quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Evangelho por Santo Agostinho

 Relatos de Santo Agostinho sobre os Evangelhos:

"Sendo autênticos  os livros (evangelhos), eu reconhecia em Cristo um homem completo, isto é, não somente o corpo homem real, que eu julgava superior aos restantes, não porque fosse a verdade em pessoa, mas em virtude da singular excelência da sua natureza humana e de uma participação mais perfeita na sabedoria...
....Nada disso é mencionado nos livros platônicos. Suas páginas não contêm a imagem de um amor tão grande, as lágrimas da confissão, o teu sacrifício, a "alma abatida, o coração contrito e humilhado", a salvação do povo, a cidade desposada, o penhor do Espírito Santo, o cálice da nossa redenção. Lá ninguém canta: "Não estará a minha alma submissa a Deus? É dele que me vem a salvação. Pois ele é o meu Deus e a minha salvação, o meu apoio: não vacilarei nunca mais". Naqueles livros ninguém ouve o convite: " Vinde a mim todos os que trabalhais". Desdenham aprender dele, porque "é manso e humilde de coração". E isso, porque "ocultaste essas coisas aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos".

Pelas Celebrações de Santo Agostinho.

Fonte: Confissões. Santo Agostinho. Ed. Paulus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário