sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aparecida e Fátima – Centenários de Bênçãos

Santuário de Fátima oferece imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida



Bispo de Leiria-Fátima e Reitor do Santuário de Fátima levam a Imagem para o Brasil
“A expetativa para a chegada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima a Aparecida é grande. Santuário, Arquidiocese de Aparecida e moradores do município mobilizam-se para que o momento seja de profunda espiritualidade a todos aqueles que acompanharem este momento histórico”, é desta forma que, através da assessoria de comunicação, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida descreve como está a ser aguardada a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que será oferecida pelo Santuário de Fátima àquele Santuário do Brasil no próximo sábado.
A imagem, do tipo da Imagem venerada na Capelinha das Aparições em Portugal, será levada pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e pelo reitor do Santuário de Fátima, amanhã, 16 de maio, para ser entregue ao Santuário de Aparecida, na pessoa de D. Raymundo Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 17 de maio.
"(A 17 de maio) A Imagem será o centro de um cortejo em carro do Corpo de Bombeiros, iniciando-se às 17:00, junto à Igreja de São Benedito e subindo, na contramão, a Rua Monte Carmelo até a Praça Nossa Senhora Aparecida. Ali, às 17:30, haverá a receção oficial da Imagem, por D. Raymundo Damasceno", informa o Santuário de Aparecida.
Recorde-se que esta será a primeira iniciativa conjunta entre os dois santuários marianos que celebram jubileus em 2017; Fátima celebrará o centenário das aparições de Nossa Senhora e Aparecida o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba.
"D. António Marto e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião”, explica o reitor do Santuário de Fátima, recordando ainda que “tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, como também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora” foi sentido "o dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus”.
O programação divulgada pelo Santuário de Nossa da Conceição de Aparecida para esta primeira celebração jubilar é a seguinte:
17 DE MAIO
17:30 - Receção da Imagem em frente da Matriz Basílica
18:00 – Recitação do Terço
19:00 - Procissão luminosa pela Passarela da Fé trazendo a Imagem até o Santuário
20:00 - Eucaristia: Acolhimento da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de D. Raymundo Damasceno Assis e presença de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes (Transmissão pela TV Aparecida)
22:00 – Recitação do Terço, acolhendo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima (Transmissão pela TV Aparecida)
18 DE MAIO
7:30 - Eucaristia: Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de D. António Marto e presença de D. Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes.
8:30 - Trasladação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima para o monumento a Ela dedicado. (Transmissão pelas TV Aparecida, TV Canção Nova - também para Portugal-, e TV Cultura de São Paulo)
LeopolDina Simões, Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima
Flávia Reis Gabriela, Comunicação Institucional do Santuário de Aparecida
 
Aparecida e Fátima, centenários de bençãos 
 
Em 2017, os Santuário marianos de Fátima (Portugal) e Aparecida (Brasil) estão em festa, celebrando o centenário das aparições de Nossa Senhora, no primeiro caso, e o tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba, no segundo. 
 
Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sentimos dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus. 
 
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião. Entre essas ações encontra-se a oferta da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida, neste mês de maio. 
 
A imagem será acompanhada por D. António Marto e uma delegação do Santuário de Fátima e será solenemente entronizada num espaço preparado para o efeito, onde ficará para a veneração dos fiéis. Mais tarde, em data que se anunciará, será a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida que será entronizada no Santuário de Fátima e que virá acompanhada pelo Cardeal D. Raymundo Damasceno. 
 
As datas da celebração litúrgica de ambos os Santuários são também significativas: o dia 13 de maio é dia festivo para os muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima por todo o Brasil; e o dia 12 de outubro, celebração festiva de Nossa Senhora de Aparecida, é dia de grande peregrinação em Fátima. Assim, no ano jubilar de 2017, D. Raymundo Damasceno virá presidir a uma grande celebração, em Fátima, e D. António Marto irá, em outubro, presidir a uma grande celebração em Aparecida.
 
São pequenos gestos, mas de grande significado. Desta forma, ficam assinalados ambos os jubileus e exprime-se de forma visível a profunda união destes dois santuários na celebração do centenário e tricentanário.
 
Que Nossa Senhora, de Fátima e Aparecida, acompanhe com a sua proteção materna os peregrinos e devotos de ambos os Santuários!
 
P. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima

Fonte: http://www.santuario-fatima.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário