sábado, 20 de novembro de 2010

Diário de Viagem III: Via Dolorosa

Via Dolorosa, todo verso e prosa, não podem expressar a humilhação. Via de Angústia, céus e terra lutam, mas o Salvador venceu a cruz. Os homens não se importam, Judas o traiu. Pedro nega tudo, ninguém seguiu. Os anjos se preparam..tudo está parado em Jesus. Mas ele vai...e enfrenta a Via Crucis, sofrendo por mim...cada gota do seu sangue carmesim..escrevia minha história de perdão...mas ele vai..e o inferno estremece cada passo que dá, todo o céu está em pé só pra esperar, Ele vai cumprir agora sua missão..selando a morte lá na Cruz!!!

Shalom!!
Vamos abrir nossos registros de hoje com a Via Sacra. Dedicaremos um post somente a ela, pela sua linda importância. Como Comunidade, levamos todos que não puderam ir em nossos corações, nossas famílias, nossos irmãos e amigos.

A Via Dolorosa é o caminho que, segundo a tradição, Jesus seguiu para o lugar da Cruxifixão, no Calvário. Tornou-se formal no século XVI, mas, apesar disso, é o itinerário seguido desde os primeiros tempos do cristianismo. É um percusso sinuoso que vai desde o lugar da antiga Fortaleza Antónia - no pátio do actual colégio El Omarieh, onde Jesus foi julgado e condenado por Pôncio Pilatos - até à Igreja do Santo Sepulcro.


Aqui um mapinha explicando as localizações das estações

 Isso aqui é realmente histórico pessoal. Trata-se de jogos que os soldados da época de Jesus jogavam, está desenhado um tabuleiro no chão em uma das pedras originais do local da Condenação de Jesus - Igreja da Condenação. Como podemos perceber, enquanto Jesus era condenado a morrer, os soldados jogavam...quanta indiferença...

"Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás; e tendo mandado açoitar Jesus, o entregou para ser crucificado.  Os soldados, pois, levaram-no para dentro, ao pátio, que é o pretório." S.Marcos 15:15-16
Aqui é a parte interna da Igreja da Condenação, seria a Estação I, a Condenação de Jesus.  A primeira estação encontra-se no praetorium ou seja o tribuanal, no interior da Fortaleza Antônia, onde levaram Jesus à presença de Pôncio Pilatos, para ser julgado.  Num dos lados de um belo pátio do tempo de Cruzados, fica a Igreja da Condenação.  Dentro tem uma escultura pintada, única no seu gênero, que dá vida à cena em que Pilatos lava as mãos da culpa da morte de Jesus.


" Quando Eu for levantado da terra, atrairei a Mim todos os homems" (Jo12,32)

Aqui caminhando pela via sacra, comércio de ambos os lados das pequenas ruelas, carros passando e buzinando...realmente exercitar a via sacra ali é com muito barulho e indiferença das pessoas locais.  Podemos imaginar nesse contexto como foi a verdadeira Via Sacra de Jesus, quando passava por esses caminhos, ferido e machucado, Verdadeiro Deus, e ninguém se importando com a história da Salvação que estava sendo escrita naquele momento.


III Estação-Jesus cai pela primeira vez. As esculturas tanto sobre a porta, como no interior da capela polaca, lembram a primeira queda de Jesus.

O escultor polaco Thaddeus Zieliensky capturou o momento em que Jesus caiu pela primeira vez, sob o peso da cruz- Interior da capela.

Observem melhor a pintura do altar, agora mais de perto. Observem os anjos no céu assistindo a queda de Jesus ao chão. Observem seus rostos, sua fisionomia..de sofrimento e dor ao ver o Mestre caindo. Não tem como não se emocionar...

No caminho, carregamos uma cruz de madeira, retraçando as Estações da Cruz. Como se mostra, sempre o comércio dos lados do caminho..


V Estação - É onde Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz. Entrada da capela.

Aqui a caminho - Kamilly, Helena e Carlota

Helena e Carlota ajuda a carregar a cruz e Alex nos cânticos ao Senhor.



IV Estação - Jesus encontra sua Mãe. Na foto detalhe de Pe.Murialdo e Alex em uma de suas reflexões. Algumas estações recordam acontecimentos, que não vêem mencionados nos próprios Evangelhos, mas que a tradição preservou. A quarta estação, junto à Igreja de Nossa Senhora de Espasmo, é uma dessas. O poeta franciscano. Fra Jacopone, capturou-lhe o espírito escrevendo:  Qual é o homem que pode suster o pranto, vendo a Mãe de Cristo em tão grande suplício oprimida.

Aqui estamos na cúpula da Igreja do Santo Sepulcro, no "telhado". Como a Igreja estava lotada no dia em que fomos, decidimos fazer as estações 10,11e 12 em cima da Igreja, já que as mesmas são dentro da própria. Conseguimos também celebrar uma missa dentro da Igreja do Santo Sepulcro.
" E ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram." S.João 19:17-18

Ainda no "Telhado" da Igreja do Santo Sepulcro. Hoje, a Igreja do Santo Sepulcro esta dividida entre seis divisoes do cristianismo -- coptas, sirios, armenios, etiopes, romanos e gregos. Cada uma dessas divisões toma conta de uma parte da Igreja. Essa parte aí do "telhado", a menos importante talvez, ficou com os etíopes, uma das comunidades mais pobres do cristianismo hoje. La, as portas sao pintadas de verde e a tinta esta descascando. Padres etiopes descansam na sombra dos muros e das arvores, e em um canto sinos da epoca dos cruzados.


Pelo telhado e que se entra na capela etiope, com escrituras em geez (lingua sagrada etiope) e um quadro representando o encontro da rainha de Saba com o Rei Salomao -- a familia real etiope descenderia da uniao do casal. A iluminacao e fraca e vem de um unico lustre aceso e algumas velas espalhadas no espaco pequeno e delimitado por uma grade de ferro. Um altar vermelho se ergue em um dos cantos, solitario.

Pedras escorregadias levam ao andar inferior, a Capela do Arcanjo Miguel. As 16h (inverno) ou 17h (verao), la sao celebrados cantos etiopes cujo som e estranho a ouvidos nao iniciados. As paredes nao tem acabamento, e algo que se adivinha ser uma pintura enfeita o teto em ruinas.

Oração: Senhor, a vida passa, a vida corre e não se tem tempo para pensar nem mesmo nas verdades ternas e mais sagradas. Ajudai-nos a parar um momento e meditar na Vossa Paixão e Morte. Afastai para longe de nós qualquer distração. Fazei-nos meditar como nunca; mergulhar de verdade no mistério do Calvário, tão cheio de lições para todos nós.  Maria Santíssima, Boa Mãe, acompanhai-nos neste caminho da Cruz, e obtende que este santo exercício seja o começo de uma vida nova para todos nós. Amém.

Até a próxima página de nosso diário de viagem! See You!

Um comentário: