domingo, 20 de março de 2011

O Dia D

A batalha contiuna a ser uma batalha.  Mesmo se nossa vitória estiver assegurada, a luta em si não será necessariamente fácil, e isso é verdade em especial na missa.  Conhecendo o poder da graça, o diabo nos atacará com mais violência, diz um antigo mestre, "por ocasião das grandes festas e durante a liturgia divina - especialmente quando pretendemos receber a sagrada comunhão".
Qual é nosso combate em particular durante a missa? Talvez seja precaver-se contra o desprezo pela mulher com um perfume forte demais, ou pelo homem que canta, desafinado, a letra errada.  Talvez seja conter nosso julgamento do paroquiano que vai embora antes do fim da missa.  Talvez seja nos voltar para o outro lado quando começamos a imaginar até onde vai realmente aquele decote.  Talvez seja rechaçar a presunção quando ouvimos uma homilia cheia de erros gramaticais.  Talvez seja sorrir, compreensivos, para a mãe com o bêbe que não pára de chorar.
Essas são as batalhas árduas. Talvez não sejam tão românticas quanto sabres que colidem em um deserto longínquo ou marchas no meio de gás lacrimogêneo para protestar contra a injustiça.  Mas porque estão ocultas com tanta perfeição, porque são tão interiores, elas exigem um heroísmo maior. Ninguém, a não ser Deus e seus anjos, vai notar que esta semana você não criticou mentalmente a homilia do vigário.  Ninguém, a não ser Deus e seus anjos, vai notar que você se absteve de julgar a família que não estava vestida decentemente.  Portanto, você não ganha uma medalha; em vez disso, vence uma batalha.

Fonte: Livro - O Banquete do Cordeiro -a missa segundo um convertido.

2 comentários:

  1. Interessante como DEUS nos fala... como o "vigiar e orar" é contínuo e necessário. já li o livro "O Banquete do Cordeiro", mas não me lembrava mais deste trecho. Como foi bom ler outra vez e refletir as minhas lutas durante a Santa Missa. Obrigada!
    Uma Quaresma com grandes frutos de conversão.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Venho agradecer pelo texto, pois realmente estamos sempre sendo perseguidos para dispersarmos no sacrifdício da Santa Missa. Louvo a Deus pelas reflexões e mensagens do blog, já que são de grande importância para todos. Amém.
    Paulo Roberto.

    ResponderExcluir