domingo, 29 de dezembro de 2013

O Santuário do Santíssimo Milagre



Igreja de Santo Estevão ou do “Milagre”
Igreja Paroquial, dedicada ao mártir Santo Estêvão e localizada no sítio mais alto de Santarém, ficava dentro dos muros que cercavam a vila, num dos locais mais antigos do burgo. Já existia no século XIII, tendo sido sagrada em 1241, a 16 de Fevereiro, e passou a ser conhecida pela Igreja do Milagre, porque nela guarda a Partícula Consagrada.
Foi restaurada e transformada – reconstruída, em boa verdade – no sec.XVI, com acentos renascentistas, tendo perdido os traços de antiguidade e garantindo-lhe uma nova expressão. A Igreja voltou a sofrer uma intervenção, ao que parece por volta da primeira metade do século XVIII, que lhe conferiu características barrocas.

A circunstância da ocorrência do SS. Milagre, conferiu à Igreja de Santo Estêvão uma notoriedade e importância ímpar. Passou a ser local de peregrinação “obrigatória” de reis e notáveis, que se deslocassem a Santarém, e testemunha da prática de um culto intenso e profundo à Sagrada Partícula, por parte das gentes do povo, que, na sua fé simples, lhe alteraram o nome para Igreja do Milagre.
A vila e o seus arredores eram enobrecidos  com muitos Conventos, de diferentes Ordens Religiosas: o dos Padres Eremitas de Sto.Agostinho – Convento da Graça; o de Nossa Senhora de Jesus, dos Religiosos Terceiros; o de Santa Clara; o Convento das “Donas”, Religiosas Dominicanas; Convento dos Religiosos da Santíssima Trindade; o de S.Francisco; o dos Frades Arrábicos; o de S.Bento e o de S.Domingos.



Eram viveiros de espiritualidade, promotores da expansão do Evangelho. Mas a esta Igreja, em todos os tempos, no fervor religioso se acolheram corpos esfarrapados, corações famintos, feridas incuráveis – na procura de pão, paz, compreensão e amor.
“...Inflamou-se tanto nos corações dos moradores desta Vila a devoção do Santíssimo Milagre, vendo acontecer tão repetidos prodígios que de outras freguesias vinham fazer habitação à de S.Estêvão...”

Está bem viva hoje a devoção dos fiéis cristãos ao SS.Milagre. São muitos os milhares que, todos os anos, se deslocam em peregrinação ao Santuário, numa manifestação de fé e respeito  pelo Milagre Eucarístico.
De acordo com os registros existentes, entre 1983 e 2007, o Santuário do SS.Milagre foi visitado pro 270.853 peregrinos, na sua maioria estrangeiros, oriundos de todo o mundo cristão.

Oração ao Santíssimo Milagre

Senhor nosso Deus e nosso Pai,
de muitos e variados modos
nos fazeis conhecer os mistérios da Vossa vontade.
Na plenitude dos tempos
Enviaste O Vosso Filho Jesus Cristo,
Sacramento de Salvação para toda a humanidade.
Pelo dom do Espírito Santo
continuais a obra do Vosso amor,
em lugares onde nós Vos podemos encontrar,
como um amigo se encontra com outro amigo.
Por isso, Vos pedimos
que no meio das dificuldades da nossa vida,
guiados pela Vossa Palavra,
fortalecidos com o alimento
do SS.Milagre da Eucaristia,
saibamos discernir os sinais da Vossa Bondade,
para sermos sempre testemunhas da Vossa Caridade,
amando-nos uns aos outros
como Vós nos mandais por Vosso Filho,
e participemos com maior solicitude
no mistério da Vossa vida,
na fidelidade à vocação a que nos chamais.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Fonte: O “Santíssimo Milagre” DE Santarém, Martinho Vicente Rodrigues. Santuário – Santarém 2008.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário