sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Voluntários e hospedeiros


A Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de Julho de 2013 movimentará todo nosso país. O Rio de Janeiro acolherá jovens do mundo inteiro para encontrar Jesus Cristo, na pessoa do Papa Bento XVI.
Assim como a Igreja está sendo preparada para receber esses jovens, nós também precisamos encontrar  uma maneira de ajudar a acolher a juventude, seja auxiliando como voluntário ou hospedando um jovem em nossa residência.
E como isso pode ser feito? Há um setor no COL (Comitê Organizador Local) responsável pela hospedagem dos peregrinos. Cada Paróquia (principalmente as da cidade do Rio de Janeiro. As paróquias de cidades vizinhas devem entrar em contato com o COL para saber se haverá também acolhimento de jovens) terá um coordenador que manterá contato com este comitê e distribuirá os locais de hospedagem dos jovens inscritos na Jornada Mundial.
A organizadora deste setor, Irmã Graça Maria responde algumas dúvidas:
Quero acolher um peregrino, qual é o primeiro passo?
Procurar a paróquia  mais próxima de sua residência ( no caso até o momento aqueles da cidade do Rio de Janeiro).
O que preciso oferecer aos peregrinos, que ficarem em minha casa?
Levando em consideração que os peregrinos já trazem na bagagem saco de dormir ou colchonete, você deverá oferecer um espaço coberto e seguro para que ele possa pernoitar e fazer sua higiene pessoal.
A alimentação dos peregrinos, os hospedeiros que oferecem?
O peregrino inscrito na JMJ terá alimentação completa (café da manhã, almoço e jantar) oferecidos pela própria organização da JMJ.
Quero acolher voluntários, mas preciso oferecer  alimentação diária?
A família deverá oferecer o café da manhã e o jantar enquando o COL-Rio oferecerá o almoço. Porém, nos finais de semana a alimentação completa fica sob responsabilidade da família acolhedora.
Quero acolher, mas não sei falar outra língua, o que fazer?
Não se preocupe...
Porque acolher de 22 a 30 de julho de 2013, se a JMJ é de 23 a 28 de julho de 2013?
Porque alguns peregrinos chegam antes da JMJ e/ou saem depois, por conta da disponibilidade de voos. Acolher um jovem é como acolher o próprio Cristo que vem nos visitar. " É tempo de se deixar contagiar e se preparar para embarcar nesta grande e maravilhosa aventura, de assumir esse sonho do coração de Deus e transformá-la em uma realidade de frutos para a Igreja e para o mundo", salienta a equipe organizadora.

Dúvidas, mande para o e-mail deste setor: hosp@rio2013.com

Fonte: Jornal Nossa Senhora da Paz. Arquidiocese do Rio de Janeiro - Vicariato Sul. Ano 0 . N°08 . Fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário