sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Inspirados para amar

Assista a este novo documentário e conheça a vida e obra do sacerdote espanhol, São Josemaría Escrivá.



Fonte: http://www.presbiteros.com.br/site/

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nossos amigos:os Anjos

Dia 29 de Setembro é Festa dos Santos Arcanjos.
Aproveitando o momento vamos falar um pouco mais sobre esses nossos amigos:

São dez horas da noite. Na silenciosa Roma – estamos no século XIV -. uma distinta dama reza na capela de seu palácio. Algumas poucas velas iluminam o recinto sagrado. De repente, uma forte luz toma conta do ambiente como se fosse meio-dia. A nobre senhora eleva seus olhos e contempla a face resplandecente de seu filho João Batista, falecido há alguns meses.

- Meu filho, de onde vens? . Venho da Corte Celeste, onde tenho a ventura de sempre contemplar a face indizivelmente bela de nosso Criador. Esta é a maior felicidade dos bem-aventurados, meus companheiros eternos de glória! . E quem é esse varão que te acompanha? . Minha mãe, este é um anjo que pertence ao oitavo coro angélico, o coro dos Arcanjos, acima dos Anjos da Guarda, que formam o nono coro angélico. Como vês, é muito mais belo do que eu, pois está mais próximo de Deus. O Divino Redentor envia este celeste protetor para que, a partir de hoje, te acompanhe e proteja dia e noite.
Santa Francisca Romana . pois é dela que se trata . estava inundada de indizível felicidade. A partir dessa memorável noite, gozou da visão ininterrupta de seu Arcanjo protetor. Mas era tão resplandecente a beleza do celeste mensageiro, que ele tinha de graduar sua luz para que a santa pudesse fitar sua face. Com efeito, conforme afirmam os inúmeros santos que receberam a graça de ver algum anjo, o brilho deles é superior ao do sol.
Claro está que a visão, neste mundo, das criaturas angélicas é um excepcional privilégio. Mas muito consoladora é a doutrina católica a respeito dos anjos.
Em primeiro lugar, a existência deles é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a esse respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição, como o afirma o Catecismo da Igreja Católica..

Grandes comentadores das Sagradas Escrituras, como São Jerônimo e São Tomás de Aquino, afirmam que toda criança, no momento de seu nascimento recebe de Deus um Anjo da Guarda. .Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão., ensina o Catecismo (nº 336). .Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida., escreve São Basílio (apud CIC, 336). E não são apenas as crianças batizadas que recebem um anjo custódio, mas todo recém-nascido.

A Providência Divina, que tudo governa com grande misericórdia, concede igualmente aos grupos humanos um anjo protetor. As famílias, as cidades, as províncias e as nações, na opinião da grande maioria dos teólogos, recebem também do Criador um Anjo da Guarda.

Não são raros os casos de anjos que apareceram para livrar seus protegidos de grandes perigos, ou simplesmente para aliviar-lhes os sofrimentos.
Santa Gema Galgani, falecida aos 25 anos em 1903, via freqüentemente o seu Anjo da Guarda. Na sua infância, certa noite estava ela tão triste que não conseguia dormir. Apareceu-lhe então o anjo, pôs-lhe a mão na testa e lhe disse: .Dorme, pobre criança.. Ditas com tanta ternura, essas simples palavras restituíram a paz à menina, que adormeceu suavemente.

Quando moça, permaneceu, um dia, até muito tarde rezando numa igreja.
Ao sair do templo, viu o bom anjo que a acompanhou até sua casa. São Policarpo, discípulo de São João Evangelista, viajava para Esmirna, cidade da qual era bispo. Teve de pernoitar numa hospedaria, juntamente com um companheiro. Na calada da noite, foi o santo bispo despertado por uma misteriosa voz, que lhe dizia que a casa ia desmoronar. Policarpo levantou-se, acordou seu companheiro, mas esse se recusou a sair.
Apareceu então visivelmente o Anjo da Guarda de São Policarpo, ordenando aos dois viajantes que saíssem imediatamente da hospedaria. Mal saíram os dois, desabou a casa com grande estrondo.
Nosso Anjo da Guarda, embora de forma invisível, está tão real e verdadeiramente ao nosso lado como o de Santa Francisca Romana ou o de Santa Gema Galgani. Ele leva nossas orações até o trono de Deus. É uma trombeta celeste que amplia o som de nossas preces, purifica-as, torna-as mais belas, mais agradáveis a Deus.

A Sagrada Escritura descreve a comovedora história do jovem Tobias, que precisou fazer uma longa e perigosa viagem, para atender os desejos de seu velho pai, que estava cego. Logo no início da caminhada enviou-lhe Deus um anjo, disfarçado sob a forma de um esbelto moço. Foi um abnegado companheiro de Tobias, livrando- o de inúmeros perigos e ciladas.
Retornou com ele à casa do venerando pai, e curou-o da cegueira. Ante a admiração maravilhada da família, revelou o fiel amigo de Tobias que seu nome era Rafael, um dos mais elevados anjos da corte celeste, e explicou porque Deus o mandara socorrer Tobit, pai do jovem: .Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor. Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse. Agora o Senhor enviou-me para curar-te. (Tb 12, 12-14).
 
O Profeta Daniel, o Evangelista São João e o Apóstolo São Paulo, referindo- se ao número dos anjos criados por Deus, falam de milhões e milhões, das miríades e miríades de anjos que eles contemplaram no céu.
Com belíssimas palavras descreve o Profeta Davi, em seus Salmos, a solicitude cheia de ternura com que os anjos nos protegem: .Escolheste por asilo o Altíssimo. Nenhum mal te atingir á, porque aos seus anjos Ele ordenou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que teus pés não tropecem em alguma pedra. (Sl 90, 11-12).
Ensina-nos o grande Doutor da Igreja, Santo Ambrósio de Milão, que .tudo está repleto de anjos: o ar, a terra, o mar e as igrejas a eles sujeitas..
Milhões deles permanecem constantemente na Corte Celeste. Outros receberam de Deus a missão de velar pela admirável ordem do universo: é graças à sua sábia intervenção que o Sol, a Lua, as estrelas e os rios seguem maravilhosamente os seus cursos.
Recordemos, por fim, o que sucedeu ao seráfico São Francisco de Assis.
Seu Anjo da Guarda fê-lo ouvir, embora durante apenas dois minutos, um trecho de uma das incontáveis melodias que se entoam continuamente na Corte Celeste. O Santo ficou inebriado de tal felicidade que confidenciou a seus irmãos de vocação: .Estou disposto a jejuar durante mil anos, para experimentar novamente em minha alma aquela felicidade, impossível de ser descrita com a linguagem desta terra..

Fonte: Repórter de Cristo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Devoção na Festa de São Pio

Amigos,
Estamos trazendo aqui algumas fotos da Festa em honra a São Padre Pio de Pietrelcina, que ocorreu na sede de nossa Comunidade, um tríduo lindo, finalizado no dia 23 de setembro com uma grande celebração. Onde aqueles amigos de Padre Pio puderam se reunir para honrar este grande Santo de nossos tempos.



                                                          Uma das celebrações do tríduo



                                  No final de cada celebração, assistimos a história de Pe.Pio, em um dos mais belos filmes já produzidos sobre a vida dos santos.

Uma mulher estava sentanda em um quarto do Convento dos Capuchinhos. A Igreja estava fechada. Era tarde. A mulher rezava em seu íntimo, e repetia com seu coração: “Padre Pio, me ajude! Anjo da guarda, por favor, vá dizer para pai Pio que me ajude, caso contrário minha irmã morrerá! “Da janela sobre ela, veio a voz do padre Pio: “Quem está me chamando? Qual é o problema?” A mulher admirada contou sobre a doença de sua irmã e Padre Pio, foi ao encontro da mulher doente e a curou.


"Um homem contou para Pai Pio: Eu não posso vir vê-lo freqüentemente. Meu salário não me permite tais viagens longas e caras. Pai Pio respondeu: Quem lhe disse que você precisa vir aqui? Você tem seu Anjo da guarda, não o tem? Você conte o que você quer, o envia aqui, e você terá a resposta!"
 
"Envie-me seu Anjo da guarda, porque ele não paga ingresso no trem e nem consome seus sapatos."
 
Padre Pio de Pietrelcina

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conhecer a Deus

Não basta conhecer a nós mesmo e aos anjos. Precisamos conhecer a Deus cada vez mais, e essa é uma atividade interminável (e eternamente compensadora). Quanto mais aprendemos a respeito Dele, mais percebemos que não sabemos e, sem a graça, não podemos saber.
Ao vir a conhecer Deus, saberemos que forças e recursos usar na batalha. Assim, devemos nos preparar para a missa durante toda a vida, pela constante formação doutrinária e espiritual. Nenhum soldado entra em combate sem treinamento. Também nós não devemos pensar que conquistaremos demônios se formos fracos em nossa fé. Precisamos passar pelos rigores do treinamento básico, levar uma vida tolerante e disciplinada de oração e estudar a fé todos os dias, ler a Bíblia, ouvir música e assistir a programas de TV católicos, ler livros católicos (em especial o Catecismo da Igreja Católica). Tudo isso é uma tarefa para a vida inteira.

Nosso estudo investe de poder cada palavra e gesto da liturgia. Fazemos o sinal-da-cruz, sabendo que ele é o estandarte que levamos à batalha - e diante desse estandarte os demônios tremem. mergulhamos os dedos na água benta sabendo, nas palavras de santa Teresa d`Avila, que essa água faz os demônios fugirem. Recitamos cada verso do Glória e do Credo como se nossas vidas dependessem dele, pois dependem mesmo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Festa São Pio de Pietrelcina


Amanhã, terça-feira dia 20 de setembro, começa na seda da Comunidade Mariana Aliança Eterna, o tríduo em honra a Pe.Pio, estão todos convidados apartir das 19:00h. Em seguida da Celebração da Palavra teremos um filme sobre a vida deste grande santo. E no último dia, dia 23 de setembro uma grande festa, com a Santa Missa, procissão luminosa, e benção dos doentes. Estão todos convidados!! Vamos divulgar essa linda devoção ao grande santo de nosso tempo!!

"É inútil que me escrevas, porque eu não posso lhe responder. Envie-me seu Anjo da guarda sempre, e eu farei tudo." Pe. Pio de Pietrelcina.

Ora, vamos fazer então o que Pe. Pio nos disse, se você tem alguma necessidade, conflitos e aflições, envie seu Anjo da Guarda ao Pe.Pio e ele servirá de menssageiro para te ajudar. Simples assim!
Louvor a Deus!

sábado, 17 de setembro de 2011

O Perigo do Orgulho



Em nosso íntimo existe um pequeno tirano que quer o poder e o prestígio e que se agarra a isso; quer dominar, ser superior, controlar. Teme qualquer crítica, qualquer controle (e,às vezes, em nome de Deus); imiscui-se em todos os campos, fazendo tudo, mandando tudo, conservando ciosamente sua autoridade. Depressa se quer mandar por questão de honra, de prestígio ou de admiração que se recebe, ou para provar alguma coisa. Os outros ficam reduzidos a executantes incapazes de julgar bem as coisas. Só permitimos a liberdade na medida em que não atrapalhar nossa autoridade e com a condição de a poder controlar. E os cristãos podem, às vezes, ocultar essas más tendências sob máscaras de virtude, em favor de uma pretensa boa causa. Não há nada de mais terrível do que a tirania sob o manto da religião. Um bom membro é aquele que gera confiança e esperança na presença de Deus e na comunidade. Ele é sempre humilde.
A rivalidade e o ciúme entre certos membros da comunidade, quanto ao poder e brilho, é uma força terrível de destruição.
Mesmo os apóstolos, em presença de Jesus, e às vezes às suas costas (Mc9,34), e numa atmosfera de discussão (Mc 10,41), se interrogavam para saber quem era o maior dentre eles. São Lucas diz que ainda falavam disso durante a última refeição.  Terá sido essa discussão que levou Jesus a lenvantar-se da mesa e a lavar os pés de seus discípulos?
A rivalidade entre os membros de uma comunidade surge, muitas vezes, quando se trata de votar para eleger um responsável; ou então é uma rivalidade em virtude da irradiação espiritual ou intelectual.  Essas lutas pelo poder e pela influência estão profundamente enraizadas no coração humano. Temos medo de deixar de existir se não formos eleitos, se não tivermos determinado cargo. Depressa se identificam cargo, dom e pessoa; popularidade, ser reconhecido pelo grupo e qualidade do ser.

Fonte: Comunidade - Lugar do perdão e da festa. Jean Vanier. Paulinas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estava sua mãe junto à cruz

"Ó Cruz: Testemunha do sofrimento da Virgem"

Ontem foi dia de Nossa Senhora das Dores em nossa liturgia Católica. Vamos meditar um pouco sobre as dores de Maria:
Dos Sermões de São Bernado:

O martírio da Virgem Maria é mencionado tanto na profecia de Simeão quanto no relato da paixão do Senhor. Este foi posto, diz o santo ancião sobre o menino, como um sinal de contradição, e a Maria: e uma espada transpassará tua alma (cf. Lc 2,34-35).
Verdadeiramente, ó santa Mãe, uma espada transpassou tua alma. Aliás, somente transpassando-a, penetraria na carne do Filho. De fato, visto que o teu Jesus – de todos certamente, mas especialmente teu – a lança cruel, abrindo-lhe o lado sem poupar um morto, não atingiu a alma dele, mas ela transpassou a tua alma. A alma dele já ali não estava, a tua, porém, não podia ser arrancada dali. Por isso a violência da dor penetrou em tua alma e nós te proclamamos, com justiça, mais do que mártir, porque a compaixão ultrapassou a dor da paixão corporal.

E pior que a espada, transpassando a alma, não foi aquela palavra que atingiu até a divisão entre alma e o espírito: Mulher, eis aí teu filho? (Jo 19,26). Oh! Que troca incrível! João, Mãe, te é entregue em vez de Jesus, o servo em lugar do Senhor, o discípulo pelo Mestre, o filho de Zebedeu pelo Filho de Deus, o puro homem, em vez do Deus verdadeiro. Como ouvir isso deixaria de transpassar tua alma tão afetuosa, se até a sua lembrança nos corta os corações, tão de pedra, tão de ferro?


Não vos admireis, irmãos, que se diga ter Maria sido mártir na alma. Poderia espantar-se quem não se recordasse do que Paulo afirmou que entre os maiores crimes dos gentios estava o de serem sem afeição. Muito longe do coração de Maria tudo isto; esteja também longe de seus servos.
Talvez haja quem pergunte: “Mas não sabia ela de antemão que iria ele morrer?” sem dúvida alguma. “E não esperava que logo ressuscitaria?” Com toda a confiança. “E mesmo assim sofreu com o crucificado?” Com toda a veemência. Aliás, tu quem és ou donde tua sabedoria, para te admirares mais de Maria que compadecia, do que do Filho de Maria a padecer? Ele pôde morrer no corpo; não podia ela morrer juntamente no coração? É obra da caridade: ninguém a teve maior! Obra de caridade também isto: depois dela nunca houve igual.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meditação da Santa Cruz

Assim como Cristo viveu latentemente o sacrifício da cruz, nós cristãos, chamados a sermos santos como o Pai é Santo, devemos viver a cruz de forma intensa. Nossa cruz pode até se apresentar de forma palpável, através de dores, doenças físicas, no entanto, assim como a de Jesus, ela tem início em nossa alma. Muitos cristãos não conhecem suas cruzes e por isso não as carregam, não carregar a cruz é ser diferente de Jesus, é preferir a vida cômoda do mundo de auto piedade e prazer humano, é não conhecer a imensidão do amor de Deus por nós.

Os santos eram apaixonados pela cruz, pois sabiam que aquele caminho os conduziria à salvação. Podemos citar alguns exemplos de meditação à Santa Cruz feita por Santos que resultaram em testemunhos de fé : Santa Brígida que inspirada por Deus, na meditação da Santa Cruz, formulou a obra, “As quinze orações”, como o nome já diz, são quinze orações que nos fazem sentir e viver junto com Jesus as suas dores, também, São Luís de Montfort, pelo desejo de semelhar-se com Jesus, escreveu o livro ” Carta aos amigos da Cruz”, essa obra nos abre o entendimento para percebermos a cruz como um caminho de perfeição, outro exemplo é a magnífica visão que Santa Faustina Kowalska teve de Jesus nos pedindo para meditarmos sobre Sua Paixão, e assim clamarmos Sua misericórdia, vejamos um trecho das palavras de Jesus à Faustina: “Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro.” “Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão.”

Outra meditação bastaste eficaz é a VIA-SAGRA. A Via-Sacra é um piedoso exercício que consiste em meditar, percorrendo as estações, os sofrimentos que Jesus padeceu no trajeto doloroso do pretório de Pilatos até ao Calvário. Esta prática disse o Papa Bento XIV,” é uma das mais eficazes para trazer pecadores à conversão, afervorar os tíbios e aperfeiçoar os justos. Meditai na paixão e morte de Jesus e compreendereis melhor o imenso amor de Deus, a enormidade do pecado e achareis um bálsamo consolador em vossas tribulações”.

Fonte: Repórter de Cristo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz

No próximo dia 14 de setembro celebramos a Exaltação da Santa Cruz, para aqueles que podem  participar da Santa Missa neste dia mostra nosso amor e reconhecimento ao grande sacrifício de Jesus e a importância da Santa Cruz na nossa salvação.

"Tu ó cruz, é minha máxima riqueza, é em ti que eu encontro prazer...viver aos teus pés, suspirar por ti...ó árvore bendita..."

Aqui vai um texto extraído dos Sermões de Santo André de Creta -Bispo:

"Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto a fim de que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo, com razão, tesouro aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela fama. Nele, por ele e para ele reside toda a nossa salvação, e é restituída ao seu estado original.
Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.
É, portanto, grande e preciosa a cruz. Grande, sim, porque por ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto – pelos milagres e sofrimentos de Cristo – tanto mais excelentes quinhões serão distribuídos. Preciosa também porque a cruz é paixão e vitória de Deus: paixão, pela morte voluntária nesta mesma paixão e vitória porque o diabo é ferido e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas as prisões dos infernos, a cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo.
É chamada ainda de glória de Cristo, e dita a exaltação de Cristo. Vemo-la como cálice desejável e o termo dos sofrimentos que Cristo suportou por nós. Que a cruz seja a glória de Cristo, escuta-O a dizer: Agora, o Filho do homem é glorificado e nele Deus é glorificado e logo o glorificará (Jo 13,31-32). E de novo: Glorifica-me tu, Pai, com a glória que tinha junto de ti antes que o mundo existisse (Jo 17,5). E repete: Pai, glorifica teu nome. Desceu então do céu uma voz: Glorifiquei-o e tornarei a glorificar (Jo 12,28), indicando aquela glória que então alcançou na cruz.

Que ainda a cruz seja a exaltação de Cristo, escuta o que Ele próprio diz: Quando eu for exaltado, atrairei então todos a mim (cf. Jo 12,32). Bem vês que a cruz é a glória e a exaltação de Cristo. "

domingo, 11 de setembro de 2011

Números e cifras da JMJ 2011

100.000.000 de Euros que a JMJ deixará na Espanha;
10.000.000 de metros de linha utilizados para confeccionar os paramentos;
1.200.000 contatos no canal You Tube da JMJ;
1.000.000 de jovens que participam dos eventos;
30.000 voluntários;
14.000 sacerdotes;
4.700 jornalistas de todo o mundo;
4.000 participantes com necessidades especiais;
2.000 jovens de países pobres participam graças ao Fundo de Solidariedade;
800 bispos de todo o mundo;
700 componentes do coro;
300 eventos culturais que se realizam em Madri;
200 confessionários em forma de vela utilizados para a “festa do perdão”;

Papa atendendo confissões aos jovens na JMJ

193 países representados pelos peregrinos;
150 voluntários do pronto-socorro;
79 horas de permanência do Papa em Madri;
68 stands vocacionais presentes no parque del Retiro;
21 línguas nas quais é possível consultar o perfil oficial no Facebook;
17 tendas de adoração eucarística preparadas em Cuatro Vientos;
12 jovens no almoço com o Papa;
8 toneladas de frutas doadas;
7 toneladas de rosários para os peregrinos;
2 JMJ se realizaram na Espanha;
1 evento único;
0 custo para os contribuintes;

Fonte: Vatican insider
Tradução: OBLATVS

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Refletir a Passio Domini

Temos a prática da Passio Domini em nossa Comunidade, que é caminhar com Jesus nas últimas horas de sua vida, de sua Paixão e refletir nesse grande ato de amor, ela é realizada toda quinta-feira de 21h até 00:00h e na sexta-feira de 12h até 15h. Colocaremos aqui uma reflexão de São João da Cruz sobre esses últimos momentos de Jesus, reflita e faça também a Passio Domini em casa mesmo se não puder ir a uma Capela ou Igreja. Se não possuir condições físicas e de saúde para fazer a noite, faça sexta-feira a tarde!


" ...é manifesto ter ficado na hora da morte também aniquilado em sua alma, sem consolo nem alívio algum, no desamparo e abandono do Pai, que o deixou em profunda amargura na parte inferior da alma. Tão grande foi esse desamparo que o obrigou a clamar na cruz: " Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" (Mt 27,46). Nessa hora em sofria o maior abandono sensível, realizou a maior obra que superou os grandes milagres e prodígios operados em toda a sua vida: a reconciliação do gênero humano com Deus, pela graça. Foi precisamente na hora do maior aniquilamento do Senhor em tudo que essa obra se fez; aniquilamento quanto à sua reputação, reduzida a nada aos olhos dos homens, e estes, vendo-o morrer na cruz, longe de estimá-lo, dele zombavam; quanto à natureza, pois nela se aniquilava morrendo; e enfim quanto ao seu espírito igualmente exposto ao desamparo pela privação do consolo interior do Pai que o abandonava para que pagasse puramente a dívida da humanidade culpada, efetuando a obra da redenção nesse aniquilamento completo.  Profetizando sobre isso, diz Davi:" Também eu fui reduzido a nada, e não sabia" (Sl 72,22). Compreenda agora o bom espiritual o mistério dessa porta e desse caminho - Cristo - para unir-se com Deus. Saiba que, quanto mais se aniquilar por Deus segundo as duas partes, sensitiva e espiritual, tanto mais se unirá a ele e maior obra fará. E quando chegar  a reduzir-se a nada, isto é , à suma humildade, se consumará a união da alma com Deus, que é o mais alto estado que se pode alcançar nesta vida. Não consiste, pois, em recreações, nem gozos, nem sentimentos espirituais, e sim numa viva morte de cruz para o sentido e para o espírito, no interior e no exterior."

São João da Cruz -Subida do Monte Carmelo - Edidora Vozes.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

25 anos do Carmelo de Campos

Na última semana dedicada a celebrar o dom da vida consagrada, na Igreja e para a Igreja...", tivemos a alegria de festejar o Jubileu de Prata do Carmelo da Cidade de Campos. Foi erigido pelo 4°Bispo Diocesano de Campos, o Excelentíssimo Dom Carlos Navarro, com a participação do Carmelo de Pouso Alegre, tendo a reverendíssima Irmã Maria Terezinha de Jesus, atualmente com 88 anos, como uma das pioneiras. Cabe perguntar se hoje, que segundo o Papa Bento XVI, a cultura moderna apresenta a síndrome do eclipse de Deus, a amnésia e, até o banimento de Deus da sociedade, se esta iniciativa valeu a pena e, em que fez diferença. A resposta é:claro que sim.
A vida contemplativa é como uma fortaleza que irradia comunhão, paz, reconciliação no meio do barulho e vertigem do ritmo maluco de nossas cidades. É como um grito do absoluto e infinito, que irriga como o orvalho da graça e da benção a toda a comunidade eclesial e civil. O Carmelo nos lembra que Deus é nosso tudo, que não devemos perturbar-nos ou sermos reféns da ansiedade que nos devora, ou da depressão que nos tira a paixão e a alegria de viver. Sim, temos as monjas carmelitas no coração de Campos é saber que há almas bondosas e vigilantes, que intercedem por nós, que nos protegem, que nos defendem das insídias do inimigo e das suas tentações.
Nunca devemos esquecer que a grande batalha espiritual que se trava desde o início do mundo será vencida pela santidade e a caridade perfeita, que se forja e burila no silêncio dos claustros, na entrega total a Deus como supremo bem.
Longa vida ao Carmelo de Campos e que o Senhor continue a chamar jovens generosas para a maravilhosa aventura das profundezas da vida contemplativa."

Dom Roberto F.Paz
Bispo da Diocesano de Campos

Fonte: Jornal Folha da Manhã do dia 28 de agosto de 2011.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Agenda de Setembro

Nosso mês de setembro está bem movimentado, nossas atividades na Casa da Comunidade estão incríveis, vamos todos participar das festividades de nossa Igreja!! Temos a Festa da Natividade de Nossa Senhora, o Tríduo a São Pe.Pio de Pietrelcina, a Festa aos Santos Arcanjos....
Anote aí a agenda do mês, divulguem em suas paróquias, grupos de oração, familiares e amigos:








Festa da Natividade de Nossa Senhora
Dia 08 de setembro às 19:30 h












Tríduo em honra a Pe.Pio de Pietrelcina
Dia 20, 21 e 22 de setembro
Dia 23 de setembro às 19:30h - Festa em honra a Pe.Pio de Pietrelcina. Com a Santa Missa, Procissão e Benção para os doentes
















Festa dos Santos Arcanjos
Dia 29 de setembro ás 19:30h - Com a Santa Missa e Benção para os doentes







Todos esses dias serão na Sede da Comunidade Mariana Aliança Eterna.
Louvor a Deus!!!!!

OBS: Não se esqueçam do Programa de Rádio Aliança Eterna, todos os dias de 13h as 14h, na Rádio Continental AM 1210!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 4 de setembro de 2011

Programa Aliança Eterna!!

Atenção pessoal!!!

Amanha, dia 05 de setembro, estréia o Programa Aliança Eterna na Rádio continental AM 1270
Apresentação Alex Caetano
Das 13h as 14 h

Vamos divulgar e participar!
Vamos levar a palavra de Deus aos quatro cantos da Cidade de Campos!
Que Deus abençoe a Todos!
Rádio Continental - Campos dos Goytacazes - RJ

www.radiocontinentalam.com.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Negue-se a si mesmo


" Se alguém me quer seguir, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz e siga-me, porque quem quiser salvar sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim salvá-la-á". (Mc 8,34-35)

Segundo a opnião de alguns, é suficiente reformar os hábitos e ter um pouco de retiro; outros se contentam em praticar até certo ponto as virtudes, orar e mortificar-se. Mas nem uns nem outros chema à desnudez e pobreza, ou alheação ou pureza espiritual (que é tudo o mesmo) aconselhada aqui pelo Senhor. Bem longe disso, vivem a cevar e vestir sua natureza de consolações e sentimentos espirituais em vez de desnudá-la e negar-lhe toda satisfação por amor de Deus.  Pensam ser bastante mortificá-la nas coisas do mundo, e não querem aniquilá-la completamente e purificá-la em toda propriedade espiritual.  Assim fogem eles como da morte à prática desta sólida e perfeita virtude que está na renúncia de todas as suavidades em Deus, e que abraça toda a aridez, desgosto, trabalho, numa palavra, a cruz puramete espiritual e o despojamento completo na pobreza de Cristo. Buscam somente as suaves comunicãções e doçuras divinas. Isso, porém, não é negação de si mesmos, nem desnudez de espírito, mas, sim, gula de espírito. Essas pessoas se tornam espiritualmente inimigas da cruz de Cristo, pois o verdadeiro espírito antes procura em Deus a amargura que as delícias, prefere o sofrimento à consolação; a privação por Deus, de todo  o bem ao gozo; a aridez e as aflições às doces comunicações do céu, sabendo que isto é seguir a Cristo e renunciar-se. Agir diferentemente é procurar-se a si mesmo em Deus, o que é muito contrário ao amor. Com efeito, buscar-se a si mesmo em Deus é procurar as mercês e consolações divinas; mas buscar puramente a Deus consiste não só em querer privar-se de todos os regalos por ele, como ainda em inclinar-se a escolher, por amor de Cristo, tudo quanto há de mais áspero, seja no serviço divino, seja nas coisas do mundo; isto, sim, é amor de Deus.

São João da Cruz - Subida do Monte Carmelo. Editora vozes.