sábado, 11 de junho de 2011

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

In Libertatem Vocati estis (Foste chamado para a Liberdade)


Filho de Roberto Angel Ferreria e Glória Paz de Ferreria, nasceu em Montevidéu (Uruguai), em 05 de junho de 1953. Há muitos anos é cidadão brasileiro.

Concluiu os estudos de filosofia no Seminário Maior de Porto Alegre – RS e os de Teologia (1º), no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre - RS e, depois, no Instituto Teológico da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, RJ. Fez uma especialização em História, na Universidade de Montevidéu, Uruguai e Mestrado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Além disso, fez especializações em Notariado Eclesiástico, Direito Matrimonial Católico, aperfeiçoamento para juízes e funcionários de Tribunais Eclesiásticos, Bioética, Ética em Pesquisa, Espiritualidade, Bioética e Tradições Religiosas.
Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu a 16 de dezembro de 1989, e incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre – RS.
Nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói com a sede titular de Accia, em 19 de dezembro de 2007, foi Ordenado Bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no dia 22 de fevereiro de 2008, por Dom Frei Alano Maria Pena O.P. e apresentado na Arquidiocese de Niterói no dia 03 de março de 2008.

Aos 8 de junho de 2011 o Papa Bento XVI o nomeou para bispo da Diocese de Campos.

Brasão: O brasão de Dom Roberto é dividido em quatro partes: a) PAX: Pomba da Paz: simboliza o empenho e o contributo da Igreja a serviço da promoção da paz e da reconciliação entre as pessoas, povos e nações; b) LIBERTAS: o cavalo: simboliza a liberdade e o espírito indomável do ser humano e em particular dos habitantes da região dos pampas assinalado com a cor verde; c) VITA: a orla marítima da costa da cidade de Niterói: representa a beleza da costa fluminense que evoca a vida e a sua defesa incondicional, bem como o Evangelho da plenitude da vida que Jesus, o Salvador, veio trazer; d) CIVITAS (cidade): o âmbito e a missão da evangelização da cidade com o desafio de tornar a “urbe” numa “civitas”, num espaço de cidadania plena e organizada.

Lema: IN LIBERTATEM VOCATIS ESTIS: apresentar o cristianismo como vocação de liberdade e de felicidade plena para a pessoa humana. A libertação integral de toda pessoa humana e de todas as pessoas que é a grande exigência do Reino de Deus.

Fonte: Arquidiocese de Niterói e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário