quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O que significa o Tau

Antes de mais nada, é preciso saber que o Tau é uma letra do alfabeto grego e hebraico, e que, para os cristãos, representa a cruz onde Cristo operou a nossa salvação, bem como um sinal de eleição.
Hoje esse sinal é fortemente associado a São Francisco de Assis, vejamos o porque disso:

Durante o Concícilo Lateranense IV, realizado em Roma no ano de 1215, o Papa Inocêncio III comunicou a todos os prelados ter concedido a Francisco e aos que quisessem imitá-lo, a aprovação da vida e da regra evangélica.
É nesse mesmo Concílio que aflora o simbolismo do Tau. Inocêncio III inaugura o Concílio com uma fantástica pregação que imediatamente adquire uma larga repercussão.
Comentando o capítulo nono do livro de Ezequiel, o Papa faz suas as palavras de Deus ao profeta: "Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem" (Ez9,4) e acrescenta : " O Tau é a última letra do alfabeto hebraico e a sua forma representa a cruz...O Tau é o sinal que o homem porta na fronte quando, com todo o seu ser, revela a irradiação da cruz; quando - como diz o Apóstolo - crucifica o corpo com os seus pecados; quando diz: "Não quero gloriar-me a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo."

Francisco, que participava desse momento, acolheu as palavras do Santo Padre como se elas lhe tivessem sido diretamente dirigidas. Francisco quis, então, marcar a si e aos seus frades com esse sinal, que, com o tempo, tornar-se-ia marca da vocação franciscana.
O Tau é também o sinal dos vitoriosos.  Francisco era bem consciente disso, primeiro prega o Tau e depois anuncia a salvação e a ressureição que advém por meio do Tau (da cruz). 

Também é interessante saber que ainda antes de Francisco o Tau já era usado pelos irmãos de Santo Antônio Eremita, que cuidavam de doentes, principalmente leprosos.  Eles usavam o Tau como emblema, sinal de pertença à congregação e símbolo da vocação caritativa.
Mas desde os primeiro séculos da Igreja, o Tau era associado à cruz e à salvação que a cruz operou.  Em 546, conta-se que São Gall, bispo de Clermont, promoveu uma procissão para afastar a peste do sul da França e que nos muros de todas as casas e igrejas apareceu o Tau, e a epidemia cessou.
Basílica de São Francisco - Assis
Fonte: Livro Shalom - Um dom para a humanidade.Assessoria Vocacional.2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário