quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O que é a Passio Domini



Com o termo "Passio Domini" ("Paixão do Senhor") se entendem as horas da Paixão de Jesus, desde a quinta-feira à noite, às 21:00h, até a hora da Sua Morte na sexta-feira, às 15:00h.
Buscamos nestas horas - horas de graças especiais de união com Jesus em Seu combate espiritual e Seus sofrimentos salvíficos - , cada um conforme as suas possibilidades, reservar um tempo adequado para a oração, intercessão e meditação daquilo que Jesus fez e sofreu por cada um de nós, sobretudo na quinta-feira à noite e durante as horas da cruz.
Podemos passar este tempo sozinhos ou em grupo, numa igreja ou em casa, conforme as possibilidades e a preferência de cada um.

Certamente, pode-se meditar a Paixão do Senhor em qualquer horário. No entanto, como entre os dias da semana há um dia especial da ressurreição do Senhor, o domingo, no qual o Senhor nos oferece graças especiais para participarmos do mistério salvifíco da Sua ressurreição , assim também há dias e horas  peculiares da Sua Paixão, nas quais, de um modo singular podemos entrar neste mistério de amor e dor, rezando, meditando e padecendo com o Senhor. 

Na fidelidade a este piedoso exercício da Passio Domini se revela a nossa busca da união mais íntima possível com o Senhor, que só se alcança por meio de um amor que é capaz de suportar com Ele a provação e o sofrimento. Procuramos sintonizar o nosso coração com o Coração de Jesus e conformar as nossas intenções com as Suas.
Assim, a Passio Domini se apresenta diante de cada um de nós como um convite do Senhor a segui-Lo e a acompanhá-Lo em Sua Paixão. "Celebrar" a Passio Domini significa responder a este convite, tomando sobre nós o suave jugo de Jesus e unindo-nos a Ele  em Sua luta pela salvação dos homens.
São, sem dúvida, horas de recordação, nas quais lembramos o que Jesus fez e sofreu para nós, durante as últimas horas de Sua vida.
Mas a Passio Domini é mais do que recordar o que aconteceu no passado. Por isso, são também horas nas quais procuramos associar-nos à Paixão de Jesus na Igreja e na humanidade dos nossos dias, reparando as ofensas e os pecados de nosso tempo. Há tantas dificuldades, discórdias na Igreja, tanto sofrimento no mundo que nos rodeia.  Tudo isso queremos levar conosco nesta horas, a fim de que haja um encontro com a Paixão do Senhor.  As horas da Passio Domini se transformam desta maneira, pela nossa participação, em momentos nos quais acontece a redenção de muitas almas pelo Sangue de Jesus.
Texto:Passio Domini - Ir. Maximilian M. Plochl
Fotos: Capela da Comunidade Mariana Aliança Eterna - Semana Santa de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário