sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nossa Senhora da Nazaré



                   Nazaré - Portugal . Vista panorâmica do Bico do Milagre

 
Nazaré - Portugal - Vista do monte e da praia 

No dia 14 de setembro de 1182, D.Fuas Roupinho, alcaide do castelo de Porto de Mós, caçava com os seus companheiros nas matas do litoral, envoltas em denso nevoeiro, quando avistou um veado que de imediato começou a perseguir. O veado dirigiu-se para o cimo de uma falésia. D.Fuas, no meio do nevoeiro, isolou-se dos outros caçadores. Quando se deu conta de estar no topo de um penhasco, à beira do precipício, em perigo de morte, reconheceu o local. Estava mesmo ao lado de uma gruta onde encontrara e venerara uma imagem da Virgem Maria. Rogou então, em voz alta : Senhora, Valei-me! Milagrosamente o cavalo imobilizou-se, no extremo de um penedo rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, evitando assim uma queda que seria certamente fatal. D.Fuas desmontou e em lágrimas desceu à gruta para rezar e agradecer a salvação. De seguida ordenou aos seus companheiros que chamassem pedreiros para construírem, em memória do milagre, uma capela de pedra com cobertura em abóboda, a Capela da Memória. Os pedreiros antes de entulhar a gruta, para sobre ela erguer a capela, demoliram o altar lá existente e descobriram, inesperadamente, um cofre em marfim contendo relíquias de dois Santos e um pergaminho, com história da imagem, que então se denominava Virgem de Nazaré e hoje nomeamos Nossa Senhora de Nazaré.
                                   Pintura no interior da Igreja retratando o milagre

                                     Igreja Nossa Senhora da Nazaré - Portugal


Segundo o velho pergaminho, a imagem foi venerada em Nazaré, na Terra Santa, desde os primórdios do Cristianismo até ao século quinto, época em que o monge grego Ciríaco a levou para o Mosteiro de Cauliniana perto de Mérida, em Espanha. Ali permaneceu, até 711, ano da batalha de Guadalete, na qual as forças Cristãs foram derrotadas por um exército vindo do Norte da África que em poucos anos conquistou quase toda a Península Ibérica.
Quando a notícia da derrota dos Cristãos chegou a Cauliniana, os monges prepararam-se para fugir. Entretanto D.Rodrigo, o rei vencido, conseguira escapar do campo de batalha e disfarçado de mendigo refugiara-se no mosteiro. Porém, quando pediu a um dos monges, Frei Romano, para o ouvir em Confissão, teve de se identificar. O monge propôs-lhe então fugirem para o litoral atlântico e levarem consigo as relíquão Brás e São Bartolomeu e a milagrosa imagem da Virgem de Nazaré, que se venerava no mosteiro.

A 22 de novembro de 711 chegaram ao seu destino e instalaram-se no monte Siano, hoje o monte de São Bartolomeu, perto da vila de Nazaré, em Portugal. Pouco tempo depois separaram-se. O rei ficou, o monge levou consigo a imagem e instalou-se numa gruta situada no topo de uma falésia, sobre a praia do mar, a três quilômetros do monte. A existência de um mosteiro nas imediações, do qual subsiste a Igreja de São Gião, Monumento Nacional, terá sido um fator determinante na escolha desta zona para destino final da fuga.
D.Rodrigo passado um ano decidiu partir mas Frei Romano ficou no seu abrigo, junto à arriba, até à sua morte. A imagem permaneceu no altar onde ele a deixou até ser mudada para a capela construída por D.Fuas Roupinho, em 1182.

                                          Interior da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

                                                Imagem de Nossa Senhora de Nazaré 

Em 1377, devido à significativa afluência de peregrinos, o Rei D.Fernando mandou construir, perto da capela, uma igreja para a qual foi transferida a imagem. No século dezesseis, o templo medieval começou a ser reconstruído e aumentado, tendo as obras sido prolongadas, por várias empreitadas, até finais dos séculos dezenove. O atual Santuário é resultado destas obras sucessivas que lhe conferiram um caráter peculiar com grande qualidade estética. A sagrada imagem está exposta na capela-mor num nicho integrado no retábulo barroco, ao qual os devotos podem aceder subindo uma escada que parte da sacristia.
Conforme a tradição oral inscrita numa lápide colocada na Capela da Memória, em 1623, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré teria sido esculpida por São José Carpinteiro quando Jesus era bebê. Algumas décadas depois, São Lucas Evangelista teria pintado os rostos e as mãos. Assim sendo poderá ser a mais antiga imagem venerada por Cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário