quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meditação da Santa Cruz

Assim como Cristo viveu latentemente o sacrifício da cruz, nós cristãos, chamados a sermos santos como o Pai é Santo, devemos viver a cruz de forma intensa. Nossa cruz pode até se apresentar de forma palpável, através de dores, doenças físicas, no entanto, assim como a de Jesus, ela tem início em nossa alma. Muitos cristãos não conhecem suas cruzes e por isso não as carregam, não carregar a cruz é ser diferente de Jesus, é preferir a vida cômoda do mundo de auto piedade e prazer humano, é não conhecer a imensidão do amor de Deus por nós.

Os santos eram apaixonados pela cruz, pois sabiam que aquele caminho os conduziria à salvação. Podemos citar alguns exemplos de meditação à Santa Cruz feita por Santos que resultaram em testemunhos de fé : Santa Brígida que inspirada por Deus, na meditação da Santa Cruz, formulou a obra, “As quinze orações”, como o nome já diz, são quinze orações que nos fazem sentir e viver junto com Jesus as suas dores, também, São Luís de Montfort, pelo desejo de semelhar-se com Jesus, escreveu o livro ” Carta aos amigos da Cruz”, essa obra nos abre o entendimento para percebermos a cruz como um caminho de perfeição, outro exemplo é a magnífica visão que Santa Faustina Kowalska teve de Jesus nos pedindo para meditarmos sobre Sua Paixão, e assim clamarmos Sua misericórdia, vejamos um trecho das palavras de Jesus à Faustina: “Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro.” “Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão.”

Outra meditação bastaste eficaz é a VIA-SAGRA. A Via-Sacra é um piedoso exercício que consiste em meditar, percorrendo as estações, os sofrimentos que Jesus padeceu no trajeto doloroso do pretório de Pilatos até ao Calvário. Esta prática disse o Papa Bento XIV,” é uma das mais eficazes para trazer pecadores à conversão, afervorar os tíbios e aperfeiçoar os justos. Meditai na paixão e morte de Jesus e compreendereis melhor o imenso amor de Deus, a enormidade do pecado e achareis um bálsamo consolador em vossas tribulações”.

Fonte: Repórter de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário