sábado, 27 de novembro de 2010

Diário de Viagem IV: O Santo Sepulcro

Shalom! Voltamos com o nosso diário. Hoje falaremos sobre a Igreja do Santo Sepulcro:

                                 A Igreja do Santo Sepulcro
Nela encontra-se as estações 10,11 e 12 da Via Sacra

Aqui vemos a Pedra da Unção, a 13° estação da Cruz. Está situada aos pés do calvário e, apesar dos Evangelhos descreverem Maria a observar os acontecimentos das proximidades, a tradição retrata-a recebendo nos braços o corpo de Jesus, ao ser baixado lentamente da Cruz, por José de Arimatéia.  Foi sobre esta Pedra da Unção, que o corpo de Jesus foi deitado, para ser preparado para a sepultura.
"Depois disso, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou....Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho com as epeciarias..." S.João 19:38-40

Um mosaico acima da Pedra da Unção, representa Jesus, a ser baixado da Cruz, preparado para a sepultura e colocado no Túmulo

O túmulo de Jesus - Actualmente, o túmulo subterrâneo de José de Arimatéia é o Túmulo de Jesus, uma estrutura ornamentada, contruída sobre  as duas câmeras originais. A câmera exterior, chamada a Capela do Anjo, é a maior e terá sido onde a família se reuniu para o luto. Está maravilhosamente decorada com entalhes primorosos em mármore branco. A entrada para a câmera interior representa Cristo Ressucitado.
" E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo, de linho, e depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se" S.Mateus 27:59-60

Aqui um parte interna da Igreja do Santo Sepulcro. Ela possui vários  pequenos altares e capelas para que os fiéis possam celebrar. É um dos lugares que ficam mais lotados em Jerusalém.

Padre Murialdo e Dom Beda em celebração da Santa Missa em uma das capelas da Igreja do Santo Sepulcro. À direita do altar podemos observar um pedaço de uma réplica da pilastra da flagelação de Jesus.

Uma imagem de Maria, Mãe de Cristo, trespassada até o coração. Fica ao lado do altar da crucifixão de Jesus.  Altar dedicado à mágoa de Maria.  Chamado a Mater Dolorosa, Nossa Senhora das Mágoas, lembra a profecia de Simão, quando Maria e José trouxeram o menino Jesus ao Templo: "sim, e uma espada transpassará a tua própria alma".
"Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena." S.João 19:25

No tempo dos cruzados, só ficou uma figura de Jesus. Os outros mosaicos que se vêem agora, foram feitos em meados do século passado. O mosaico, situado sobre o altar (local da crucificação), representa Jesus a ser pregado na Cruz, à vista das Santas Mulheres.

O ponto onde estava a cruz de Jesus está marcado com um disco de prata, debaixo deste altar aí que estamos vendo, e os das cruzes dos dois criminosos, da cada lado, estão marcados com disco de mármore preto.


 À direita do altar vê-se o fundamento de pedra original do Calvário, mostrando a fenda causada pelo tremor de terra - uma brecha na rocha, que desce até à Capela de Adão. Diz a tradição que desta forma o sangue de Cristo se derramou sobre a cabeça do primeiro pecador da humanidade. É por isso que, muitas vezes, se representa a caveira de Adão aos pés da Cruz.

                "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". S.Lucas 23:46

Oremos ao Senhor para terminar este post:
Senhor lembra-te de mim, quando entrardes em Teu reino!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário