quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ser coroinha é consagrar desde cedo a vida à Deus


Os (as) Coroinhas são meninos e meninas que realizam em sua vida a experiência do discipulado e do serviço a comunidade, de modo especial nas celebrações eucarísticas.
Desde uma tenra idade estes adolescentes são convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.

 Responsabilidade dos Coroinhas
1.- Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos.
2.- Seja pontual.Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.
3.- Seja organizado.Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, calçados e roupas       bem arrumados.
4.- Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar.
5.- Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino.
6.- Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado.
7.- Durante os atos litúrgicos evite conversas,risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério).
8.- Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia.
9.- Dedique-se ao estudo da liturgia,a fim de celebrar cada vez melhor.
10.- Observe o silêncio na igreja e na sacristia.E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.

Quem é o Santo Padroeiro dos Coroinhas? 
Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito, isto é, coroinha na igreja. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão.  
Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar o Pão dos Fortes à cadeia. Foi então que o acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Relativamente ao perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. 
 Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram. Depois de morto, revistaram-lhe o corpo, nada achando com referência ao Sacramento de Cristo.
Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura.Ainda se conservam nas catacumbas de São Calisto inscrições e restos arqueológicos que atestavam a veneração que Tarcísio granjeou na Igreja Romana. Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Mais uma vez encontramos a importância da Eucaristia na vida do cristão e vemos que os santos existem não para serem adorados, mas para nos lembrar que eles também tiveram fé em Deus.
Eles são um exemplo de fé e esperança que deve permanecer sempre com as pessoas. Então, a exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a ajudar, a servir. Se cada um fizer a sua parte realmente nos tornaremos um só em Cristo.

Algumas Orações que o Coroinha deve Saber: 
Oração á São Tarcísio:  Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais a gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia. Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo. Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé. Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido). Graças e louvores se dê a cada momento, ao Digníssimo Santíssimo Sacramento.
Oração dos Coroinhas: Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministério de coroinha, dá-me coragem para atender o seu chamado.Abençoa meu serviço dentro da comunidade quero exercê-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor.Abençoa também minha família, meus amigos e minha vocação.Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, preserva-me de todas as distrações nesta oferta a teu filho sobre o altar.Santo Anjo da Guarda, protege-me.São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, rogai por nós.Amém. 

Especialmente para Você, Coroinha !!!.
Esperamos tê-lo ajudando a conhecer melhor muitas coisas sobre o trabalho dos coroinhas na igreja, que é um serviço dedicado a Deus e, portanto, um verdadeiro privilégio.
Servir na liturgia é sem dúvida servir ao próprio Deus, que deve merecer todo o nosso respeito e consideração.
Para encerrar, vamos dar-lhe algumas Regras Práticas que todo coroinha deve procurar observar não por imposição, mas por amor:
·         Ao entrar na igreja, faça uma genuflexão para Jesus que está no sacrário: é um ato de fé na sua presença;
·         Antes de entrar na sacristia, pare e reze um pouquinho;
·         Dentro da igreja, caminhe com respeito, sem correr ou brincar;
·         Na sacristia, fale baixinho, pois ela também faz parte da igreja;
·         Vista-se sempre decentemente, sem exageros;
·         Antes de fazer seu serviço junto ao altar, lave bem as mãos; 
·         Ao terminar as celebrações, guarde sempre sua vestimenta no lugar apropriado, procurando não amassá-la; e se estiver suja, lave-a e passe-a;
·         Procure não emprestar a outros jovens sua túnica; se a pessoa insistir, consulte antes o padre ou coordenador;
·        Lembre-se de que a túnica não é de sua propriedade, mas você é responsável por ela: conserve-a, pois, com muito cuidado;
·        Antes de começar a missa, verifique se tudo está em ordem: a toalha do altar, que precisa estar bem limpa; o missal e o lecionário, em seus lugares; as galhetas, com vinho e água; as hóstias, em números suficientes para os fieis; as cadeiras, para o celebrante e para os coroinhas, devem estar limpas; as velas do altar, acesas; os cânticos, distribuídos; as pessoas, já avisadas; as luzes do altar e da igreja, acesas; e outros detalhes, que só você conhece muito bem. (Mas na nossa Paróquia essas atividades são feitas pelos acólitos ou Diácono que estão encarregados da santa missa).
·        Se você prometeu ajudar a rezar a missa num determinado dia, faça tudo cumprir seu dever: é sinal de responsabilidade e maturidade;
·         Quando não puder comparecer na celebração no dia que você foi destinado avise outro para ir no seu lugar e ao seu coordenador.
E, finalmente, nunca se esqueça de que o bom coroinha são aqueles conscientes de sua dignidade e responsabilidade. Desejamos a você um bom trabalho.

Jesus apreciará sua dedicação ao Reino de Deus!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário