domingo, 29 de setembro de 2013

Festa dos Santos Arcanjos

A partir do século VI, celebrava-se em algumas igrejas do orbe cristão uma festa dos Anjos em que eram invocados nominalmente os Arcanjos, que constituem um dos Coros angélicos. S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael é a ordem em que já aparecem numa ladainha grega, datada provavelmente do século VII, de forma destacada e honrosa.
Sabemos pelo testemunho das Escrituras e do Magistério da Igreja que os Anjos são criaturas de Deus, puramente espirituais, oficiantes da liturgia celeste e ministros da Providência; assim ajudam-nos a percorrer o caminho da perfeição.

Quando nos convida a celebrar a festa dos Santos Arcanjos no dia 29 de Setembro, a Igreja espera de nós uma reflexão mais demorada. É nosso dever render graças a Deus pela glória e pelo gozo dos Anjos; agradecer-Lhe por constituí-los como nossos celestiais protectores; unirmo-nos a eles no culto de adoração e louvar ao Criador e, particularmente, suplicar-lhes o auxílio para o propósito de sempre obedecermos à Vontade do Pai, assim como eles livremente escolheram fazê-la no Céu de forma irreversível, definitiva e imutável.
Isto nos ensina a Igreja no Prefácio dos Anjos:
"Proclamamos a Vossa imensa glória, que resplandece nos Anjos e nos Arcanjos, e, honrando estes mensageiros celestes, exaltamos a Vossa infinita bondade, porque a veneração que eles merecem é sinal da Vossa incomparável grandeza sobre toas as criaturas".

Rezemos aos Arcanjos:

SÃO MIGUEL ARCANJO
Vós, Príncipe dos exércitos celestes, Vencedor do dragão infernal, recebestes de DEUS força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba do príncipe das trevas. Insistentemente vos suplicamos que nos alcanceis de DEUS a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no comprimento contínuo da vontade de DEUS e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria. Ao comparecermos perante o tribunal de DEUS – Socorrei-nos para que não desfaleçamos!

SÃO GABRIEL ARCANJO
Vós, Anjo da Encarnação, Mensageiro fiel de DEUS, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos da graça emanados do Coração amabilíssimo de nosso Senhor. Nós Vos suplicamos que fiqueis sempre junto de nós, para que, compreendendo bem a Palavra de DEUS quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes – Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

SÃO RAFAEL ARCANJO
Vós que sois lança e bálsamo do amor divino, nós vos suplicamos, feri o nosso coração e depositai nele um amor ardente a DEUS. Que a ferida não se apague nele, para que nos faça perseverar todos os dias no caminho do amor – Que tudo vençamos pelo amor!


Fonte: http://cumsanctisangelis.blogspot.com.br/p/espiritualidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário