quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vem Comigo

Vamos aproveitar esse tempo de Quaresma e dar continuidade as nossas reflexões e explicações sobre o sentido de se praticar a Passio Domini, como já introduzido em post anterior. Hoje refletiremos ao chamado do Senhor: Vem Comigo!

           Do Meu Sacrário, de todos os Sacrários onde estou, olho para vós.
Dizei-Me quantos querem, verdadeiramente, Aproveitar o Meu Sacrifício de Redenção?

Tive piedade de vós e deixei o Céu, deixei a Minha Glória, para vir viver no meio destes filhos. Tive pena, por não poderem fazer nada para modificar a desgraçada condição em que o pecado original os colocara, e ofereci-Me para reparar tal falta, embora sabendo que tal reparação devia estar em proporção com a Santidade do Pai, devia ser infinita. E ofereci-Me para a dor infinita.

Vivi entre nós, sujeito aos mesmos cansaços, À necessidade de comer e de beber, de dormir, de descansar, sujeito ao trabalho e a dificuldade de transpor distancias.

Sujeitei-Me a sofrer invejas e ódios de muitos, ingratidões e indelicadezas, faltas de compreensão, a ser caluniado, insultado, maltratado e morto.
A tudo Me sujeitei por amor de ti e por amor de todos os teus irmãos, mesmo por aqueles que Me faziam sofrer, por aqueles que Me mataram, e por aqueles que, no decorrer dos séculos Me esquecerem, me trocaram pelos seus prazeres e me traíram.
Queres agradar-Me? Vem fazer-Me companhia. Mergulha nas páginas dos Evangelhos diariamente, e vem para junto de Mim no tempo em que vivi na terra.

Vem comigo para o seio de Maria, Minha Mãe. Não há lugar mais propício à oração e ao recolhimento.
Aprenderás a oração silenciosa, oração feita mais de olhares que de palavras, oração feita de amor e adoração, que depois ressalta em caridade, mas caridade verdadeira, como a de Minha Mãe, caridade que sai de si própria, que avança sem esperar ser requisitada, que se dá sem esperar dar retorno, porque, para Ela, a caridade é serviço feito por amor.

Quem iria esperar que o Deus infinito, o grande Vencedor de todas as batalhas, se fizesse tão pequeno?
Vem aqui a esta gruta, adorar-Me e aprender a ser pobre. Aqui é um lugar privilegiado, onde nem todos gostam de vir. Preferem acompanhar-Me noutros lugares e vêem o Meu presépio com um sorriso condescendente, como se coisa unicamente para crianças ali estivesse.

Realmente, todos vos tendes de passar no Meu Presépio com espírito de crianças para adorar esta Criança que é Deus, e que aqui parece totalmente indigente e insignificante, tão insignificante que, muitos de vós, nem reparais nela nos vossos natais passados a correr entre prendas, doces e familiares, entre viagens e outras correrias.

A hora que gastarias a rir, a conversar, essa hora de que depois terias apenas uma lembrança de distração, mais em que o teu pensamento não estaria em Mim, Eu escolhi que a passasses comigo, porque quero, nessa hora, comunicar-te o Meu Amor, cobrir-te com a Minha ternura e com a Minha Misericórdia. Vê as situações por que te faço passar. Algumas são difíceis, outras até dolorosas. São participação da Minha própria vida, são o acompanhar-Me e viver comigo o dia-a-dia.
       
Assim estarás comigo e firme em Mim perante as doenças, tuas ou dos teus familiares, pois ver-Me-ás perante os doentes, e aprenderás a pedir a cura com humildade, a confiança e a perseverança que Eu gosto.
Aprenderás também a aceitar a Minha vontade, quando pareço que não te ouço, que não realizo os teus pedidos, que passo de largo e te deixo só.
Ficarás nessa aparência de solidão, como Minha Mãe, e aceitarás como Ela aceitou. Também como Ela, virás sempre ter comigo, mesmo quando tiveres dificuldade em Me encontrar.

Estando comigo, aceitarás tudo o que te dou, tudo o que escolho para ti, como aqueles discípulos que comigo conviviam.
Aceitarás aquelas dificuldades no teu trabalho, aqueles serviços que é preciso fazer e te desagradam, aquelas pessoas de mau feitio com quem tens que lidar, como os Meus Discípulos aceitavam.
Como eles também aceitarás sem reclamar o que tiveres para comer. Mesmo que não seja do teu agrado, o doce e amargo, o salgado e o ensonso, desde que tal não te seja proibido por motivos de saúde.
Ainda com eles, aceitarás as alturas de muito trabalho, em que o descasno tem um lugar menor, as dificuldades resultantes do tempo que faz, do calor, do frio, da tempestade.
Na companhia dos Meus Discípulos, viverás comigo, embora não vendo, mas procurando nessa amizade, nessa convivência em que Eu os ensinava em privado e lhes dava as explicações que Me pediam.
Fica comigo diariamente, porque quero conduzir-te ao lugar onde aqueles que vivem de discórdias e ambições só entram para Me fazerem sofrer, como os que assim o fizeram nesse tempo.

Vem, alma minha amiga, que queres ser fiel, mesmo que te sintas com misérias. Se te queres emendar, se não vives para ti, se não teimas naquilo que és, que julgas ser, naquilo que sabes ou julgas saber, se aceitas a humildade e a obediência à Igreja, vem para junto de Mim, porque Eu quero admitir todos os Meus filhos, numa expressão universal ao lugar onde sofri por vós, e onde podereis esconder no Meu, o vosso próprio sofrimento: ao Horto das Oliveiras, onde Pedro, Tiago e João adormeceram, deixando o campo aberto a todos aqueles que quiserem entrar e substituí-los na oração, que deviam ter feito e não fizeram.

Fonte: Livro Faz-me companhia. Maria Stella Salvador. Ed.Paulus.
Foto: Momento da Passio Domini, na Capela menor da Comunidade Mariana Aliança Eterna. Semana Santa de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário