domingo, 15 de maio de 2011

Aliança Eterna: 10 anos

No último 3 de maio nossa Comunidade completou 10 anos de existênica. Na próxima quarta-feira teremos uma Celebração com o nosso bispo Dom Roberto, na sede de nossa Comunidade as 19h e todos vocês leitores estão mais que convidados, para festejarmos juntos essa dádiva.

O primeiro chamado
O engajamento em uma comunidade não é uma coisa ativa, como quando nos engajamos em um partido político.  Estes precisam de militantes prontos para a luta e que dêem seu tempo e suas energias. Uma comunidade é bem diferente. É o reconhecimento da parte de seus membros de um chamado de Deus para viver, para se amar, rezar, trabalhar juntos e responder aos apelos do pobre. E isso ocorre mais a nível do ser do que do fazer. Descobre-se , um dia, que se criam laços; vem, então, a decisão ativa de se comprometer, de jurar fidelidade, decisão esta que deve se confirmada pela comunidade. Se alguém começa a viagem para a unidade, a peregrinação para a terra prometida, é porque houve um momento em que seu ser profundo foi tocado.  Este momento de encantamento é a realidade mais pessoal que existe. Uma vez na comunidade, e a caminho, pode acontecer que nuvens venham obscurecer o sol e que o ser profundo aparentemente se feche. Mas esta experiência permanece, apesar de tudo, guardada na memória do coração.
É preciso continuar a caminhar no deserto e na noite da fé, pois se teve, num determinado momento, a revelação profunda da nossa vocação. Essa experiência é, muitas vezes, o autêntico chamado de Deus.  Ele deve ser confirmado pela comunidade e por um tempo de provação.

O "sim" definitivo

Fazer alianças é plantar-se todos numa  mesma terra. Foi Deus quem nos chamou para, juntos, sermos sinal de fidelidade e amor. "Recebe agora esta cruz; ela é o sinal de que pertencemos a Deus, no seio da nossa comunidade. Esta comunidade é, desde agora, a tua comunidade. E tu és responsável, juntamente conosco, por sua fidelidade." Isso é aliança.
"Exorto-vos a levar uma vida digna da vocação que recebestes com toda a humildade e doçura, com paciência, suportando-vos uns aos outros por amor, esforçando-vos por guardar a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só espírito, pois que fostes chamados a uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, atua em todos e está em todos" (Ef 4,1-6).

Fonte: Comunidade Lugar de Perdão e de Festa.Jean Vanier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário