sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Refletir a Passio Domini

Temos a prática da Passio Domini em nossa Comunidade, que é caminhar com Jesus nas últimas horas de sua vida, de sua Paixão e refletir nesse grande ato de amor, ela é realizada toda quinta-feira de 21h até 00:00h e na sexta-feira de 12h até 15h. Colocaremos aqui uma reflexão de São João da Cruz sobre esses últimos momentos de Jesus, reflita e faça também a Passio Domini em casa mesmo se não puder ir a uma Capela ou Igreja. Se não possuir condições físicas e de saúde para fazer a noite, faça sexta-feira a tarde!


" ...é manifesto ter ficado na hora da morte também aniquilado em sua alma, sem consolo nem alívio algum, no desamparo e abandono do Pai, que o deixou em profunda amargura na parte inferior da alma. Tão grande foi esse desamparo que o obrigou a clamar na cruz: " Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" (Mt 27,46). Nessa hora em sofria o maior abandono sensível, realizou a maior obra que superou os grandes milagres e prodígios operados em toda a sua vida: a reconciliação do gênero humano com Deus, pela graça. Foi precisamente na hora do maior aniquilamento do Senhor em tudo que essa obra se fez; aniquilamento quanto à sua reputação, reduzida a nada aos olhos dos homens, e estes, vendo-o morrer na cruz, longe de estimá-lo, dele zombavam; quanto à natureza, pois nela se aniquilava morrendo; e enfim quanto ao seu espírito igualmente exposto ao desamparo pela privação do consolo interior do Pai que o abandonava para que pagasse puramente a dívida da humanidade culpada, efetuando a obra da redenção nesse aniquilamento completo.  Profetizando sobre isso, diz Davi:" Também eu fui reduzido a nada, e não sabia" (Sl 72,22). Compreenda agora o bom espiritual o mistério dessa porta e desse caminho - Cristo - para unir-se com Deus. Saiba que, quanto mais se aniquilar por Deus segundo as duas partes, sensitiva e espiritual, tanto mais se unirá a ele e maior obra fará. E quando chegar  a reduzir-se a nada, isto é , à suma humildade, se consumará a união da alma com Deus, que é o mais alto estado que se pode alcançar nesta vida. Não consiste, pois, em recreações, nem gozos, nem sentimentos espirituais, e sim numa viva morte de cruz para o sentido e para o espírito, no interior e no exterior."

São João da Cruz -Subida do Monte Carmelo - Edidora Vozes.

Um comentário:

  1. Que linda meditação eu adorei... quero aproveitar para confirmara este convite de celebrar a Paixão do Senhor no horario das 12:00 as 15:00 em sua casa.
    Vamos todos fazer companhia a Jesus.

    ResponderExcluir