quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Comissões da JMJ RIO2013

                         Conheça algumas das Comissões da Jornada Mundial da Juventude RIO2013:
Comissão de Cultura:
Responsável por divulgar os aspectos referentes à cultura não só no Brasil, mas em outros países e do modo inverso também.  Um dos aspectos será mostrar as diversar manifestações culturais de todo o país, com suas diferenças e em especial, com as influências vindas dos diversos grupos que se instalaram no Brasil. "A idéia é que tenhamos 27 palcos, um para cada estado, com ênfase no´processo de colonização.  Queremos mostrar o máximo possível da expressão cultural do Brasil", destaca o Cônego Marcos William.

Comissão de Comunicação:
"Podemos e é possível viver uma comunhão plena para mostrar ao mundo que a Igreja fala uma linguagem e essa linguagem é Cristo", afirmou padre Márcio ao falar sobre a importância da comunicação gerar comunhão. O setor é responsável pelos conteúdos do site oficial (http://www.rio2013.com/), assessoria de imprensa, redes sociais  e por todas as campanhas que serão feitas para a JMJ como a da logo, que já está em andamento. O trabalho envolve ainda um trabalho com todos os outros setores e com as áreas de marketing e publicidade.

Comissão de Pré-Jornada:
A proposta da CNBB é que a Igreja de todo o Brasil viva uma experiência missionária e os que vierem participar da Pré-Jornada também se insiram nesse contexto, em todas as dioceses que se abrirem para receber os peregrinos na semana que antecede a Jornada.  "Será uma vivência missionária dentro da Igreja local, um contato com a espiritualidade e com a cultura", afirmou padre Jefferson. A Pré-Jornada também quer estabelecer um diálogo com os jovens que estão nas universidades.

Comissão de Hospedagem:
O setor está desenvolvendo um grande trabalho de identificação e mapeamento dos possíveis locais para alojar os peregrinos. Para os pontos de hospedagem serão usados, entre outros locais, colégios, clubes, casas religiosas e casas de família. "A partir de novembro começarão as reuniões nos vicariatos, com os coordenadores indicados por cada paróquia", lembrou irmã Graça. Haverá também um trabalho específico para os peregrinos com necessidades especiais.

Comissão de Voluntariado:
"É a porta de entrada para todos os que desejam trabalhar na Jornada", disse padre Ramon. Através dela são recebidas as inscrições e depois encaminhadas para os diversos setores, de acordo com a demanda criada em cada um. A expectativa é que sejam necessários pelo menos 40mil voluntários para a RIO2013. Os voluntários são responsáveis por cerca de 90% do trabalho feito em uma jornada.

Comissão de Pastoral e Liturgia:
A comissão é responsável pelas catequeses que acontecerão durante a JMJ,  pela escolha do hino e oração oficiais, além dos subsídios que serão utilizados na arquidiocese para formação sobre temas ligados à Jornada, no que tange à espiritualidade. Já para este ano será feito um direcionamento para novena de Natal que será usada na Igreja no Rio com especial enfoque para o tema da hospedagem e acolhida.

Comitê Organizador Local (COL) JMJ RIO2013:
O COL tem sua sede no 7°andar do Edifício João Paulo II, na Rua Benjamin Constant, 23, Glória.
As coordenações das comissões responsáveis pelas diversas frentes de trabalho estão funcionando no mesmo andar. O telefone geral para contato é 3549-6730.

E-mails:
Voluntários - volunt@rio2013.com
Coordenação Geral - coordgeral@rio2013.com
Atos centrais - atcentr@rio2013.com
Comunicação - comunic@rio2013.com
Preparação pastoral - prepast@rio2013.com
Relações institucionais - relinsti@rio2013.com
Hospedagem - hosped@rio2013.com
Atos culturais - atcult@rio2013.com
Logística - logist@rio2013.com
Pré-Jornada - prejornada@rio2013.com

Fonte: Jornal Testemunho de Fé - Arquidiocese de S.Sebastião, Rio de Janeiro. Ano XX (XI) - Edição semanal n°559 - De 23 a 29 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário