Tomás de Aquino foi um trabalhador incansável e de um espírito metódico, que se empenhou no saber teológico e moral acumulado na Idade Média, sobretudo o que recebeu através de seu mestre Alberto Magno. Mas foi principalmente influenciado por Santo Agostinho.
Foi sobretudo em Paris que Tomás de Aquino viveu intensamente os conflitos intelectuais, típicos de sua época, que opunha o conhecimento pala razão, a teologia à filosofia, a crença na revelação bíblica às investigações dos filósofos gregos.
Segundo Santo Tomás, a razão pode provar a existência de Deus através de cinco vias, todas de índole realista: considera-se algum aspecto da realidade dada pelos sentidos como o efeito do qual se procura a causa.
1) A primeira fundamenta-se na constatação de que no universo existe movimento. Baseado em Aristóteles, Santo Tomás considera que todo o movimento tem uma causa.
2) A segunda via diz respeito à idéia causa em geral. Todas as coisas ou são causas ou são efeitos, não se pode conceber que alguma coisa seja causa de si mesma.
3) A terceira via refere-se aos conceitos de necessidade e possibilidade. Todos os seres estão em permanente transformação, alguns sendo gerados, outros se corrompendo e deixando de existir.
4) A quarta via tomista para provar a existência de Deus é de índole platônica e baseia-se nos graus hierárquicos de perfeição observados nas coisas.
5) A quinda via fundamenta-se na ordem das coisas.
A harmonização , no plano social e político, entre poder temporal e poder espiritual seria análoga à que Santo Tomás procura estabelecer entre filosofia e teologia, entre RAZÃO E FÉ.
Fonte: São Tomás de Aquino in Os Pensadores.São Paulo:Nova Cultural,1996.
Colaboração: Paulinho (Com.Aliança Eterna)
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