segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mistérios dos mistérios

O Mistério da Santíssima Trindade: "O mais luminoso e grandioso de todos os demais mistérios de nossa fé cristã".


Existe um só Deus, e nEle há três Pessoas reais e  realmente distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é Deus. O Filho é Deus. O Espírito Santo é Deus. Não são 3 Deuses. São um só Deus.
Baseado nas Sagradas Escrituras, na reflexão teológica e nas inspirações do Espírito Santo, sabemos que o Pai, existente desde sempre, antes do tempo, na eternidade, nunca teve início, começo. Sempre existiu. Sabemos que em estado de eternidade, o Pai "gerou" o Filho por uma geração de amor. Por sua vez, o Pai amou o Filho com amor divino e eterno, e o Filho amou o Pai com amor divino e eterno, e dessa "troca" de amor, "procedeu" o Espírito Santo. A linguagem teológica exata é: O Pai não foi gerado ou criado; o Filho foi gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procedeu do amor do Pai e do Filho.

A respeito de como "se formor" a Trindade, a santa curiosidade do pequeno coração humano, procura penetrar este mistério, e busca alguma comparação  para poder "dizer alguma coisa" sobre esta maravilha.

" O mistério da Trindade não pode ser compreendido por nossa inteligência, mas é muito bem compreendido pelo nosso coração."

"Todos os dons que Jesus deixou à Igreja são para nos introduzir na intimidade da Santíssima Trindade. Há, pois, desgraça maior do que viver e morrer sem conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo?..."

Fonte: Retirado do texto de Pe.Alírio José Pedrini. Da Revista Brasil Cristão junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário