terça-feira, 9 de março de 2010

No Caminho de Santiago







Bom, aqui segue a primeira de muitas dicas de peregrinação, como mencionado no post: "Peregrinar..Vamos nessa?" , se não leu, dá uma lidinha rápida, tudo que é prometido é postado, mesmo que demore..rs
Começaremos por Santiago de Compostela:

A devoção ao apóstolo São Tiago, cuja tumba foi descoberta na Galícia no ano 830 e tem sido motivo de peregrinação desde o início da Reconquista Cristã diante do domínio árabe. O Caminho de Santiago foi "inaugurado" pelo rei Aragão Afonso II, o Casto, no século 9, e passou a Idade Média sendo cruzado por multidões- há documentos que apontam para até mil pessoas por dia de peregrinação naquele período histórico. A peregrinação compostelana é, juntamente com Jerusalém e Roma, uma das maiores romarias, e na Idade Média superou com vantagem suas concorrentes. Em meados do século 14, porém, por diversos fatores - entre eles, as cismas internas da Igreja e as pestes - , o caminho entrou em declínio.
O trajeto voltou a ficar "na moda" entre as décadas de 80 e 90. O papa João Paulo II, que visitou Santiago em 1982 e 1989, teve bastante a ver com isso. O fato de a cidade ter sido declarada patrimônio da Unesco em 1993 também, claro. Em 2009 forma 100mil peregrinos, contra 10mil no ano de 2008. Os brasileiros são dos mais assíduos, ocupando a 11 colocação no ranking de 2008, com 1365 representantes. Mas os campeões continuam sendo os fervorosos espanhóis, seguidos por alemães e italianos.

Bem, tem gente que chega a andar 50km por dia... é meu amigo, o negócio não é mole não, mas você pode fazer o caminho de trem (FEVE). O bom é que os trens ligam as cidades, enquanto estradas levam a outras estradas que quase sempre estão muito distantes do Centro Histórico de qualquer vilarejo milenar que valha a pena visitar.

O caminho é para quem gosta da natureza, de andar, de gastronomia, de arquitetura e de conhecer pessoas que deixam os problemas em casa e vêm com seu melhor sorriso e boa vontade. O Caminho Francês é a rota mais conhecida e frequentada (Obs: existem várias), embora seja uma das mais longas entre as normalmente praticadas. O trecho começa no sudoeste da França, cruza os Pireneus (cadeia de montanhas que separa o país da Espanha) e, rumo ao destino final tradicional, Santiago de Compostela, passa por cinco Comunidades Autônomas espanholas: Navarra, Aragão, La Rioja, Castela e Leão, e Galícia. Depois de chegar a Santiago, os mais resistentes ainda esticam até a ponta noroeste da península, encontrando o Oceano Atlântico em Fisterra, num total de 900 quilômetros. É um banho sobretudo de Espanha (regiões produtoras de vinho, um verdadeiro tapete de vinhedos, comer uva do cacho...paisagem lindíssimas como o alto dos Pireneus, de chorar de emoção, bosques antiquíssimos com árvores sinistramente retorcidas, celeiros abandonados, tudo parece parado no tempo...)
A missa do peregrino é realizada todo dia, às 12h. Para saber mais consulte o calendário litúrgico no moderníssimo site da Catedral (catedraldesantiago.es)

Ai...ai....
Legenda: Foto1: Santiago; Foto2: Catedral de Santiago de Compostela; Foto3: Campos de Castela e Leão

Fonte: Guia Temático Viagem-Espanha, junho 2009.








Nenhum comentário:

Postar um comentário