domingo, 18 de julho de 2010

Escapulário do Monte Carmelo

Com um pouquinho de atraso vamos falar sobre Nossa Senhora do Carmo, festa celebrada na última sexta-feira, mas especificamente sobre o escapulário:

O escapulário de Nossa Senhora do Monte Carmelo consiste em pedacinhos de fios de lã, unidos por um barbante. Este escapulário é bento e imposto por um sacerdote com uma oração da Igreja. Traz-se dia e noite consigo, como sinal de verdadeira consagração à Santíssima Virgem Maria.

No ano de 1251, Nossa Senhora do Monte Carmelo, revelou, durante uma aparição, ao Santo Simon Stock, Carmelita, esta promessa: “ Morrerá devotamente aquele que traz esta imagem e será salvo do fogo do inferno. É uma proteção contra todos os perigos. Esta imagem é um sinal de consagração contínua a mim. É também sinal de paz”.
A pessoa que fosse “astuta”, e trouxesse o escapulário só para poder viver em pecado e evitar o castigo eterno, cometeria um pecado contra o Espírito Santo, e perderia a proteção da Santíssima Virgem.
Outros escapulários reconhecidos pela Igreja são: O escapulário da Santíssima Trindade, das sete dores de Maria, da Imaculada Conceição, da Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, do Preciosíssimo Sangue, dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, de Nossa Senhora do Bom Conselho, de Nossa Senhora salvadora dos enfermos, do Arcanjo São Miguel, de São José e outros.
Todos os escapulários são, para os católicos fiéis e sinceros, uma ajuda especial para obter graças abundantes para sua santificação e salvação. O escapulário-medalha foi introduzido pelo Papa São Pio X (no ano 1910). Esta medalha mostra, na frente, o Sagrado Coração de Jesus e no verso uma imagem de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário