segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Ano da Fé"

Comemora os 50 anos do Concílio Vaticano II

Foi com grande alegria que o Papa Bento XVI anunciou no domingo dia 16 de outubro, o "Ano da fé", para comemorar os 50 anos do Concílio Vaticano II. O "Ano da fé" será aberto no dia 11 de outubro de 2012, na festa de Cristo Rei, e terminará no dia 24 de novembro de 2013. O anúncio foi feito pelo Santo Padre durante a missa que ele presidiu na Basílica de São Pedro encerrando o encontro realizado no Vaticano das pessoas empenhadas pela nova evangelização.
Na segunda-feira, 17 de outubro, o Vaticano publicou a Carta Apostólica do Papa Bento XVI, em forma de Motu Próprio, instituindo o "Ano da Fé", que tem como título "Porta da fé".  O Papa inicia seu texto afirmando que " a porta da fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós".
Ele ainda afirma que decidiu  proclamar o ano para mostrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé, mostrando que a Igreja a realizar-se também através do testemunho prestado pela vida dos fiéis. A íntegra da Carta Apostólica do Papa Bento XVI pode ser encontrada no site: http://www.vatican.va/.

Reflexão acerca da Igreja:
O Concílio Vaticano II, o 21° Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado pelo Papa João XXIII, no dia 25 de dezembro de 1961, através da bula "Humanae salutis" , e aberto no dia 11 de outubro de 1962.  O beato João XXIII, que faleceu no dia 3 de junho de 1963, não pode encerrar os seus trabalhos, que foi feito pelo seu sucessor, o Papa Paulo VI, no dia 8 de dezembro de 1965.  Ele foi realizado em quatro sessões, e mais de duas mil pessoas participaram.  O Concílio tem quatro constituições, nove decretos e três declarações.  Em 1995, o Papa João Paulo II, o classificou de "um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo."
Uma das reuniões do Concílio Vaticano II

"O ano da fé visa dar um impulso renovado à missão da Igreja, de conduzir o homem para fora do deserto no qual se encontra com destino à vida , para a amizade com Cristo que nos dá  essa vida em plenitude. Ele será um momento de graça e de compromisso para um conversão  sempre mais completa a Deus, para  reforçar  a nossa fé e anunciá-la com alegria aso homens de nosso tempo."

Por Carlos Eduardo Bittencourt
Fonte: Testemunho de Fé - Arquidiocese de S.Sebastião, Rio de Janeiro. Ano XX (XI) - n°715 - Edição Semanal n° 559 - De 23 a 29 de outubro de 2011.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Grupos de Oração do Apostolado Mundial de Fátima

Caros amigos,
Nossa Comunidade é muito feliz em poder fazer parte do Apostolado Mundial de Fátima, atuando principalmente na cidade de Campos. Dentre as ações do Apostolado, uma delas é a formação de Células ou Grupos de Oração, um grupo de oração do Apostolado Mundial de Fátima é um encontro espiritual que se realiza normalmente uma vez por semana, em casa de um dos membros. Os participantes tentam deste modo crescer na sua santidade, respondendo aos pedidos que Nossa Senhora de Fátima para que se rezasse e se fizessem sacrifícios com espírito de reparação. Tal como as células de um corpo se dividem e crescem, uma célula ou um grupo de oração faz o mesmo quando atinge oito ou nove membros. Isto é, nessa altura, uma parte do grupo desmembra-se e forma um novo grupo de oração.

Já existe vários grupinhos do Apostolado sendo formados em Campos, em vários bairros da cidade, se você deseja participar é muito simples, as reuniões são breves e cada semana é realizada na casa de um dos membros, seguindo principalmente a oração do Santo Terço. Se deseja participar, é só nos informar em qual bairro você reside, assim localizaremos um grupo perto de sua residência para que fique mais fácil sua participação! Você pode mandar um email aqui pro blog (ccaliancaeterna.gmail.com), ou enviar no comentário do blog seu nome, endereço e o seu contato.
Podemos dizer que o primeiro grupo de oração começou com Nossa Senhora e os três pastorinhos em Fátima. Durante as seis Aparições em Fátima, em 1917, Nossa Senhora e os pastorinhos rezaram em conjunto.

Para quem mora no Parque Tamandaré ou próximo a Pelinca, há um grupo de oração com reuniões as 19:30h toda segunda-feira (horário sujeito a modificações conforme a necessidade e compromissos dos participantes). Para os interessados é só ligar: (22) 81265444 ou mandar um email: kamillyfarah@yahoo.com.br

Divulgaremos depois contato dos demais bairros.
Estamos aguardando vocês pessoal e esse convite vai também para os que frequentam o Grupo de Oração Aliança Eterna!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Concurso da logomarca da JMJ RIO 2013

Criatividade a serviço da Evangelização


No último dia 27 de setembro, o Arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta, assinou o regulamento para o concurso da logo da Jornada Mundial da Juventudo Rio 2013, após a benção das instalações do Comitê Organizador do envento, que reunirá jovens do mundo inteiro no Rio, em julho de 2013. 
Os participantes do concuros precisam criar uma logo inédita que inclua as siglas JMJ 2013, a cruz ou referência clara ao símbolo de indentidade do cristão, a representação do Rio de Janeiro e lembrando-se que o lema da JMJ Rio 2013 é: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" ( Mateus 28,9).
Os trabalhos deverão ser enviados somente pelos Correios para o Setor de Comunicação do Instituto JMJ Rio,  na  Rua Benjamim Constant, n°23 - 7°andar - Glória - CEP: 20.241-150, até 31 de outubro de 2011.
O Concurso não terá premiação. Os cinco trabalhos escolhidos serão enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, que escolhe a logo vencedora.
A divulgação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2011, no Santuário do Cristo Redentor.
O regulamento completo está disponível no site: http://www.rio2013.com/

Fonte: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Paz -Ano 0. N°4 - Outubro de 2011.

sábado, 22 de outubro de 2011

TOP 100 !!!

Ei Pessoal, temos a enorme alegria de dizer que o Blog Comunidade Mariana Aliança Eterna ficou entre os 100 mais votados Blogs no quesito Religião do Brasil!!!! Concurso este feito pelo TOP BLOG, o maior concurso de premiação de blogs do Brasil. Graças a essa colocação avançamos para o 2°turno do concurso, a votação do 2° turno começa hoje (22/10/11) e vai até dia 22/11/11, portanto vamos votar pessoal!!! E divulguem!!!


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bispo americano restabelece Oração a São Miguel após cada Missa

Dom Thomas Paprocki, Bispo de Springfield (Illinois, EUA) autorizou que seja recitada em sua diocese, no final de cada Santa Missa, a Oração a São Miguel Arcanjo composta pelo Papa Leão XIII. Para isso, informa o jornal diocesano Catholic Times, foram distribuídos às paróquias cartões impressos, contendo num lado a oração e no outro uma carta de Dom Paprocki.
“Um dos maiores trunfos de Satanás em sua camuflagem, é a crença de que ele não existe”, afirmou o Bispo norte-americano. Quando não acreditamos “nas forças do mal ficamos incapazes de resistir a elas. Por isso, é bom lembrarmos a Oração a São Miguel Arcanjo” acrescentou.
Por determinação de Leão XIII, essa oração era rezada no final de cada celebração eucarística até o ano de 1965. “João Paulo II e Bento XVI exortavam os fiéis a rezá-la diariamente, sobretudo depois da Missa”, explicou Dom Paprocki.

“O Arcanjo Miguel quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: o Senhor te repreenda!” (Judas v.9).

Por Pe. Inácio José do Vale
Professor de História da Igreja
Pregador de Retiros Espirituais
Especialista em Ciência Social da Religião
E-mail: pe.inacio.osbm@hotmail.com

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vaticano com mais um novo site

O Vaticano lançará um site de perguntas e respostas sobre a fé neste sábado, 15. O endereço www.Aleteia.org, vinculado ao Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, organismo oficializado em 12 de outubro de 2010 pelo Papa Bento XVI.

O mais recente órgão da Cúria Romana também está formulando um Enchiridion da nova evangelização, reunindo todos os textos do magistério pontifício sobre o tema, de Pio XII a Bento XVI. Além disso, para a Quaresma de 2012, doze grandes cidades europeias receberão a "Missão metrópoles", que busca impulsionar a fé em locais na Europa que têm um elevado índice de cultura e de vida secularizadas.
Todas essas novidades serão abordadas neste final de semana em um encontro histórico, batizado de "Novos evangelizadores para a nova evangelização". Será a primeira vez que representantes das mais diversas realidades eclesiais que trabalham com a nova evangelização terão um encontro com o Papa e a oportunidade de fazerem o intercâmbio de experiências.

Bento XVI marcará presença no encontro no sábado, 15, com uma saudação aos participantes, e também no domingo, 16, quando presidirá a Santa Missa na Basílica Vaticana.
Presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Dom Rino Fisichella

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O povo judeu

Não uma raça, mas muito mais que uma religião, o povo judeu geralmente é descrito como sendo o centro de um triângulo constituído por um Deus, a terra de Israel, e o seu texto sagrado, a bíblia.

A bíblia tem sido a fonte do grande impacto que este pequeno povo (com um número aproximadamente 13 milhões) tem tido na cultura e na fé mundiais. Os seus primeiros cinco livros são conhecidos como a Torá, que significa ensinar, um termo que se expandiu para incluir uma grande quantidade de conhecimento judaico transcrito durante os séculos. Entretanto, para muitos judeus, os seus ensinamentos são destilados em um único comando pronunciado pela primeira vez por um sábio judeu há cerca de dois mil anos atrás: "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem consigo."

A bíblia contém os Dez Mandamentos (no livro bíblico Êxodos, 20:1-13), os ensinamentos morais incluem, entre outros, não só proibições de assassinato e roubo, mas também o comando de manter um dia de descanso semanal, o Shabat, uma marca da fé e da cultura judaica, e o comendo de honrar seu pai e a sua mãe. A bíblia é a base para os ensinamentos de Jesus e do cristianismo, e para o Novo Testamento.
Através dos séculos os judeus acrescentaram o Talmude aos seus textos sagrados. Este é um complemento à Torá, que se desenvolveu principalmente depois do povo judeu ser exilado da sua pátria, Israel (veja abaixo), mas lutou para manter conexões uns com os outros, com Deus e com a sua terra. Aprender a Torá e o Talmude, e o estudo em geral, se tornaram um elemento importante da cultura judaica, como também a antiga língua da bíblia, o hebraico, que foi renovado nos tempos modernos.

Talvez uma das histórias mais famosa da bíblia seja o Êxodo, no qual Moisés liderou o povo, então chamado de israelitas e dividido em 12 tribos, da escravidão do Egito para a liberdade. Eventualmente os israelitas entraram na Terra de Israel que, de acordo com a bíblia, Deus prometeu ao primeiro patriarca, Abrãao. As doze tribos são descendentes de Abrãao através do seu neto, Jacó, que também era chamado Israel.
O evento melhor conhecido na vida de Abrão foi quando Deus o testou chamando-o para sacrificar o seu filho Isaque, apesar de Deus não realmente ter deixado que Abrão o fizesse.

Eventualmente os israelitas estabeleceram um reinado na terra de Israel, liderados por Saul, Davi, Salomão e outros reis. Eventualmente o reinado se dividiu nos ramos do norte e do sul. A parte do norte foi exiladas pelos assírios em 721 aC, e suas tribos desapareceram, tornando-se conhecidas como as Dez Tribos Perdidas.
Davi também é uma figura judia religiosa importante. Ele é o antepassado do salvador tão esperado (o Messias), e o autor de algumas das poesias religiosas mais emocionantes da bíblia, os Salmos. Davi também fez de Jerusalém a capital do povo judeu, comprando a terra no Monte Moriá onde Abrão foi testado, e onde posteriormente o grande santuário conhecido como o Templo seria construído

O Monte Moriá é conhecido hoje em dia como o Monte do Templo. Salomão construiu ali o Primeiro Templo em cerca de 950 aC, que foi destruído pelos babilônios, que exilaram os judeus de sua terra em 586 aC. Mas cerca de 50 anos depois os judeus retornaram e construíram o Segundo Templo, que foi embelezado pelo Rei Herodes perto da época de Jesus. Este também foi destruído em 70 AD pelos romanos.
O Monte do Templo no qual as mesquitas muçulmanas Cúpula da Rocha e Al-Aqsa se encontram hoje em dia, é um dos lugares mais bem conhecidos em Israel, como o Muro das Lamentações, o último remanescente do Templo de Herodes e um lugar sagrado judeu.

No século XIX Theodore Herzl, a quem muitas pessoas chamam do Moisés dos dias modernos, fundou um movimento político moderno para trazer os judeus de volta à antiga terra. O movimento era chamado Sionismo, da palavra "Sião", um nome para Jerusalém mencionado na bíblia. Desta forma, durante os séculos de exílio, os judeus nunca esqueceram a sua cidade sagrada. Quando o Estado de Israel foi fundado em 1948, Jerusalém se tornou a sua capital.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Padroeira do Brasil

Dia 12 de outubro, celebramos a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, declarada a padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI, em 1930, e aclamada oficialmente como Rainha e Padroeira de nossa pátria em 1931, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, na presença de uma multidão de fiéis e do Governo brasileiro.

Apesar do título de Rainha e Padroeira do Brasil, a Mãe de Deus e nossa, quis manifestar-se de maneira simples e discreta: em 1717, nas águas do rio Paraíba, três pescadores - João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso – depois de muito trabalho em vão, conseguiram, finalmente, apanhar grande quantidade de peixes, após terem encontrado em dois lances das redes, o corpo e a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A sabedoria, e, principalmente, a fé, destes três pescadores, fizeram com que eles conseguissem ver neste fato um sinal da presença de Deus.

A fé que não permitiu que eles jogassem de volta para as águas do rio Paraíba a pequena imagem da Virgem da Conceição que acabara de ser encontrada, foi a mesma que inspirou um deles a levá-la para sua casa, para, a partir deste momento, ser venerada sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida porque foi achada (aparecida) nas águas. A devoção começou modestamente com a reza do terço e aos poucos, com o crescimento do número de devotos e a multiplicação das graças alcançadas, atribuídas a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, viu-se a necessidade de construir, em 1745, uma capela, no Morro dos Coqueiros, onde se encontra hoje a Basílica Antiga. E, em 1955, deu-se início a construção do atual Santuário - o maior santuário mariano do mundo. Hoje, o Santuário recebe, anualmente, cerca de 10 milhões de devotos, vindos de toda parte do Brasil e também de outros países que chegam à Casa da Mãe para louvar, pedir e agradecer pelas graças alcançadas.

A devoção a nossa Mãe Aparecida, como vimos, surgiu de maneira muito simples e humilde, sem fato espetacular, assim como, o nascimento do seu Filho Jesus, que mesmo sendo Rei e nosso Salvador, escolheu vir ao mundo por meio de Maria, uma menina pobre de Nazaré, e nascer num estábulo, cercado por pastores e animais. Isto nos faz compreender melhor a predileção de Deus para com os pobres e humildes.

Fonte: Arquidiocese de Aparecida

sábado, 8 de outubro de 2011

Círio de Nazaré tem início em Belém

Na noite desta terça-feira 4, teve início na cidade de Belém do Pará, a procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, reunindo cerca de dois milhões de fiéis para manifestar sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

Por ocasião do Círio, o Regional Norte 2 da CNBB (Pará) manifestou em nota a alegria da realização de mais uma edição da maior festa católica do Brasil.
“O Círio é a Festa da Família! É a confraternização! É a grande mutirão para “encher as talhas de água”, para que Jesus a transforme em vinho, o vinho novo da paz, da justiça e do compromisso com a causa do Evangelho”, afirma um trecho do texto.
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará. Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário.

No próximo domingo, 9, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Além desta procissão, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
Nesta quarta-feira, dezenas de grupos, movimentos, serviços e pastorais de várias Paróquias da Arquidiocese de Belém reúnem-se e revezam-se durante 48 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Para mais informações sobre o Cirio de Nazaré, visite:

PUBLICIDADE
ACI Digital
BELÉM, 05 Out. 11 / 05:50 pm (ACI)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Vontade de Deus na vida profissional

A profissão de cada um é um meio para se fazer a vontade de Deus no dia a dia. Viver mal a profissão, trabalhar mal, sem competência e bom desempenho é uma forma de desobedecer à vontade de Deus. O trabalho foi colocado em nossa vida, por Deus, como “um meio de santificação”. Depois que o homem pecou no paraíso e perdeu o “estado de justiça” e “santidade” originais, Deus Pai fez do trabalho um meio de redenção para o homem.

“Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te proibira de comer, maldito é o solo por causa de ti. Com sofrimentos dele te nutrirás todos os dias de tua vida. Ele produzirá para ti espinhos e cardos e comerás a erva dos campos. Com suor do teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado” (Gen 3,17-19).
Mais do que um castigo para o homem, o trabalho foi inserido na sua vida para a sua redenção. Por causa do pecado ele agora é acompanhado do “suor”, mas este sofrimento Deus o fez matéria-prima de salvação.
Sem o trabalho do homem não há o pão e o vinho que, na Mesa Eucarística, se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo. Sem o trabalho do homem não teríamos o pão de cada dia na mesa, a roupa, a casa, o transporte, o remédio, a cultura, entre outros. Tudo que chega a nós é fruto do trabalho de alguém; é por isso que o labor é santo e nos santifica quando realizado com fé, conforme a vontade de Deus.

São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, durante a celebração de uma Santa Missa, no campus da grande universidade de Navarra, na Espanha, fez uma histórica homilia, como título “Amar o Mundo Apaixonadamente”. Ele fundou a prelazia para difundir a santidade no trabalho profissional e nas atividades diárias. Na homilia, ele falava da necessidade de “materializar a vida espiritual”. O objetivo era combater a perigosa tentação do cristão de “levar uma espécie de vida dupla: a vida interior, a vida de relação com Deus, por um lado; e, por outro, diferente e separada, a vida familiar, profissional e social, cheia de pequenas realidades terrenas”.

Santo Escrivá, um santo dos nossos dias, canonizado em 2002 por João Paulo II, olhava a vida com grande otimismo e considerava o trabalho e as relações humanas com alegria e dizia que: “O mundo não é ruim, porque saiu das mãos de Deus”. “Qualquer modo de evasão das honestas realidades diárias é para os homens e mulheres do mundo coisa oposta à vontade de Deus”.

Na verdade, somente com essa ótica podemos entender plenamente o mundo com os olhos de Deus. Nem o marxismo cultural, materialista e ateu, nem o consumismo desenfreado de nossos dias, nem o hedonismo, que busca o prazer como fim, podem dar ao homem moderno a felicidade e a verdadeira paz.
Qualquer que seja o trabalho, sendo honesto, é belo aos olhos de Deus Pai, porque com ele estamos “cooperando com Deus na obra da criação”. Não importa se o trabalho consiste nos simples afazeres de uma doméstica ou nas complicadas tarefas de um cirurgião que salva uma vida, tudo é importante diante do Senhor. O que mais importa é a intensidade do amor com que cada trabalho é realizado. Ele se tornará eterno na vida futura.

São Josemaría Escrivá falava da necessidade de o Cristianismo ser encarnado na vida cotidiana.
“Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens. Sabeis que recebereis como recompensa a herança das mãos do Senhor. Servi ao Senhor Jesus Cristo” (Col 3,13).

Tudo o que fazemos deve ser feito “para o Senhor”. Não importa o que seja, se é grande ou pequeno, deve ser feito tendo o Senhor como o “Patrão”. Se você é lavadeira, então lave cada camisa ou cada calça como se o próprio Jesus fosse vesti-las.
Se você cozinha, faça a comida como se o Senhor fosse comê-la. Se você é um pintor de paredes, pinte a casa como se ela fosse a morada do Senhor. Se você varre a rua, limpe-a como se o Senhor fosse passar por ela… Se você é um aluno, estude a lição como se o professor fosse o Senhor Deus.

É isso que São Paulo quer nos ensinar quando diz que “tudo deve ser feito de bom coração, como para o Senhor, e não para os homens”. É claro que com essa “nova ótica”, você vai trabalhar da melhor maneira possível, com todo o talento, cuidado, dedicação, competência, honestidade, pontualidade… perfeição, porque o fará para Deus. Isso santifica. Isso muda a nossa vida; e é a vontade de Deus. Isso o fará feliz. Quando trabalhamos assim, toda a vida se torna “sagrada”, pois é vivida plenamente para Deus.

É importante também notar o que São Paulo diz a seguir: “Sabeis que recebereis como recompensa a herança das mãos do Senhor”. Que “herança” é essa? É a vida eterna, o céu, o prêmio, por você ter sido “fiel no pouco”. Isso mostra que cada minuto do nosso labor aqui na terra, vivido por amor a Deus, com “reta intenção” de agradá-Lo, se transforma em semente de eternidade.

Prof.Felipe Aquino

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Santos Anjos da Guarda

Imagem do Santo Anjo da Guarda de Francisco de Assis, cuja festa é celebrada no próximo dia 4 de outubro

Deus, que criou todas as coisas, criou também os anjos, para que o louvem, obedeçam e atendam. Criou-os para serem eternamente felizes e para que nos ajudem e guiem, especialmente toda a sua Igreja. Entretanto uma grande parte desses anjos cometeu o grave pecado da soberba, desejando tornar-se iguais ao próprio Criador. Por isso Deus os condenou e os precipitou no inferno, onde permanecerão para todo o sempre. Esses anjos rebeldes são chamados espíritos maus, diabos ou demônios, e têm como chefe Satanás.

Os anjos que ficaram fiéis a Deus são os chamados anjos bons ou simplesmente: anjos. Dentre esses é que Deus escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena. "Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra" (Sl 90,11-12).
Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais, com uma missão insubstituível ao longo da criação. Eles possuem a natureza angélica espiritual, que é a síntese de toda a beleza e de todas as virtudes de Deus, por isso impossível de ser representada.
Em um dos seus textos, são Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de informar-nos se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fim de nossa vida, através da intercessão de nosso Anjo Bom.

Deus confiou cada criatura a um Anjo da Guarda. Esta é uma verdade que está em várias páginas da Sagrada Escritura e na história das tradições da humanidade, sendo um dogma da Igreja Católica, atualmente também confirmado pelos teólogos. A devoção dos anjos é mais antiga até que a dos próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quando os monges solitários receberam a companhia dessas invisíveis criaturas, cuja presença era sentida nas suas vidas de silenciosa contemplação e íntima comunhão espiritual com Deus-Pai.

Todavia o Eterno Guardião, como o Anjo da Guarda também é chamado, tão solicitado e cuidado durante a infância, está totalmente esquecido no cotidiano do adulto, que, descuidando de sua exclusiva e própria companhia, não se apercebe mais de sua angélica presença. Mas este espírito puro continua vigilante, constante dos pensamentos e de todas as ações humanas.

O Anjo da Guarda é um ser mais perfeito e digno do que nós, criaturas humanas. Não podemos ignorá-lo. Devemos amá-lo, respeitá-lo e segui-lo, pois está sempre pronto a proteger-nos, animar e orientar, para cumprirmos a missão da vida terrena, trilhando o caminho de Cristo e, assim, ingressarmos na glória eterna.
A celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. Antes, ela ocorria no dia 29 de setembro, junto com a do arcanjo Miguel, guardião e protetor por excelência. O dia 2 de outubro foi fixado em 1670, pelo papa Clemente X, para celebrar separadamente o nosso santo Anjo da Guarda. E para ele a Igreja ditou uma das mais belas orações, que diz: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, agora e sempre. Assim seja".