domingo, 21 de novembro de 2010

Cônegos Regulares da Santa Cruz


Voltemos a falar um pouco mais sobre a Obra dos Santos Anjos, tão cara pra nós da Comunidade, para que se possa difundir ainda mais esse carisma:

Os membros da Ordem da Santa Cruz são essencialmente membros da Obra dos Santos Anjos, e concretizam esta realidade, sobretudo, pela Consagração aos Santos Anjos, professada em conexão com a Primeira Profissão Religiosa dos membros.
Aos Irmãos da Santa Cruz, cabe a tarefa, delegada pela Santa Igreja, do cuidado espiritual das filiações dentro do movimento Opus Sanctorum Angelorum (Obra dos Santos Anjos).

Espiritualidade:

A Adoração
A adoração de Deus encontra sua mais elevada expressão na celebração da sagrada Liturgia. Os Cônegos Regulares da Santa Cruz dedicam-se à celebração comunitária e solene da Liturgia, na qual tudo o que é humano é dirigido e subordinado ao que é divino, "o visível ao invisível, a ação à contemplação e o presente à cidade futura, que buscamos" (Concílio Vaticano II, Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium, n° 2).
"Com toda a milícia do exército celestial entoamos um hino de glória ao Senhor e, venerando a memória dos Santos, esperamos fazer parte da sociedade deles, suspiramos pelo Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo, até que Ele, nossa vida, Se manifeste, e nós apareçamos com Ele na glória" (Sacrosanctum Concilium, n° 8).
A celebração diária do Sacrifício Eucarístico constituí o centro da vida dos Irmãos da Santa Cruz. Além da Santa Missa, os Cônegos unem-se com os Santos e os Anjos do céu pelo canto comunitário da Liturgia das Horas.
A adoração eucarística faz parte integral da vida cotidiana da Ordem. Em cada Mosteiro o Santíssimo Sacramento é exposto para a adoração e, lá onde for possível, pratica-se a adoração perpétua.

A Contemplação
Seguindo o exemplo de Maria Santíssima, que continuamente meditava as palavras de Cristo no seu coração (cf. Lc 2,19.51), os Irmãos da Santa Cruz dedicam-se à contemplação, haurindo das fontes autênticas da espiritualidade cristã. Eles se esforçam por imitar os Santos e os Anjos numa vida de recolhimento, em simplicidade e pureza de coração, em humildade e silêncio, em busca de uma vida de maior união com Deus. Diz-se de Dom Tello, um dos membros fundadores, que, depois de ter recebido a Santíssima Eucaristia, demorou horas na meditação da Paixão do Senhor (Cf. Vida de D. Telo n° 7).

A contemplação das coisas divinas e a união com Deus pela oração assídua é o primeiro dever de cada religioso (Cf. CIC, cân. 663 § 1). Mediante a vivência e a abundância dos momentos de silêncio e de oração, cultiva e aprofunda a sua relação existencial com a pessoa viva do Senhor Jesus (Cf. Congregação do Clero, Diretório para o ministério e a vida do presbítero, n° 40).
A leitura espiritual faz parte do necessário "pão de cada dia". Os sacerdotes, bem como os demais Irmãos da comunidade, dedicam-se ao estudo da Sagrada Teologia em fidelidade ao Magistério da Igreja

A Expiação
A nossa participação no amor redentor de Cristo é nutrida na celebração diária do Sacrifício Eucarístico. "Para que, pois, a oblação com que, neste Sacrifício, os fiéis oferecem ao Pai celeste a vítima Divina, tenha o seu pleno efeito, outra coisa se requer ainda: é necessário que eles se imolem a si mesmos como vítimas" (Papa Pio XII, Encíclica Mediator Dei, n° 94, cf. Sacrosanctum Concilium, n° 48). É precisamente na Santa Missa que desejamos aprender o sentido da caridade perfeita, num espírito de reparação.
Neste mesmo espírito, os Irmãos da Santa Cruz acompanham o Senhor em oração e amor durante as horas da Sua Paixão, na quinta­feira à noite e na sexta-feira à tarde (Passio Domini). A comunidade inteira se reúne então para uma Hora Santa, rezando pela santificação dos sacerdotes e pelas necessidades da Igreja, em reparação pelos pecados.

A Missão
Os Irmãos da Santa Cruz, buscando acima de tudo e unicamente a Deus, procuram conciliar a contemplação com o amor apostólico para dilatar o Reino de Cristo (Cf. Vaticano II, Decreto sobre a vida religiosa Perfectae caritatis n° 6). Eles se esforçam por conservar o espírito missionário próprio da Ordem, adaptando-se às condições hodiernas, para que a pregação do Evangelho entre todos os povos se realize de maneira mais eficiente (Cf. Perfectae caritatis, n° 20).
 Desde os primórdios em Portugal os Cônegos Regulares da Santa Cruz intentaram a reforma do clero, empenharam-se na sólida preparação e formação dos sacerdotes como também na evangelização do inteiro povo de Deus. Esta finalidade continua hoje sendo realizada pela formação de candidatos ao sacerdócio, pela assistência espiritual a sacerdotes e religiosos, na pregação de retiros, na pastoral ordinária das paróquias e na atividade missionária. De modo particular, a Ordem promove o movimento espiritual “Obra dos Santos Anjos”.

A Passio Domini
No espírito de expiação, os Irmãos da Santa Cruz acompanham o Senhor em oração e amor durante as horas da Sua Paixão, na quinta­feira à noite e na sexta-feira à tarde (Passio Domini - Paixão do Senhor).
A comunidade inteira se reúne então para uma Hora Santa, rezando pela santificação dos sacerdotes e pelas necessidades da Igreja, em reparação pelos pecados.

Fonte: http://www.cruzios.org/portugues/navegacao/ordem_esp.html

OBS: Segundo pesquisa feita pelas estatísticas google, aqui do blog, uma boa parte dos acessos ao blog se dá pela procura de tópicos sobre a Obra dos Santos Anjos, por isso tentaremos postar mais sobre essa linda Obra de Deus!!
Fotos da Casa de Nazaré - Obra dos Santos Anjos - Guaratinguetá - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário