segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Santuário de Nossa Senhora de Ortiga

 O Santuário de Nossa Senhora da Ortiga é localizado na aldeia portuguesa de Ortiga, freguesia de Fátima, concelho de Ourém, Portugal.

   Conta a tradição que, andando no lugar da Ortiga certa pastorinha muda, a guardar o seu rebanho, lhe apareceu Nossa Senhora que lhe pediu uma ovelhinha. A menina sentiu a língua solta e respondeu que não daria a ovelha sem licença do pai, que morava no Casal de Santa Maria.
   Foi a correr falar ao pai, que ficou muito admirado ao ouvir a filha falar e disse que fizesse tudo o que a Senhora pedisse. A pastorinha foi falar à Mãe de Deus que lhe ordenou a construção ali de uma capela.
   Indo o pai da menina ao local por esta indicado, encontrou sobre uma pedra entre ortigas uma imagem de Nossa Senhora, que levou para o Casal de Santa Maria, mas a imagem desapareceu dali para ser vista entre as ortigas. Foi construída ali uma pequena capela que depois foi tornada maior.
   O Santo Padre Pio VII concedeu jubileu a esta capela, em 1801, a ganhar no primeiro Domingo e nos dois dias imediatamente seguintes de Julho de cada ano.
   Todos os dias a esta imagem de Nossa Senhora ali venerada acorrem numerosos peregrinos e fiéis, solicitando e agradecendo milagres que, por Ela, Deus lhes vai concedendo.
   Nos dias do Jubileu, o santuário, e terrenos em redor, veste-se de festa e aparecem as tendas para os almoços de família. Parece a bíblica Festa das Tendas.
   Na tarde de Terça-Feira do Jubileu, a imagem da Senhora é levada em procissão pelos rapazes e raparigas que completam, nesse ano, 20 anos de nascimento.
   De longa tradição é também este santuário, no Domingo do Jubileu, pois, à tarde, rapazes e raparigas encontram-se e alguns começam ali o seu tempo de namoro.
   A par com dois grandes salões multifuncionais e modernos, existe ainda a velha casa das confissões, com a sua varanda.
   Um velho moinho ainda pode ser observado no terreno do santuário.


                                                Foto da antiga Capela

                                                 Interior da Igreja

                                             Imagem da Nossa Senhora de Ortiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário