Igreja inteira.
Fonte:Um santo para cada dia - Mario Sgarbossa;Luigi Giovannini- Ed.Paulus, 6ed, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário