terça-feira, 3 de agosto de 2010

Week-end

"Week-end" é a expressão inglesa que significa "descanso de fim de semana". Trabalha-se cinco dias ou pouco mais no confinamento dos escritórios ou dos estabelecimentos, no ruído das cidades, aprisionados entre asfalto e o cimento, em uma atmosfera pesada: mas , chegando o sábado, parte-se para dois dias de repouso, possivelmente nos campos ao ar puro, num cenário de verde e repousante vegetação. O que aí se procura é o repouso, uma distensão após o trabalho.
O domingo cristão, ao invés, é algo de maior: não é um simples "week-end" em que se introduz a Missa, mas é um dia todo ilumindado pela luz do Senhor Ressuscitado: a Missa é certamente o momento maior e mais nobre do domingo cristão, mas não é tudo e não basta ter ido à Missa para ter vivido e santificado a festa.

O domingo cristão é o dia em que os cristãos deixam de ser homens da máquina, do trabalho agitado e febril, para se recordarem que são ressurgidos e assim se elevarem até as coisas eternas na oração, pela participação nos divinos mistérios, na meditação da Palavra de Deus.
E como consequencia dessa "libertação pascal" lhe vem a alegria, o alegre encontro com os amigos e as pessoas caras, o lazer, o divertimento.

Fonte: Livro Liturgia para o Povo de Deus- d.Carlo Fiore; d.Hildebrando P.Martins; 4ed.
Foto: Igreja Westminster - Sta. Margarete, Londres

Um comentário:

  1. Agradeço a Deus pelas dicas e incentivos para a nossa caminhada.
    Amém.

    ResponderExcluir