domingo, 29 de maio de 2011

Inaugurada Capelinha de Fátima no Rio de Janeiro

Ontem, dia 28 de Maio foi inaugurado no Brasil, mais um espaço ligado à devoção a Nossa Senhora de Fátima. Isto porque, uma réplica da Capelinha das Aparições do santuário português foi construída no Rio de Janeiro.
Em declarações aos jornalistas na tarde de 12 de Maio, o reitor do Santuário de Fátima em Portugal, D. Virgílio Antunes, disse, a propósito este projecto: “Será um grande foco de difusão de Nossa Senhora de Fátima”.
Uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima para essa Capelinha foi benzida no final da Missa internacional de 13 de Maio, no momento da bênção dos objectos religiosos. No dia seguinte foi levada para a cidade do Rio de Janeiro, onde será entronizada na referida Capelinha.


A inauguração foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta. De Portugal veio ao Brasil o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, D. Virgílio Antunes.

Os primeiros contactos com Portugal foram feitos com Mons. Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário de Fátima. Foi necessário o acesso às plantas da Capelinha em Fátima, da autoria do arquitecto Carlos Loureiro, encontrar-se um espaço adequado para a construção e obterem-se os necessários apoios financeiros.
O auxílio da prefeitura local foi o primeiro grande impulso, com a oferta de um terreno de 14.000 metros quadrados, na zona sul do Rio de Janeiro. Um grupo crescente de beneméritos manifestou também o seu apoio à iniciativa. A obra levaria apenas dois anos a erguer-se.
O decreto de criação do Santuário Nossa Senhora de Fátima no Rio de Janeiro e da nomeação do primeiro reitor, o Cónego José Gomes Moraes, é datado de 13 de Maio de 2010. Foi assinado pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta.

Fonte: http://www.santuario-fatima.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário