quinta-feira, 8 de setembro de 2011

25 anos do Carmelo de Campos

Na última semana dedicada a celebrar o dom da vida consagrada, na Igreja e para a Igreja...", tivemos a alegria de festejar o Jubileu de Prata do Carmelo da Cidade de Campos. Foi erigido pelo 4°Bispo Diocesano de Campos, o Excelentíssimo Dom Carlos Navarro, com a participação do Carmelo de Pouso Alegre, tendo a reverendíssima Irmã Maria Terezinha de Jesus, atualmente com 88 anos, como uma das pioneiras. Cabe perguntar se hoje, que segundo o Papa Bento XVI, a cultura moderna apresenta a síndrome do eclipse de Deus, a amnésia e, até o banimento de Deus da sociedade, se esta iniciativa valeu a pena e, em que fez diferença. A resposta é:claro que sim.
A vida contemplativa é como uma fortaleza que irradia comunhão, paz, reconciliação no meio do barulho e vertigem do ritmo maluco de nossas cidades. É como um grito do absoluto e infinito, que irriga como o orvalho da graça e da benção a toda a comunidade eclesial e civil. O Carmelo nos lembra que Deus é nosso tudo, que não devemos perturbar-nos ou sermos reféns da ansiedade que nos devora, ou da depressão que nos tira a paixão e a alegria de viver. Sim, temos as monjas carmelitas no coração de Campos é saber que há almas bondosas e vigilantes, que intercedem por nós, que nos protegem, que nos defendem das insídias do inimigo e das suas tentações.
Nunca devemos esquecer que a grande batalha espiritual que se trava desde o início do mundo será vencida pela santidade e a caridade perfeita, que se forja e burila no silêncio dos claustros, na entrega total a Deus como supremo bem.
Longa vida ao Carmelo de Campos e que o Senhor continue a chamar jovens generosas para a maravilhosa aventura das profundezas da vida contemplativa."

Dom Roberto F.Paz
Bispo da Diocesano de Campos

Fonte: Jornal Folha da Manhã do dia 28 de agosto de 2011.


Um comentário:

  1. Venho externar a minha alegria pelos 25 anos do Carmelo de Campos, e que tenhamos mais jubileus pela vida de oração onde exaltamos o nosso deus Supremo.
    Amém.
    Paulo Roberto.

    ResponderExcluir