quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O começo de tudo...

Dom Bosco nasceu em 16 de Agosto no Colle dos Becchi, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco).
Provinha de uma família muito pobre. Entre muitos obstáculos, preparou-se trabalhando e estudando para a missão que lhe tinha sido indicada através de um sonho tido aos 9 anos, onde anteviu sua futura missão de educador da juventude pobre e abandonada.
Criança ainda, já se ocupava de dar aulas de catecismo para os coleguinhas e, para atraí-los mais facilmente, aprendeu a fazer mágicas e dar espetáculos de circo, lutando contra tods as dificuldades inerentes á vida de pobre.
Estudou em Chieri, a poucos quilómetros de Turim. Todos os dias João Bosco frequentava a igreja de Santa Maria della Scala, todos os dias, de manhã e à tarde. Rezando e refletindo diante do altar da capela da Senhora das Graças, ele decidiu o seu futuro.
Aos 19 anos queria fazer-se franciscano. "Informado da sua decisão, o pároco de Castelnuovo, Pe. Dassano, avisou mãe Margarida com estas palavras muito claras: "Tenta afastá-lo dessa ideia. Tu não és rica e já estás idosa. Se o teu filho for para o convento, como te poderá ajudar na tua velhice?".
Mãe Margarida vestiu um xale negro, desceu a Chieri e falou com João Bosco:
"O pároco veio dizer-me que queres entrar no convento. Ouve-me bem. Eu quero que tu penses bem nisso. Quando tiveres decidido, segue o teu caminho e mais nada. O mais importante é que tu faças a vontade do Senhor. O pároco queria que eu te fizesse mudar de idéia, porque no futuro poderia precisar de ti. Mas eu lhe digo: Nestas coisas a tua mãe não entra. DEUS ESTÁ ANTES DE TUDO. De ti eu não quero nada. Nasci pobre, vivi pobre e quero morrer pobre. Aliás, se te fizeres padre e por desgraça te tornares rico não porei mais os pés em tua casa. Lembra-o bem."
João Bosco nunca mais esqueceria aquelas palavras.
Depois de muita oração, de ter falado com os amigos e com o seu confessor José Cafasso, entrou no seminário para estudar teologia.

31 de Janeiro comemora-se o dia de São João Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário