segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Ano da Fé"

Comemora os 50 anos do Concílio Vaticano II

Foi com grande alegria que o Papa Bento XVI anunciou no domingo dia 16 de outubro, o "Ano da fé", para comemorar os 50 anos do Concílio Vaticano II. O "Ano da fé" será aberto no dia 11 de outubro de 2012, na festa de Cristo Rei, e terminará no dia 24 de novembro de 2013. O anúncio foi feito pelo Santo Padre durante a missa que ele presidiu na Basílica de São Pedro encerrando o encontro realizado no Vaticano das pessoas empenhadas pela nova evangelização.
Na segunda-feira, 17 de outubro, o Vaticano publicou a Carta Apostólica do Papa Bento XVI, em forma de Motu Próprio, instituindo o "Ano da Fé", que tem como título "Porta da fé".  O Papa inicia seu texto afirmando que " a porta da fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós".
Ele ainda afirma que decidiu  proclamar o ano para mostrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé, mostrando que a Igreja a realizar-se também através do testemunho prestado pela vida dos fiéis. A íntegra da Carta Apostólica do Papa Bento XVI pode ser encontrada no site: http://www.vatican.va/.

Reflexão acerca da Igreja:
O Concílio Vaticano II, o 21° Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado pelo Papa João XXIII, no dia 25 de dezembro de 1961, através da bula "Humanae salutis" , e aberto no dia 11 de outubro de 1962.  O beato João XXIII, que faleceu no dia 3 de junho de 1963, não pode encerrar os seus trabalhos, que foi feito pelo seu sucessor, o Papa Paulo VI, no dia 8 de dezembro de 1965.  Ele foi realizado em quatro sessões, e mais de duas mil pessoas participaram.  O Concílio tem quatro constituições, nove decretos e três declarações.  Em 1995, o Papa João Paulo II, o classificou de "um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo."
Uma das reuniões do Concílio Vaticano II

"O ano da fé visa dar um impulso renovado à missão da Igreja, de conduzir o homem para fora do deserto no qual se encontra com destino à vida , para a amizade com Cristo que nos dá  essa vida em plenitude. Ele será um momento de graça e de compromisso para um conversão  sempre mais completa a Deus, para  reforçar  a nossa fé e anunciá-la com alegria aso homens de nosso tempo."

Por Carlos Eduardo Bittencourt
Fonte: Testemunho de Fé - Arquidiocese de S.Sebastião, Rio de Janeiro. Ano XX (XI) - n°715 - Edição Semanal n° 559 - De 23 a 29 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário