sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dica de Filme: Moscati

O filme totalmente baseado em fatos reais, vem contar a linda história de um médico que viveu a fé e a ciências de forma tão perfeita, que seu testemunho lhe garantiu um lugar muito especial no altar dos santos da Igreja. Giuseppe Moscati, foi considerado santo e canonizado no dia 25 de Outubro de 1987, pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, em Roma. Seus restos mortais repousam na Igreja Gesu Nuovo, em Nápoles.

Giuseppe Moscati nasceu em 25 de julho de 1880, em Benevento, sétimo dos nove filhos de Francesco Moscati e Rosa De Luca, os marqueses de Roseto. Giuseppe tornou-se um médico muito admirado pelo trabalho que fez com os pobres. O filme conta sua história desde a formatura, em abril de 1903, até sua morte em 12 de abril de 1927.

“Não é a ciência, mas a caridade é que mudará esse mundo”

“Não vejo nenhuma contradição entre ciência e fé. Quanto mais estudo a natureza e o corpo humano, mais percebo a bela inteligência criadora em tudo”


Paulo VI, o Papa que o beatificou:
“Quem é este que se nos propõe para que todos o imitemos e veneremos?”
É um leigo que fez de sua vida uma missão vivida em plena autenticidade evangélica…
É um professor universitário que deixou entre seus alunos uma marca de profunda admiração…
É um homem de ciência célebre pela sua contribuição científica a nível internacional… Sua existência é simplesmente tudo isto…

João Paulo II, o Papa que o canonizou:
“O homem que a partir de hoje nós invocaremos como um Santo da Igreja universal representa para nós a realização concreta do leigo cristão.
José Moscati, Médico director de clínica, pesquisador famoso no domínio científico, professor universitário de fisiologia humana e de química fisiológica, tomou suas múltiplas actividades com todo o engajamento que necessita a delicada profissão de leigo.
Sob este ponto de vista Moscati é um exemplo não somente a ser admirado mas a ser seguido, sobretudo pelos representantes sanitários. Ele representa um exemplo até para os que não partilham de sua fé.”

Fonte: Blog Fotos que falam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário