sexta-feira, 4 de novembro de 2011

De volta a Via Sacra

Pessoal, esse mês faz um ano que alguns membros de nossa Comunidade viajaram para Israel. Mais precisamente no dia 04 de novembro de 2010 saíamos para conhecer e rezar a Via Sacra e o Santo Sepulcro, dia em que chegamos a Jerusalém. Hoje Sexta-feira, dia para relembrar a paixão de Nosso Senhor, vamos falar um pouco do que vivemos e rezar:

Entramos em Jerusalém pela porta de Estevão, andamos por fora dos muros até entrar pelo antigo mercado de ovelhas. Muita era a expectativa pois íamos passar pelo lugar mais Santo dos cristãos, onde Jesus viveu seus últimos momentos.
"Eles feriram minhas mãos e meus pés. Possso contar todos os meus ossos". (Sl.22,17.18).

Um Lugar Santo, é muito mais do que um lugar onde fisicamente Jesus passou, mas é um lugar onde a Igreja venera um mistério da vida de Cristo; um lugar santificado pela oração dos que acreditam.
A "VIA SACRA" ou "CAMINHO DA DOR" percorre  entre as sinuosas ruelas da Cidade Velha de Jerusalém. As "14 estações" da Via Crucis  estão distribuídas ao longo desta via. Cada estação comemora um acontecimento. Capelas, conventos, monastérios, permitem ao peregrino parar e meditar. É, para ele, a Via Sacra por excelência.

Jesus chegou ao chamado "Lugar da Caveira", em hebraico chamado "Golgota", onde o crucificaram. (Jo. 19,17)
"Jesus deu um grande grito: "Eli, Eli lama sabachtani?", isto é: "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" (mt.27,26)
"Jesus, porém, tornando a dar um grande grito, entregou o espírito". (Mt.27,50)


O altar grego do local da crucificação é eregido sobre a rocha do Calvário, lugar onde fôra levantada a Cruz de Jesus e as dos dois ladrôes. De Estilo oriental, é ricamente decorada. Ao lado, na rocha, vê-se uma larga fenda provocada por um terremoto.







Ente os dois grandes altares do Calvário, existe um altar menor com uma estátua de madeira. É obra do século XVI, veio de Lisboa em 1778. Lembra a dor de Nossa Senhora e simboliza o sofrimento de todas as mães que perderam seus filhos.

        "Vos todos que passais pelo caminho, olhai e vede: Há dor como a minha?" (Lam.1,12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário