sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Delegados internacionais da JMJ

Os representantes dos diversos países que participarão da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foram recebidos pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Solene Adoração Eucarística pela JMJ. A celebração, que marcou o encerramento do II Encontro Preparatório para a Jornada, contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que presidiu a cerimônia, e de diversos bispos e padres de vários países.
Cantos litúrgicos e hinos das JMJs anteriores, orações em 7 idiomas, Evangelho proclamado em língua grega por clérigo oriental, testemunho e Adoração ao Santíssimo Sacramento marcaram a celebração. Na homilia, Dom Orani motivou os delegados a levarem a experiência com Cristo para seus países como discípulos missionários. "Que vocês façam deste momento de peregrinação um incentivo para divulgar para o mundo que o jovem tem esperança, anuncia o mundo novo e testemunha que Cristo está ressucitado no meio de nós. E nós nos tornaremos missionários porque depois desta experiência fomos, como os apóstolos, enraizados  em Cristo no terceiro milênio, quando o mundo tanto necessita viver na paz e na justiça".
Símbolo da JMJ, uma cruz de velas foi formada na nave central da Igreja. As velas  forma acesas no Círio Pascal e os jovens, em adoração, cantavam o hino da Jornada de Roma no ano 2000.
Para o Padre Jorjão, a celebração foi uma "amostra grátis" daquilo que será visto no ano que vem: uma experiência de Pentecostes! " Foi uma experiência  de viver, aqui na nossa casa, o que já vivi em vários países do mundo com os jovens: experimentar a catolicidade da Igreja, essa presença universal, com todas as líguas, povos  e nações numa mesma fé".
O bispo irlandês Donal Mc Keown, que esteve presente no Encontro, destacou que a cerimônia foi uma "explosão" de alegria. "Tivemos três dias tratando importantes questões, e agora foi muita energia em sentir a presença de Deus. Foi uma bênção para todos nós estarmos aqui nesta noite. Isso é só o início! Esperamos ansiosos pela JMJ Rio2013."

Nenhum comentário:

Postar um comentário