domingo, 14 de março de 2010

Centenário do nascimento de Jacinta Marto

Exposição em Fátima faz memória da vida e da espiritualidade da vidente Jacinta Marto

No ano do centenário do seu nascimento, em que o Santuário de Fátima se volta para figura de Jacinta Marto e a toma como especial modelo, o Departamento de Arte e Património (DAP) do Santuário de Fátima prepara uma exposição sobre esta importante figura da história e da mensagem de Fátima.
A inauguração da exposição, que ficará patente no vestíbulo do convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade, decorrerá a 11 de Março, no dia dos cem anos do nascimento de Jacinta Marto.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, Marco Daniel Duarte, responsável pelo DAP, contextualiza este novo projecto: “Com a mostra, encerra-se o projecto que iniciou no ano anterior, quando se expuseram vários objectos do património histórico-artístico, documental e bibliográfico sobre a figura do Beato Francisco. Os visitantes poderão contemplar vários objectos que pertenceram à mais nova das crianças videntes e alguns dos documentos que fizeram a história de Fátima, material especialmente museografado a fim de ajudar a melhor entender a vida e espiritualidade da Beata Jacinta Marto”.
À semelhança da exposição de 2009, sobre Francisco Marto, também esta vai buscar às palavras do Papa João Paulo II, proferidas no dia da beatificação dos dois pastorinhos, a 13 de Maio de 2000 em Fátima, o título desta iniciativa: “Jacinta Marto: candeia que Deus acendeu”.

A exposição “Jacinta Marto – candeia que Deus acendeu” foi inaugurada a 11 de Março no Santuário de Fátima, data em que os documentos registam o nascimento da vidente de Fátima beatificada por João Paulo II no ano 2000.
Trata-se de mais uma iniciativa das comemorações do centenário do nascimento da mais nova dos três videntes, patente ao público até 31 de Outubro no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade.
O vestido do baptismo, uma manta, o terço de contas de madeira por onde rezava Francisco e Jacinta, utensílios da casa da família Marto, vários elementos artísticos relacionados com a vidente, e alguns documentos, entre outras peças, enriquecem esta exposição, só possível de concretizar nestes moldes com o acervo do Museu do Santuário de Fátima e o empréstimo ou a doação de muitas peças por entidades e particulares.

Em certo momento da exposição, dividida nos núcleos “Jacinta, uma criança de Aljustrel”, “Jacinta, a pastorinha vidente” e “Jacinta, a beata de Nossa Senhora”, prende o olhar uma pequena madeixa de cabelo castanho claro.
“É uma madeixa de cabelo da beata Jacinta, que está guardada no Santuário já há algumas décadas e que é agora, pela primeira vez, mostrada a público", explica o responsável pelo Departamento de Arte e Património do santuário, Marco Daniel Duarte.

No momento de abertura da mostra, o Bispo de Leiria-Fátima sublinhou que “nos é dado a contemplar nesta exposição a humanidade de uma criança” e também a constatar “que os santos são humanos e que Deus se serve de cada um para realizar as suas maravilhas da graça”.
“Jacinta com a sua ingenuidade de criança, com o seu coração transparente e simples, tornou-se um modelo que convida a recuperar uma segunda ingenuidade”, disse.

D. António Marto faz votos que esta exposição “seja um aperitivo para apurar o gosto da beleza de Deus” à semelhança da vidente, “à participação no congresso sobre a Jacinta”, agendado para 4 a 6 de Junho, e que leve as pessoas “a saborear desde já a peregrinação do Papa”, uma vez que Bento XVI, considera D. António Marto “vem a Portugal como peregrino de Fátima, com a feliz coincidência do décimo aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto e no centenário do nascimento da Jacinta”.

Também presente no momento inaugural, o Reitor do Santuário de Fátima congratulou-se com a exposição em si mesma, mas sobretudo pela possibilidade que oferecem todo o conjunto de iniciativas que integram as comemorações do centenário do nascimento da Jacinta, como “momento privilegiado para que nós, aqui na diocese e em Portugal, continuemos a aprofundar este conhecimento de algumas dimensões mais escondidas de Francisco e Jacinta Marto”.

Fonte:www.santuario-fatima.pt
Lindo não é? Dá uma vontade de ir pra lá....

Nenhum comentário:

Postar um comentário