sábado, 14 de dezembro de 2013

Valinhos e a quarta aparição de Fátima

Valinhos, uma propriedade da família dos pastorinhos e que dista uns 500 metros de Ajustrel, onde moravam os pastorinhos.

 No dia 13 de Agosto de 1917, não houve aparição de Nossa Senhora de Fátima, porque o Administrador de Vila Nova de Ourém levou os 3 Pastorinhos para a prisão, onde os reteve 3 dias.
No Domingo seguinte, 19 de Agosto, Nossa Senhora apareceu nos Valinhos, pelas 4 horas da tarde, aparição que é assinalada por este monumento.
Na quarta aparição, Nossa Senhora deixou este impressionante apelo: "Rezai, rezai muito, e fazei sacrifícios pelos pecadores, porque vão muitas almas para o inferno por não haver quem reze e se sacrifique por elas."

 Lúcia estava com Francisco e seu irmão João Marto,  pelas 4 horas da tarde, como já dito, começaram a produzir-se as alterações atmosféricas que precederam as aparições anteriores, uma súbita diminuição da temperatura e um esmorecimento do Sol. Lúcia, sentindo que alguma coisa de sobrenatural se aproximava e os envolvia, pediu ao primo João para chamar rapidamente a Jacinta, João não queria ir porque não queria perder a aparição, para convence-lo Lúcia deu a ele 2 moedas que o fez ir chamar Jacinta, a qual chegou a tempo de ver Nossa Senhora que - anunciada, como das outras vezes, por um reflexo de luz - apareceu sobre uma azinheira, um pouco maior que a da Cova da Iria.
Na foto abaixo estão as 2 moedas dadas por Lúcia a João Marto. Elas estão em um monstruário da Família Marto, em um pequeno museu feito pela família na última casa que os pais de Jacinta e Francisco moraram em Ajustrel.

                                        Santinhos e fotos da Família Marto

               Álbum de fotos de João Marto, com resgistros da sua viagem a Terra Santa

                                           Imagem pessoal de João Marto

 Nessa foto temos a Jacinta Marto, filha de João Marto, irmão dos pastorinhos de Fátima, que gentilmente abriu sua casa e seus pertences mais ricos e partilhou essa linda história conosco, sua infância e o que ouvia de seu pai, testemunho vivo da História de Fátima. Temos aí viva a descendência mais próxima dos pastorinhos, cujo o pai quis homenagear com o mesmo nome: Jacinta.

Nota: as duas últimas fotos acima, foram tiradas no mesmo local, ainda preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário