sexta-feira, 15 de junho de 2012

Buscar a essência

Leitores,
Muitas pessoas ainda buscam mais a emoção, o sentimento, a afeição nesse ou naquele pregador ou padre, do que a própria essência das coisas de Deus e o seu significado real. A falta de interesse em se aprofundar nas coisas de Deus, leva as pessoas ao superficialismo. Vão ao Grupo de Oração por exemplo para chorar, para se emocionar, para serem "tocados", como se isso fosse a prova da ação de Deus, única e exclusiva. Levantam-se dos bancos e vão embora (reclamando até) quando não é o pregador que estamos acostumados toda semana no Grupo de Oração e até mesmo em Missas (pasmem!). Não leem a Bíblia, o Catecismo, um livro católico que expliquem as coisas do Alto. Não querem assistir uma palestra onde se explica o porque por exemplo da Morte de Jesus na Cruz, sua fundamentação desde o antigo testamento até o Novo, porque é chato, é tedioso, não....melhor é chorar...é sentir...do que saber, entender. Daí explica-se porque tudo isso passa e nada fica, porque nada foi sedimentado. As pessoas só querem Curtir.  Curtir uma frase, uma música, mas ninguém quer ler um texto cristão, ninguém quer "perder tempo" no silêncio de uma oração ou Adoração Eucarística. "Porque isso não me toca" - afirmam muitos. Quantos vão a um Grupo de Oração mas não vão a Missa, nem cumprem os preceitos da Igreja, porque a Missa dizem é monótona e repetitiva, não tem sentido. Talvez não tenha sentido porque não se faz questão de entendê-la. A Missa é um sacrifício, e pelo que sei não existe discoteca em um sacrifício. Ora, A Missa é algo muito sério. Se soubessemos o valor de uma Santa Missa, não faltaríamos nenhuma sequer.
Há necessidade de mudança de pensamento, de parar e rezar uma pequena oração, um mistério do terço, ao invés de apertar o botão Curtir do Facebook de uma bela oração publicada por um amigo. As pessoas não tem paciência para rezar!! O coração está atribulado de mais. Tentar enxergar a Igreja como algo que tem muito, muito mais para oferecer, do que a simples emoção, o simples tocar de uma palavra humana. A religião Católica não é só isso! Isso é muito pouco ou quase nada.  Deus faz o extraordinário no ordinário da vida, talvez faça mais em um minuto de Adoração Eucarística no silêncio, do que em muitas lágrimas derramadas no calor de uma oração entoada por cânticos (não que essa forma também não tenha os seus méritos)
A falta de interesse é muito grande, ninguém se interessa em aprender sobre as coisas de Deus.Temos que sair do comodismo, só assim a fé fica mais sólida para quando vier a tribulação. Não é necessário sentir para se ter fé e praticá-la, veja o exemplo de Santa Tereza de Calcutá que viveu anos na mais profunda escuridão e com uma fé imensa.
Quanta tristeza é chegar em um Grupo de Oração e ver pessoas reclamando desse ou daquele pregador, porque não é "o de sempre", "ele não fala como o outro", "este fala coisas muito difícies", " esse não emociona", levantam e vão embora. Lastimável este tipo de comportamento em nossas Igrejas. O não querer aprender mais, isso é  falta de amor, de  caridade, falta de zelo, além de tudo criticar os ministros de Deus. Se não concordamos com esse ou aquele pensamento de um sacerdote ou achamos aquele pregador "chato", porque cada um obviamente se indentifica com um ou com outro, não há necessidade de difamação e críticas em público, porque isso só enfraquece a nossa Igreja. Que é Nossa e não queremos destruir aquilo que é nosso.

Neste Dia de Recolhimento com a Obra dos Santos Anjos, prepare-se!! Não vá esperando cânticos carismáticos, grandes revelaçõe mirabolantes, porque você não vai encontrar... Prepare-se para o Silêncio da Oração, vá aquietando o seu coração, acalme-o. Tente durante o Dia de Recolhimento, falar menos, conversar menos, ficar só com Deus e com seu Santo Anjo, para que assim no silêncio do mundo você escute a Deus e a voz do seu Anjo.  Não vá em busca de uma montanha russa de emoções, vá em busca do Sagrado, da calma, da paz, da serenidade e da Oração contrita, acostume-se com esse tipo de oração. Não que as outras não sejam válidas, mas há sempre a necessidade de recolhimento interior.

Um Santo Dia de Recolhimento para todos!!!
Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!!!

Nota: Favor citar a fonte para reprodução: http://www.comunidadealiancaeterna.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário