quarta-feira, 21 de maio de 2014

Núcleo de Planejamento Familiar em Campos

Neste domingo 18 de maio o Sr. Bispo Administrador Apostólico Dom Fernando Rifan criou o Núcleo de Planejamento Familiar (NUPLAFAM) da nossa Administração Apostólica, sob a proteção de Santa Gianna Beretta Molla.
A cerimônia aconteceu após a Missa das 9h na Igreja Principal, com a presença do Pe. Claudiomar Silva Souza, Assessor da Pastoral Familiar, e da Sra. Heloísa Pereira, Vice-Presidente do Centro Nacional de Planejamento Familiar (CENPLAFAM) com sede em São Paulo. Assim, nosso Núcleo está filiado oficialmente ao CENPLAFAM, que, por sua vez, é filiado à WOOMB (World Organization of Ovulation Method Billings – Organização Mundial do Método de Ovulação Billings, com sede na Austrália).
 Após a Santa Missa o Sr. Bispo fez a entrega dos Certificados e deu a Bênção de Envio aos Casais de diversas Paróquias, agora habilitados como Treinadores de Nível 1 do Método de Ovulação Billings.


 PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA (PNF) E MÉTODOS NATURAIS

O termo PNF é utilizado para descrever métodos de planejamento familiar baseados na observação de sinais e sintomas naturais da fase fecunda e infecunda do ciclo menstrual.
O PNF é uma opção de vida, é a busca por algo que transforme, vivifique e dê sentido a quem o acolhe. Parte do princípio da dignidade de toda pessoa e da busca e do direito a plena realização de sua dimensão transcendental; descobrindo assim, a valorização de uma individualidade verdadeira, de uma sexualidade plena, de um instrumento em saúde, de uma abertura ao outro e de uma participação social e comunitária; enfim, de uma abertura a geração responsável de uma nova vida que é acolhida com generosidade e alegria.
Os Métodos Naturais como técnica se constituem no componente essencial do PNF, uma vez que não utiliza de nenhum meio artificial, mecânico ou químico para postergar ou conseguir a concepção.
Os Métodos naturais foram desenvolvidos a partir da década de 30 no século passado, dentre a gama de métodos existentes a CENPLAFAM decidiu trabalhar com o Método de Ovulação Billings devido a sua eficiência e do aspecto educativo e libertador que ele tem, oferecendo ao casal a possibilidade de usá-lo em todas as fases da vida reprodutiva.

 Os Métodos Naturais de Planejamento Familiar como técnica, constituem se em componente importante do Planeja mento Natural da Família. Constituem se atualmente como métodos cientificamente bem estudados e desenvolvidos. Não se trata mais de algo empírico, e duvidoso. O desenvolvimento científico dos métodos naturais os colocou no campo da experimentação e evolução cientifica. Isto equivale a dizer que os métodos naturais hoje se equivalem, como
técnica, a todos os outros métodos existentes. Porém, Planejamento Natural da família não é só método natural.
 Planejamento Natural da Família é uma opção de vida. É a busca de algo que transforme, que vivifique, que dê sentido e razão. O método natural se plenifica no contexto de vida que o acolhe. Este contexto parte do principio da dignidade de toda pessoa e da sua busca e direito à plena realização e a sua dimensão transcendental.
Daí decorre a descoberta e valorização de uma individualidade verdadeira, de uma sexualidade plena, de um investimento em saúde, de uma abertura ao outro e à participação social e comunitária, de uma abertura à geração responsável de nova vida e sua acolhida generosa e feliz.

Este conjunto constitui uma nova e forte e encarnada espiritualidade do amor conjugal e da família. O Deus da Vida está presente e ativamente neste contexto, inspirando, alimentando com a sua graça, dando forças para que as pessoas possam cumprir com alegria a sua missão. Planejamento Natural da Família é esta nova opção de vida e de vivência do Amor em família e que, quando se trata de programar um novo filho, lança mão dos conhecimentos trazidos pelos métodos naturais.
 Benefícios do Método de Ovulação BillingsTM
O reforço da autoestima da própria mulher
  • Sabe o que acontecendo em seu corpo, sabe que pode ter relações prevendo as consequências, dignifica seu corpo. A função reprodutiva para muitas mulheres é uma espécie de buraco negro, é uma parte dela que não sabe nem como funciona, nem quando, nem o porquê se pode produzir a gravidez. Dar luz a todas estas incógnitas a faz mais dona de si mesma e permite a uma entrega maior a seu marido. Pode fazer que ele também se aproxime  a maravilhosa engrenagem do funcionamento do corpo do homem e da mulher. Conhecer o ciclo menstrual é chave para conhecer o porque a psicologia da mulher ao longo do mês também é cíclica. É positivo este conhecimento para as mulheres casadas e também para as jovens e adolescentes que tem que aceitar umas mudanças corporais e hormonais vertiginosas.
A responsabilidade compartilhada
  • Tanto o marido como a mulher responde por seus atos. Não estamos frente a um método anticonceptivo que falha ou não falha. São o marido e a mulher, no exercício de sua liberdade, quem toma uma decisão e a desejam cumprir, e entra no possível que, por determinadas circunstâncias, mude essa decisão, sendo eles os únicos responsáveis.
  • A responsabilidade é um exercício profundamente humano vinculado à liberdade, a possibilidade de decidir a cada momento o caminho a escolher.
O autocontrole é uma qualidade
  • Que permite assegurar o bem do outro, preocupar-se com que o outro necessita doar-se quando a ocasião o requer. O controle dos impulsos, em geral, e dos impulsos sexuais em particular favorece o crescimento do amor do casal.
  • “… o que parece a primeira vista mais bem mecânico (o respeito do “tempo  da mulher; que não se refere só aos períodos férteis, senão também  aos múltiplos ritmos da vida e as circunstâncias) e que exige às vezes espera e renuncia, e por tanto “trabalho e sacrifício”, é precisamente o que faz nascer uma espontaneidade distinta: profunda, secreta, permanente”.
O respeito mútuo
  • Respeitar é acompanhar a outra pessoa no crescimento pessoal, sem entrar no mundo de sua intimidade.
  • Temos nossa própria intimidade que afeta a nosso corpo e também a nossos sentimentos, pensamentos e convicções.
  • O marido e a mulher admiram o funcionamento do corpo e permitem que siga seu curso sem manipulações.
  • Homem e mulher íntegros podem ter encontros pessoais cada vez mais profundos, estes encontros permitem serem cada vez mais os dois uma só carne.
Ajuda a descobrir a ternura e a afetividade que encerra a sexualidade
  • O domínio das manifestações genitais sobre outras mostras de afeto leva frequentemente a esquecer da ternura e todos os demais sinais de atenção recíproca.
  • O período de abstinência pode ajudar ao casal a descobrir a ampla gama de manifestações também corpóreas através das quais se podem expressar o amor.
  • Para que exista a ternura é necessário envolver-se com o outro através do espírito, a mente, o coração, o sentimento, as palavras, o gesto, o mesmo dom do corpo.
Desenvolvimento da comunicação
  • A diferença da contracepção em que um ou outro dos membros do casal utiliza um método, aqui os dois se veem levados a falar de sua sexualidade, a expressar o amor de diferente maneira, a comunicar as razões mais profundas que os podem levar a retardar uma gravidez. A utilizar a linguagem do corpo para expressar-se.
Aumento da fertilidade e da estabilidade conjugal
  • Umas virtudes apoiam sinergicamente a outras, de tal maneira que favorece o crescimento pessoal.
  • Em última instância o que cresce é o AMOR conjugal. Cada um dos valores de que estamos falando dão suporte para o amor.
  • Quando o homem e a mulher se amam, se respeitam, expressam o amor em toda sua riqueza nos diferentes momentos do ciclo. Usam as próprias energias na pessoa amada, requer tempo e muitos pequenos detalhes cotidianos que entrelaçam a construção do verdadeiro amor porem de tudo isto emana paz e serenidade no lar.
  • Os Filhos, os parentes, a sociedade  percebem essa harmonia.
Respeito à vida
  • Compreender o milagre da vida é o início ao respeito à vida nascente.
  • Constata-se como muitos casais que tinham inúmeras razões para evitar uma gravidez, depois de alguns meses de aprendizagem abrem suas portas a um novo filho porque  redimensionaram sua vida, perderam o medo à vida porque agora sabem como ocorre, porque melhoraram em sua harmonia conjugal, enriqueceram sua afetividade.
  • Não poderíamos falar da regulação natural da fertilidade sem falar do respeito à vida e as fontes da vida.
Para saber mais: http://www.cenplafam.com/portal/

 Na fidelidade ao chamado do Papa Paulo VI aos “homens (e mulheres) da ciência (e) médicos (para) serem dóceis ao chamamento do Senhor e viverem como fiéis intérpretes de Seu plano. “

Nenhum comentário:

Postar um comentário